Monte Verde

Monte Verde

Não sei nem há quanto tempo eu já enchia a paciência do Eduardo para irmos a Monte Verde. Minha insistência já devia durar uns 5 anos, mas agora eu já nem me lembro como começou. Não sei se fiquei sabendo de Monte Verde pela internet, pela TV ou através de algum folheto. Só sei que desde a primeira vez que ouvi falar dessa cidadezinha em Minas Gerais cercada de verde e com clima de montanha eu decidi que queria conhecê-la. E em nossas últimas férias, quando a decisão tomada foi a de não viajarmos, ele aceitou passarmos uns dias lá. Com a condição de que eu nunca mais falasse nesse assunto! ;-)

Saímos de Uberlândia em uma segunda-feira de agosto pela manhã. A viagem até lá foi tranquila. Eu só temia os últimos 30 km, de Camanducaia a Monte Verde, pois esse trecho não é asfaltado. Na verdade 20 km ainda são de terra e os 10 km que já estão prontos fazem bastante diferença. A estrada estava em obras e eu imagino que não deve demorar muito a estar tudo pronto. E precisa mesmo! Achei esse trecho, cheio de curvas, bastante movimentado para um dia de semana fora de temporada.

Chegamos em Monte Verde quando o sol estava se pondo e naquela hora eu já fiquei maravilhada com o visual da Serra da Mantiqueira.

Serra da Mantiqueira

Escolher bem onde ficar é uma parte muito importante nessa viagem, até porque os hotéis costumam ser parte da atração. Monte Verde tem muitas opções de hospedagem, mas o mais difícil é achar uma boa pousada/hotel com um preço também bom. Por não ser alta temporada e ainda mais por ser meio de semana, nós conseguimos. Ficamos na Estalagem Spiller e eu não tenho nada a reclamar. O preço era ótimo, o atendimento super simpático, o café da manhã delicioso, a internet sem fio liberada e rápida, o quarto aconchegante… Enfim, foi uma ótima escolha.

Estalagem Spiller - Quarto
Estalagem Spiller - Quarto
Estalagem Spiller - Banheiro
Estalagem SpillerEstalagem Spiller
Estalagem Spiller - Café da manhã

Nós ficamos em um apartamento, mas há também chalés, mais isolados e que acomodam mais pessoas. A pousada estava passando por uma reforma para ampliar a área de café da manhã. Outro ponto forte é o terreno enorme onde está localizada. Além da vista que tínhamos da janela do quarto, pudemos começar nossas caminhadas lá dentro mesmo.

Estalagem Spiller
Estalagem Spiller
Estalagem Spiller
Estalagem Spiller

Não há muito o que fazer em Monte Verde. A cidade, na verdade distrito de Camanducaia, é bem pequena. Na Avenida Monte Verde estão localizados quase todos os restaurantes e lojas e lá é tudo bonitinho, as construções parecendo casinhas de boneca. Mas a atração do lugar é mesmo o frio, o clima de montanha.

Avenida Monte Verde
Avenida Monte Verde
Avenida Monte VerdeAvenida Monte Verde

Não recomendo a ninguém ir na mesma época em que fomos, principalmente no meio da semana. A cidade estava deserta! A maioria dos restaurantes estavam fechados. Na hora do almoço, principalmente, era difícil encontrar um lugar para comer. Lanchar era outro problema, pois mesmo nos lugares que estavam abertos a comida era escassa. Mas o que mais me decepcionou foram os cardápios: todos iguais, inclusive nos preços! Quem não quiser rodízio de fondue, truta ou nhoque passa aperto… Essa falta de variedade me deixou bastante frustrada. Como sou vegetariana, tive que me contentar com o nhoque, que pelo menos era bem gostoso.

Restaurante em Monte Verde

Mas em um ponto demos sorte: estava frio! Saímos do calor de Uberlândia para um friozinho gostoso. Até pudemos acender a lareira no quarto. Não que fosse preciso, pois os lençóis aquecidos davam conta do recado, mas não poderíamos perder a chance, né?

Monte Verde - Frio!Monte Verde - Frio!

Quem não quiser ficar apenas no quarto do hotel tem que deixar a preguiça de lado e partir para o lado do ecoturismo. Há trilhas, caminhadas, escaladas, arvorismo, rafting, passeios a cavalo, de quadriciclo ou monomotor. Nós não espantamos a preguiça tanto assim e fizemos apenas um dos passeios mais básicos: a caminhada até a Pedra Redonda.

Caminhada até a Pedra RedondaCaminhada até a Pedra Redonda
Apesar de quase não haver sinalização na trilha, a subida foi tranquila. Levamos cerca de 30 minutos para subir e 20 para descer. Mas o percurso é o que menos conta, o legal mesmo é o visual que se tem lá de cima. Pra mim essa foi a parte mais legal da viagem a Monte Verde.

Pedra RedondaPedra Redonda
Pedra Redonda
Pedra RedondaPedra Redonda
Pedra Redonda
Pedra RedondaPedra Redonda
Pedra Redonda

No fim das contas, Monte Verde não foi tudo que eu esperava. É claro que se tivéssemos ido na alta temporada ou mesmo no fim de semana provavelmente minha impressão teria sido outra. Por outro lado, os preços seriam bem mais elevados, a cidade estaria bem mais cheia e isso também não me agradaria muito. Se estivéssemos mais animados a encarar as trilhas, ou mesmo mais dispostos a apenas relaxar no hotel, também teríamos aproveitado mais. Acho que tudo depende do que você estiver procurando. Eu fui com expectativas altas demais e talvez por isso elas não tenham sido alcançadas. Ainda assim não há como negar que Monte Verde tem seu charme e, acima de tudo, está localizada em uma região muito bonita. Se eu morasse mais perto, talvez voltasse em outra ocasião.

Monte Verde

O post contém links para programas de afiliados. Leia a política de monetização do Viaggiando.

25 Comments

  1. Gente, uma coisa que ninguém fala muito mas que se deve falar é sobre as panelas as quais preparam os alimentos…todos nós sabemos o mal que faz os resíduos que as panelas de alumínio liberam contaminando os alimentos. Eu pretendo pesquisar quais os restaurantes que se preocupam com isso. Os que usam panelas de ceramica ou uma boa qualidade de revestimento cerâmico vão ter prioridade pra mim! Todos falam muito de comida saudável mas não vejo nenhum falando sobre as panelas que devem ser atoxicas! Troquei todas as panelas aqui em casa por panelas de ceramica e o sabor da comida é outro…muito mais gostoso! Também poderíamos frequentar só lugares com alimentos feitos com produtos organicos. Não é brincadeira a quantidade absurda de agrotóxicos que liberada no Brasil….absurdo…pesquisem é pasmem!

  2. eliane cruz nunes

    camila acho que você não viu monte verde com outros olhos a cidade e linda encantadora e um cidade dos sonhos eu amo demais a paisagem as pessoas da cidade são muito acolhedora quanto a gastronomia eu comi muito bem que pena que você e vegetariana eu comi na galinha da roca ,e no caipira foi ótimo eu andei pela madrugada na cidade num clima muito romântico e tranquilo coisas que e difícil fazer na cidade escutei boa musica e bebi o melhor vinho da minha vida no empório só não fiz esporte radicais porque estava chovendo mais tudo valeu a pena espero que da próxima vez tudo seja diferente e lindo

    • Camila Navarro

      Eliane, mas eu achei Monte Verde uma gracinha! Como eu digo no post, o problema foi a época em que fui, principalmente por ser durante a semana e a maioria dos restaurantes estarem fechados.

    • “Pena que Vc é vegetariana ” uma pena que os estabelecimentos não consigam atender todos os públicos com dignidade… Não Comer animais é uma libertação e não motivo de piedade Aff .

  3. Monte Verde, realmente é uma cidadezinha encantadora. Vou pelo menos uma vez ao ano no meu aniversário. Quem vai pela primeira vez realmente não consegue descobrir tudo o que e cidade tem de bom. A gente pensa que só tem aquela avenida central. Pegue o carro, ou então alugue um cavalo e saia passeando pelas várias ruas, que vc vai encontrar várias maravilhas. Eu costumo visitar as pousadas que estão espalhadas pela mata, vc vai encontar uma mais linda que a outra, e aproveita para conhecer a pousada. Já me hospedei em várias. Tem para todos os gostos e bolsos. Vale a pena pesquisar. Uma que é sem dúvida uma das mais graciosas e aconchegantes é a CANTOS E CONTOS, vale a pena conhecer. Na baixa temporada tem um preço muito justo, por tudo que eles oferecem, inclusive fazem parte desses sites de venda coletivas, vale a pena. Tem um aeroporto que vc pode dar uma voltinha num pequeno avião e ver a vista linda lá de cima. Só tem que ter coragem. PAULO DAS TRUTAS é um restaurante que tem que ser visitado. Fica no meio do mato, mas é fácil chegar, todo mundo conhece. Lá eles tem criação de trutas em vários tanques que vc pode escolher uma que eles preparam na hora. Ah tem também as comprinhas…. Tem uma lojinha de sabonetes artesanais AROMA DA TERRA, apesar de serem artesanais são de uma qualidade muito boa, e tem cada cheirinho…..Outrolugar que vale a pena conhecer é a casa da TIA NATA, parece uma casinha de boneca. Lá mora um casal de velhinhos muitos fofos, e eles fazem geleias deliciosas, com frutas colhidas no próprio quintal, cercado de inumeros passáros. Nunca vi tanto beija-flor juntos. É lindo vale a pena ir visitar. Ah não poderia deixar de comentar o BAR DO FRITZ , para quem gosta de beber tem que conhecer este restaurante alemão. Chegue e peça a degustação de chopp, tem vários tipos. Bem eu poderia ficar escrevendo por horas tudo o que a cidade tem de bom, mas enfim é uma cidadezinha dos sonhos.

    • Regina, eu gostaria de voltar a Monte Verde, de preferência no inverno, para aproveitar melhor o que a cidade oferece. Mas no meio de semana fora de temporada a cidade estava tão parada… Vou guardar suas dicas para a próxima visita. Menos a das trutas, pois eu sou vegetariana. rsrs

  4. Que legal, Roseli! Ter uma casinha em um desses lugares que nos conquista deve ser uma delícia! Meu sonho era ter uma casinha lá em Tiradentes para passar os fins de semana. Quem sabe um dia não fazemos como você e seu marido? :)

    Beijos!

  5. Camila,

    Eu e meu marido somos apaixonados por Monte Verde, o estilo europeu das construções, o frio, as araucárias, as trutas e chocolates.

    Por tudo isso, após sucessivas viagens para lá resolvemos comprar um terreno e logo estaremos construindo…

    Roseli

  6. Oi, Rosângela! Eu gostei muito da Estalagem Spiller, espero que você também goste! E o café da manhã era capaz de tira qualquer um da dieta. :)

    Beijos! E boa viagem!

  7. Olá Camila,(lindo nome, é o nome da minha filha) muitíssimo obrigada por compartilhar na internet o passeio em Monte Verde e a exposição de fotos. Eu não conheço a cidade, aliás nem a região, sou do interior do Estado de S.Paulo, e estava querendo saber sobre a Estalagem Spiller, pois no site não mostra o café da manhã, e em busca de informações abriu a sua página, o que foi uma resposta pra lá de eficiente. Agora vejo que será uma boa escolha a Estalagem. Valeu!!! Rosângela

  8. Fê, então você já tem um lugar pra visitar quando estiver de volta! :-)

  9. Genteeee! Até hoje nao fui a Monte Verde!! Sou doida para ir!!! Como boa mineira que ama mato, tenho certeza que vou amar!!

    Bjos!

  10. Arthur, como eu não gosto muito de locais muito lotados, acho que o ideal seria ir em um fim de semana fora da alta temporada. Assim seria perfeito! Mas o visual das montanhas realmente não deixou nada a desejar! :-)

  11. Mirella, o clima das pousadas e chalés é mesmo uma delícia, né? Ótimo para passar um tempo apenas relaxando…

  12. Margarida, parece que neve mesmo é muito raro, acho que o Monte é sempre Verde mesmo. ;-) Mas ainda assim dá pra curtir o friozinho!

  13. Oi Camila, que pena que não foi o que vc esperava, acho que foi uma questão de ir na época certa. Eu já tinha lido sobre Monte Verde no Guia 4 Rodas. É o tipo de cidadezinha romântica, como Penedo, Campos do Jordão, Gramado e Canela. Mas ainda bem que vcs curtiram a parte de ecoturismo.
    Abs
    Arthur

  14. Vc me fez relembrar dias gostosos que passamos em Monte Verde (acho que 1998)… faz tempo.
    Lembro que comemos fondue em um restaurante com uma arvore no meio… e ficamos fora da cidade em um chale gostosinho! Foi 10…
    bjs

  15. Camila

    Frio,lareiras,montanhas e aquele café da manhã ( pequeno-almoço aqui em Portugal…hehe)numa pousada de charme é mesmo o que eu gosto!!Chega a nevar nesse Monte Verde para passar a Monte Branco ou fica verde o tempo todo??

    Beijos
    Ps:as frutas dos pequenos almoços aí no Brasil são inesquecíveis…delícia!

  16. Meninas, acho que Monte Verde não tem tanta fama e até por isso tem um charme a mais. Não é um lugar desconhecido, mas também não é tão badalado quanto Campos do Jordão, por exemplo. Pra quem quer curtir o frio no meio de uma paisagem maravilhosa e com preços melhores é uma ótima opção!

  17. que delicia de viagem!!! o lugar é lindo! valeu pela dica!

  18. Meu Deus! Lindo! Como sempre, seus posts são altamente inspiradores. Quero Monte Verde, já!

  19. Que encanto de lugar, Camila!
    Nunca tinha ouvido falar e uma pena que a parte gastronomica nao foi grandes coisas. Um lugar fofo desses merecia uns restaurantes mais variados.
    Bjs

  20. Carol, não tinha tudo pra ser perfeito? O que me decepcionou foi mesmo a parte gastronômica, mas acho que em um fds poderia ter sido diferente…

    E o café da manhã era mesmo maravilhoso! Até me atrapalhou um pouco a fazer a trilha, porque eu comi demais… hehe

    Beijos!

  21. Vou falar que você pegou no meu ponto fraco… pousada de charme, ecoturismo, cidadezinhas pequenas… e aquela mesa de café???? afffff…

    Pena que não foi tudo o que você esperava, mas pense pelo lado bom, pelo menos deu pra curtir uma lareira no quarto!

    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.