Passeios com elefantes na Ásia: o que você precisa saber

A viagem ao Sudeste Asiático abriu meus olhos para vários aspectos do turismo que antes eu ignorava. Ainda na fase de decisão do roteiro, me deparei com diversos dilemas éticos. Li bastante sobre os problemas ambientais causados pelo turismo de massa sem controle nas ilhas tailandesas. Estudei formas de fazer com que minha presença em Myanmar representasse um benefício verdadeiro para a população local. Por meio de livros tentei conhecer um pouco mais da cultura local para entender as diferenças e não desrespeitar as pessoas quando estivesse lá. E me informei bastante a respeito do turismo envolvendo animais, como passeios com elefantes e visitas a templos de tigres.

Tailândia e Myanmar acabaram ficando de fora do roteiro, mas essa pesquisa durante o planejamento foi suficiente para mudar meu modo de viajar desde então. Com tudo o que aprendi, minha preocupação com o turismo sustentável ficou ainda maior.

Acredito que muitos turistas continuam praticando atos irresponsáveis por puro desconhecimento dos seus impactos negativos. Não acho que repetiríamos algumas atitudes de soubéssemos o mal que elas causam. Bom, eu prefiro acreditar que seja assim. Então, agora que você está lendo esse post, não tem mais desculpas para financiar uma atividade muito triste e comum no Sudeste Asiático: a exploração de elefantes.

ELEFANTES NÃO ESQUECEM

É comum ver os turistas relatarem que ficaram emocionados em passeios com elefantes, que sentiram a energia dos animais e perceberam a inteligência deles. Essa impressão tem razão de ser. Elefantes são seres sensíveis, inteligentes e sociáveis. A expressão memória de elefante não surgiu à toa. Eles realmente têm uma memória ótima e quem estuda esses animais costuma dizer que elefantes nunca esquecem. E é por isso que eles não esquecem as torturas a que são submetidos para ficarem “aptos” ao convívio com os humanos. Porque eles realmente são seres sociáveis, mas entre eles, oras!

Passeios com elefantes na Ásia

Elefantes são animais selvagens e só de olhar seu tamanho a gente já deveria saber que não foram feitos para viver em cativeiro. Fico pensando se quem diz que um elefante é dócil realmente acredita que ele nasceu assim. Dizem que para socializar um elefante é preciso quebrar seu espírito, ou seja, tirar dele todos os instintos que o caracterizam como um animal selvagem. Não vou colocar aqui vídeos que mostram o “adestramento” de elefantes porque não é esse tipo de coisa que eu quero compartilhar, mas se você precisa ver para crer ou se quiser se aprofundar nesse assunto, comece por esse post (em inglês) da Diana Edelman, uma blogueira americana que trabalhou como voluntária num centro de resgates de elefantes em Chiang Mai.

Vou colocar aqui apenas um dos vídeos que ela compartilha, um que não tem cenas fortes, mas que explica bem como um elefante é treinado para aceitar carregar turistas. Dá para colocar legenda em português.

ELEFANTES FAZEM PARTE DA CULTURA ASIÁTICA

É verdade que os elefantes fazem parte da cultura asiática, não só como figura sagrada para algumas religiões mas também como mão de obra ao longo dos séculos. Grandes civilizações usaram a força dos elefantes para construir seus impérios e lutar contra os inimigos. Somente em 1989 a Tailândia proibiu o uso dos elefantes na indústria madeireira. Mas felizmente o mundo evoluiu, a engenharia evoluiu, o homem evoluiu! Não há mais desculpas para que exploremos os elefantes, muito menos os turistas! Tentar argumentar dizendo que os elefantes estão mais bens instalados em parques entretendo turistas do que nas florestas derrubando árvores não torna a exploração mais aceitável.

ELEFANTES CORREM RISCO DE EXTINÇÃO

Os motivos são vários, mas o principal é o comércio de marfim. Esse problema atinge especialmente o elefante africano, pois na espécie asiática apenas o macho desenvolve a presa de marfim. Além disso, há a perda de habitat natural dos elefantes devido à destruição das florestas. Esses problemas eu não tenho como atacar, mas posso agir conscientizando meus leitores a respeito da influência do turismo na intensificação dos problemas dos elefantes. O número de turistas brasileiros no Sudeste Asiático aumenta a cada dia e acredito que a gente possa fazer nossa parte para mudar essa realidade.

Elefantes no Elephant Nature Park

De acordo com informações do site WorldElephantDay, nos últimos 50 anos o número de elefantes asiáticos diminuiu mais de 70% e hoje restam menos de 40 mil animais dessa espécie no mundo. E um em cada três desses animais é mantido em cativeiro. Pesquisas sugerem que elefantes cativos sofrem depressão causada pelo trauma de sua captura e pela situação de aprisionamento e que eles têm a expectativa de vida drasticamente reduzida em comparação aos animais que vivem soltos. Com base nesses dados, estima-se que, se nada for feito, os elefantes asiáticos podem ser extintos daqui a três gerações.

SANTUÁRIOS NÃO EXPLORAM ANIMAIS

É comum ver locais de exploração animal se esconderem sob o título de santuário quando na verdade não são nada disso. Santuários são locais em que animais que foram vítimas de maus-tratos ou exploração são abrigados e tratados até que possam ser reintroduzidos na natureza (ou permanentemente, quando isso não é possível).

Em verdadeiros santuários os animais não são explorados, então se você está planejando visitar um “santuário” que usa elefantes para entreter os turistas, saiba que está visitando um local de exploração como outro qualquer e que os elefantes não estão ali para receber proteção. Por trás dos shows com certeza há coisas que você não gostaria de ver.

Elefantes no Elephant Nature Park

TODOS OS PASSEIOS COM ELEFANTES EXPLORAM OS ANIMAIS?

A maioria sim. A agência de viagens Intrepid Travel tem um artigo muito interessante sobre o turismo com elefantes e traz alguma dicas que transcrevo parcialmente aqui, em tradução livre:

  • Preste atenção em alguns pontos chaves quando for visitar um lugar com animais selvagens:
    • Liberdade para se movimentar sem restrições. Os animais ficam livres para se mover sem contenções quando não estou sendo usados para fins turísticos? Eles podem interagir com outros animais à sua maneira?
    • Nenhum sinal de abuso ou sofrimento nos animais. Os animais são saudáveis e sem ferimentos e não demonstram qualquer problema de comportamento? Os animais parecem calmos, mas não apáticos?
    • Espaço limpo e natural para desenvolvimento dos animais. Eles vivem em um ambiente natural? A área é mantida limpa?
    • Disponibilidade de comida fresca e variada. Comida fresca e não processada fica disponível o tempo todo? Os animais podem se alimentar naturalmente? A maioria dos animais também precisa de acesso livre a água a todo momento.
  • Não monte em elefantes ou patrocine atrações em que os elefantes são claramente obrigados a realizar atividades anti-naturais ou a imitar comportamentos humanos.

A Intrepid Travel termina dizendo que o turista que quiser ter contato com elefantes deve apoiar instituições que priorizem o bem-estar dos animais.

Elefantes no Elephant Nature Park

QUE INSTITUIÇÕES SÃO ESSAS?

Bom, eu não posso opinar com conhecimento de causa, pois não visitei nenhum parque de elefantes, mas a gente encontra muitas informações na internet. Eu já começaria olhando duas coisas: se os elefantes fazem algum tipo de apresentação (pintura, dança, futebol) e se os turistas podem montar neles. Qualquer um desses itens já me faria descartar o local na hora!

É bom saber também que parques e santuários responsáveis limitam o número de visitantes para não expor excessivamente os animais, por isso eles lotam rápido. Para visitar um deles é preciso fazer a reserva com muita antecedência.

O mais famoso dos parques considerados responsáveis é o Elephant Nature Park, que fica em Chiang Mai, no norte da Tailândia. Ele foi criado em 1995 com a proposta de abrigar animais resgatados do turismo e das madeireiras ilegais, proporcionando a eles um habitat natural onde podem viver livres da exploração. Os turistas só podem interagir com eles para alimentá-los e dar banho neles. É necessário reservar com bastante antecedência e você pode fazer isso pelo site do Elephant Nature Park. Veja como foi a experiência da Marina, do blog Ideias na Mala, quando visitou o local.

Turistas no Elephant Nature Park

O Elephant Haven, em Kanchanaburi, no oeste da Tailândia, é um caso interessante. Ele era uma dos maiores campos de exploração de elefantes na Tailândia, chamado Sai Yoke Elephant Camp, mas há alguns meses se converteu em um parque que respeita os direitos dos animais. Os elefantes agora vivem livres, não há shows e não se monta mais neles. É uma excelente novidade que mostra que o turismo responsável está ganhando espaço. Na região ainda existe o turismo exploratório, por isso incentivar o recém criado Elephant Haven é uma excelente forma de estimular outros exploradores de animais a repensarem suas atividades. As reservas são feitas pelo site do Elephant Nature Park.

A Save Elephant Foundation é uma organização tailandesa sem fins lucrativos que trabalha em prol dos elefantes em cativeiro na Tailândia. Ela já atua também em países vizinhos, como Camboja e Myanmar. No site há uma lista dos projetos parceiros e o Elephant Nature Park e o Elephant Haven estão na lista.

OS ELEFANTES DE VOLTA À FLORESTA

Até agora eu mostrei para vocês um monte de informações, números e dados que encontrei em minhas pesquisas, mas o que vou dizer agora é uma opinião totalmente pessoal e eu já imagino que a maioria de vocês não vai concordar comigo. É que eu tenho um pé atrás mesmo com esses parques considerados responsáveis. Acredito que em um santuário de verdade não existiria nenhuma interação dos turistas com os animais, pois a partir do momento em que eles são alimentados ou banhados por mãos humanas eles não são realmente livres.

Mas também não sou ingênua, sei que não vivemos num mundo ideal e por isso entendo a necessidade da existência desses locais. Enquanto ainda estamos lutando pelo fim dos maus-tratos e tentando convencer os turistas a não incentivarem esse tipo de exploração, locais como o Elephant Nature Park devem ser louvados. E tem ainda a questão social, da geração de empregos para os mahouts, as pessoas que criam os elefantes e que geralmente passam a trabalhar nesses parques.

O que não podemos fazer é acreditar que elefantes que já foram domesticados não podem retornar à natureza. Os santuários não podem nos levar a pensar que elefantes que nasceram em cativeiro nunca terão condições de viver sozinhos na floresta, porque muitos têm sim! Quer uma prova? Então conheça o Elephant Reintroduction Foundation, um maravilhoso projeto criado em 2002 por iniciativa da Rainha Sirikit da Tailândia e que tem como objetivo reintroduzir elefantes cativos na natureza.

Para que eles sejam devolvidos à floresta, é preciso haver floresta, claro, então o projeto atua também na recuperação e preservação do habitat nativo dos animais. É um círculo lindo: os elefantes ajudam a floresta a ser preservada e a floresta ajuda o elefante a viver livre novamente. Não é fantástico?

Hoje há três florestas-santuários na Tailândia e até agora 93 elefantes que eram mantidos em cativeiro já foram libertados. Não há turistas nesses verdadeiros santuários, mas os elefantes são monitorados por equipes preocupadas apenas em sua saúde e bem-estar. Alguns membros dessas equipes são antigos mahouts que cresceram ao lado dos elefantes e agora têm a chance de fazer esse lindo trabalho por eles.

E aí a gente se pergunta: mas será que esses elefantes que nunca colocaram o pé numa floresta conseguem viver livres na natureza? Quer ver? Então assista ao documentário Return to the Forest, que mostra o trabalho da Elephant Reintroduction Foundation. As informações estão no site do World Elephant Day, mais um site que vale a pena conhecer.

O documentário Return to the Forest tem apenas meia hora e é lindo! Infelizmente o vídeo só está disponível em inglês, mas duvido que você não se emocione com as imagens mesmo sem entender o que está sendo dito. Ver um elefante descobrindo instintivamente como se alimentar na floresta, formando vínculos com outros animais ou simplesmente contemplar um bebê elefante que nasceu livre derrete qualquer coração. São imagens como essas que realmente deixam felizes aqueles que amam os animais!

Todas as fotos que ilustram esse post foram gentilmente cedidas pela Mari Vidigal, do blog Ideias na Mala. Obrigada, Mari!

Veja todos os posts da minha viagem ao Sudeste Asiático.

12 Comments

  1. Otimo post para nos conscientizar. Estou de viagem marcada para a Tailandia e queria fazer o passeio montando um elefante, mas mudei de ideia. Eu ja nao estava certo sobre fazer ou nao isso, mas vendo sobre como eles sao treinados, tenho certeza que nao quero fazer parte disso. Acho que é o minimo que podemos fazer. E concordo com vc que o melhor é tentar a reintroducao deles em seu habitat, mas imagino que o trabalho como o elephant nature park possa ser um passo intermediario antes da reintroducao nas florestas, ate pq para isso é necessario muito tempo e dinheiro.

    • Camila Navarro

      Que bom saber que você se deu ao trabalho de se informar para tomar sua decisão, Anderson! Fico triste ao perceber que a maioria das pessoas prefere fechar os olhos para a realidade do turismo com animais. Parabéns!

      • Carolina Santos

        Excelente post e mto esclarecedor! Eu amo e sonho em ver um elefante de pertinho mas penso mto nessa questão da exploração. Assim como os tigres que “posam” para as fotos visivelmente chapados de sedativos que mal conseguem manter a cabeça erguida. É mto triste. Obg pelas informações! 🙏🏼

        • Camila Navarro

          Carolina, que bom que você foi atrás das informações! É mais cômodo ignorar os problemas, mas depois que tomamos conhecimento deles isso já não é possível, não é mesmo?

  2. Elisa Barros

    Parabéns pelo post. Planejando minha viagem à Ásia sempre me deparo com esses passeios e falo de coração que abomino tudo isso! Abomino mesmo! Animal não é atração turística, sejam elefantes, tigres ou golfinhos (no Caribe é normal né). Tenho certeza que minha viagem será inesquecível sem ter que explorar qualquer um desses animais!

  3. Adorei seu post! Parabéns!!!

  4. Parabéns!

  5. Camila, parabéns pelo post! Amei, um dos melhores post que já li. Sempre quis saber mais sobre o turismo com elefantes e você fez uma pesquisa incrível. Como gostamos de animais, temos muita vontade de interagir com eles, mas também penso que essa interação é muito ruim. Infelizmente as pessoas não param para pensar no que acontece por trás. Bjos, Larissa.

    • Obrigada, Larissa! Foi muita pesquisa mesmo! Eu estava acumulando material sobre o assunto desde que comecei a planejar minha viagem para a Ásia, há uns 3 anos, mas não sabia bem como abordar o tópico. Espero que meu post faça outras pessoas pensarem no assunto. À medida em que a verdade sobre os passeios com elefantes ganhar repercussão, esse tipo de turismo exploratório vai deixar de ser incentivado. Precisamos que esse lindo documentário vá para no Netflix! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.