Umas com tanto, outras com nada–Blogagem Coletiva

“Semanas atrás, numa tweeting conversation entre a Cláudia, Natalie, Carina, Patricia, Carmem e Marcie, surgiu a ideia de listar os lugares que cada uma considerava “viu-tá-visto”. Aí a conversa evoluiu e decidiram fazer também uma segunda lista – com cidades ou países para onde voltariam sempre. Como a idéia parecia boa, uma comentou aqui, outra comentou ali… no fim, a notícia se espalhou e conquistou dezenas de adeptos. Diante disso, decidiu-se fazer uma blogagem coletiva.”

É difícil elencar as cidades paras as quais vale sempre voltar e aquelas para as quais uma única visita é suficiente, simplesmente porque essa escolha é muito pessoal. Eu, por exemplo, adoro Tiradentes. Já estive lá duas vezes e vivo procurando motivos para retornar, mas sei que minha opinião não é unanimidade. Convencer meu marido não é tarefa fácil e uma vez indiquei Tiradentes a uma amiga e ela achou a cidade muito parada e até sem graça. Dizer que um lugar não vale tanto a pena também é muito arriscado. Depois de ler tantas críticas sobre Puno, me surpreendi ao gostar muito mais do patinho feio do Lago Titicaca do que da famosa Copacabana. Mas dá para resumir tudo o que eu disse em poucas palavras: gosto não se discute!

O engraçado é que quando penso em locais inesgotáveis, a maioria das cidades que vêm primeiro à minha cabeça eu sequer conheço. Imagino que Paris, Nova York, Londres e (por que não?) São Paulo sejam incapazes de cansar qualquer pessoa. A infinidade de atrações culturais, gastronômicas e históricas pode preencher várias e várias viagens. Em compensação, já saí de alguns lugares pensando “ok, já tá visto, agora não preciso mais voltar aqui”.

Pensei nas viagens que já fiz e tentei escolher algumas que se enquadram nessas categorias, mas a tarefa não foi fácil, pois, na verdade, eu repetiria todas! Em algumas eu deveria ter escolhido uma época melhor ou gostaria de saber mais sobre as atrações antes de viajar, mas nenhuma delas foi uma má experiência. Mas há sim aquelas a quais eu acredito não ser “necessário” voltar. Então vamos lá!

MISSÃO CUMPRIDA!

LA PAZ La Paz, tão perto e, ao mesmo tempo, tão diferente do Brasil, com sua cultura peculiar e com seu caos (aparentemente) organizado, é uma cidade fascinante. A profusão de pessoas, cheiros, cores e sons tornou a viagem super especial e diferente. Mas eu não pensaria em voltar, não… Acho que uma única vez foi suficiente para aproveitar o clima paceño.

Para ler o post sobre La Paz, clique aqui.

FOZ DO IGUAÇU OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Não me entendam mal! As Cataratas do Iguaçu são sim umas das maravilhas do mundo. Nenhum adjetivo consegue exprimir a magnitude da natureza naquelas águas. Recomendo a viagem a todos e acho que é um daqueles lugares que só quem esteve lá consegue entender. É uma experiência única, tanto que não vejo muito sentido em repeti-la.

Para ler o post sobre as Cataratas, clique aqui.

PUNTA CANA

Punta Cana tem praias lindas, uma estrutura invejável, um ótimo custo-benefício e é super fácil viajar do Brasil para lá. Passei uma semana deliciosa lá, mas com a infinidade de ilhas competindo pelo título de mar mais transparente, por que repetir? Eu iria preferir comparar os diferentes tons de verde e azul espalhados pelo mar do Caribe. ;-)

Para ler os posts sobre Punta Cana, clique aqui.

PARA VOLTAR VÁRIAS VEZES!

BÚZIOS

Eu não tinha muitas expectativas em relação da Búzios, achava que era apenas um lugar que estava sempre na moda, mas me surpreendi! Há praias para todos os gostos, hotéis para todos os bolsos, a charmosa Rua das Pedras, diversos restaurantes… Acho que é impossível se cansar. Imagino que não gostaria de estar lá em alta temporada, mas na baixa eu voltaria sempre!

Para ler os posts sobre Búzio, clique aqui.

FLORIANÓPOLIS OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A única parte ruim da nossa passagem por Florianópolis foi o pouco tempo que passamos lá. Uma ilha linda que abriga diferentes tipos de praias, dunas, lagoas, pântanos e história não pode ser descoberta toda de uma vez. Não sei quantas viagens serão necessárias para eu me contentar, mas com certeza uma só é muito pouco!

Para ler os posts sobre Florianópolis, clique aqui.

SÃO PAULO

Nem é necessário explicar, né? Será que alguém, algum dia, conseguirá esgotar todas as possibilidades de uma metrópole como essa? Acho que a maioria das pessoas vê São Paulo apenas como uma cidade de negócios, mas o potencial turístico é enorme! E o melhor de tudo? Nós, turistas, podemos aproveitar apenas a parte boa! ;-)

Para ler os posts sobre São Paulo, clique aqui.

Agora que tal ler a opinião de outros blogueiros sobre o assunto?

23 Comments

  1. Natália, pode até ser que no futuro eu pense em rever as Cataratas, mas acho que não é um destino para se voltar sempre, sabe?

    É uma pena mesmo que você não tenha participado, mas espero que tenhamos várias outras blogagens coletivas.

    Beijos!

  2. Concordo em gênero, número e grau com você sobre La Paz, Floripa e Sampa.
    Agora Foz do Iguaçu posso dizer que concordo médio… A curto prazo, não penso em voltar mesmo, mas como disse o Oscar, destinos da natureza sempre podem surpreender. Penso por exemplo que deve ser lindo ver as Cataratas na noite de lua cheia.
    Adorei a blogagem, pena que não consegui participar por conta da viagem! =S

  3. Anônimo, o mais legal da blogagem coletiva foi justamente mostrar as diferentes opiniões sobre o mesmo assunto. Mas eu não conheço Tóquio ou Porto, então não sei se concordo ou não com as suas escolhas. ;)

  4. Camila
    Não concordo muito com suas escolhas. Para mim, cidade que não tenho vontade de voltar mais é Tóquio. Muito cheia de gente que corre o tempo todo. Um estresse. Já a cidade do Porto, em Portugal volto sempre, pois cada visita é um mar de descobertas. A cidade é meio desgastada, mas a arquitetura é soberba.

  5. Oscar, foi muito bom mesmo ver como os mesmos lugares afetam as pessoas de forma tão diferente. Só acho que eu fiquei um pouco prejudicada na blogagem coletiva… Essa história de elencar os blogs em ordem alfabética não me favoreceu… rsrs

  6. Aos poucos vou lendo todos os Posts da Blogagem coletiva…
    Adorei essa blogagem para ver diferentes pontos de vista e ver que nem todo mundo é igual a gente (Graças a Deus) Afinal o que seria do amarelo se todos gostassem do verde.. Dos destinos que voce elencou e que eu conheço só não concordei muito com Foz do Iguaçu.. Não digo que é um destino para voltar sempre. Mas destinos de Natureza sempre nos surpreende
    Bjs

  7. Mirella, é isso mesmo! E São Paulo é ainda mais interessante para que mora no interior. ;)

  8. Oba!!! adorei ver Sampa da lista… pois aos finais de semana, a cidade é perfeita!!! Atividades para todos os gostos :)
    bjks

  9. Arthur, primavera e outono sempre são minhas épocas preferidas, em qualquer lugar!

    Celinha, ainda bem que sempre há partes boas para compensar as ruins. ;)

  10. São Paulo é realmente uma cidade que mexe com a gente, dias de amor, dias de raiva…
    Preciso conhecer Floripa e Búzios!

  11. Vou endossar: Búzios e Floripa. Primavera e outono são melhores ainda (sem ser feriado, claro)!

  12. Gustavo, eu estive em Búzios na baixa temporada (março). Acho que é a melhor época, pois ainda assim havia movimento nas ruas e praias, mas nada de horas no trânsito. Tenho certeza de que se eu tivesse ido em algum feriado minha opinião seria diferente.

  13. Legal minha Floripa em sua Lista.
    La Paz sei lá é muito e pouco ao mesmo tempo, acho também uma vez basta.
    Gosto de Buzios, mas fui duas vezes e vai demorar para eu retornar depois das 9 horas de fila que peguei na volta do feriado de Pascoa este ano, porque não basta ser legal e etc, tem que ter como chegar e sair numa boa.
    Mas Foz fui faz anos, e agora estou com vontade de voltar, sei lé.

    Abração e muitas viagens para nós!!!

  14. Wanessa, você explicou até melhor que eu! :) Acho que é isso mesmo! Aquele impacto inicial, a surpresa ao se deparar com lugares tão surpreendentes são impossíveis de repetir!

  15. Camila, entendo sua visão sobre Foz. Acho que é o que eu penso sobre Machu Picchu. Apesar de ter adorado ir uma vez, a segunda certamente não causaria o mesmo impacto. Nesse tipo de destino, o ineditismo é importante! Até voltaria lá, mas não planejo isso.

  16. Lelei, por isso que eu acho que São Paulo é ainda melhor para os turistas! :)

    Anathalia, sabe que eu tinha até um certo preconceito em relação a Búzios? Adorei descobrir que estava errada!

    Marcie, sabe o que é… É que eu tentei escolher só três cidades em cada categoria… Mas não se preocupe, Araxá está sempre no meu caminho, literalmente. ;)

    Raquel, acho que a maioria das pessoas não vê São Paulo como um destino turísticos, né? Mas vale a pena ir lá somente para passear.

    Beijos, meninas!

  17. Floripa e a cidade!! heheh Morei 5 anos la, quando fiy faculdade, e e minha cidade do coracao… Buzios, estive mes passado por la, revisitando depois de anos, e tambem me impressionou positivamente. Beijos pra vc!

  18. Olá Camila,
    Adorei sua lista, ainda não fui a Búzios e a impressão que tenho que assim que eu for já vou querer voltar, no Rio eu voltaria muitas vezes a Paraty, assim como Floripa. São Paulo eu tenho que arranjar uma desculpa pra voltar pq nunca admito pra mim mesma que é um destino.
    Na litinha internacional eu quero voltar a Florença e Hobart na Tasmânia.

    abs,
    :)

  19. Puxa, Camila: você deixou Araxá de fora? Eu gosto tanto!

    Búzios e Florianópolis deveriam ser visitadas sempre, com certeza.

    Punta Cana eu ainda não conheço e não está nos meus planos, por enquanto.

  20. Camila, Búzios é mesmo um charme! Também me surpreendi com a cidade. Já fui lá 3 vezes e quero voltar muitas outras. Como você pensava que seria só um lugar que está sempre na moda, mas realmente a cidade e suas praias são uma delícia! Um beijo!

  21. Concordo! Não dá pra tirar Búzios, Florianópolis e São Paulo da minha lista :mrgreen:

  22. Camila, adorei suas escolhas!!

  23. Condordamos com Punta Cana! Agora Sampa é em cima do muro pra mim, sou Paulistana mas não consigo aproveitar 10% dessa outra cidade maravilhosa. Acho que ela acabou me esgotando um pouco, preciso revisar meu ponto de vista e pesquisar mais o que fazer por lá! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.