Viagem aos Balcãs – Índice de posts

0 Flares 0 Flares ×

É sempre difícil elencar nossas viagens preferidas, mas se eu tivesse que escolher as melhores com certeza a viagem aos Balcãs entraria na lista. Sabe um roteiro redondinho, quando tudo dá certo e você volta dizendo que não mudaria nada? Na verdade eu mudaria alguns detalhes logísticos, como transporte e hospedagem, mas nos destinos eu não mexeria. Que lugares fantásticos! Cada cidade que conheci me impressionou por algum motivo.

Talvez no Brasil a gente não tenha essa impressão, mas muitos europeus fazem cara feia quando alguém diz que viajará para a região dos Balcãs, acham que é perigosa e pouco interessante. Países como Bulgária e Albânia ainda são alvo de muito preconceito. Azar de quem pensa assim!

Se eu fosse você não esperaria o resto do mundo descobrir a região. Aproveite agora, enquanto os preços são baixos, as atrações são vazias e o turista estrangeiro ainda é motivo de curiosidade na maioria dos lugares. E o povo, especialmente o albanês, é muito simpático!

Está esperando o que pra colocar essa região no seu roteiro? Todas as minhas dicas sobre Albânia, Macedônia, Kosovo e Bulgária estão reunidas aqui. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário nos posts específicos que eu tento responder. Bom proveito e boa viagem!

INTRODUÇÃO E DICAS PRÁTICAS

Férias nos Balcãs

Viaggiando nos Balcãs (sobre roteiro, segurança, moeda, língua)

Transporte nos Balcãs

Hospedagem nos Balcãs

13 fatos e impressões aleatórios sobre os Balcãs

MACEDÔNIA

Macedônia: um país em construção

Skopje: esperando para ser descoberta

Ohrid: é beleza que não acaba mais!

O lindo Mosteiro de São Naum

ALBÂNIA

Berat, a cidade das mil janelas

Tirana, a capital da Albânia

KOSOVO

Pristina, a capital do Kosovo

Prizren: para amar e entender o Kosovo

BULGÁRIA

Varna, minha porta de entrada na Bulgária

Art Nouveau em Varna, uma surpresa

Veliko Tarnovo, direto da Bulgária medieval

Plovdiv, uma história atrás da outra

Mosteiro de Rila

Sofia, a injustiçada capital da Bulgária

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Continue Viaggiando:

3 Comments

  1. Marcia Ramos

    Olá Camila
    Estou adorando suas dicas dos Balcãs.
    Gostaria de saber se você teve alguma dificuldade com relação a comunicação (idioma) nas cidades da Bulgária. Nas compras de bilhetes de ônibus, restaurantes, etc.
    Quem não domina o inglês consegue se virar por lá, na mímica, aplicativos, etc?

    • Camila Navarro

      Marcia, as pequenas dificuldades aconteceram quando alguém não falava inglês e nesse caso tínhamos que nos virar por mímica mesmo. Olha, eu acho que pode ser mais difícil sem falar inglês sim, mas não impossível. Já viajei para lugares em que pouca gente falava inglês, como no interior da Armênia ou da Geórgia, e voltei inteira. Acho que viagens assim exigem um pouco mais de planejamento, mas eu não deixaria de viajar por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *