Colonia del Sacramento – Cidade de Sonhos

Colonia del Sacramento Eu já imaginava que iria gostar de Colonia del Sacramento. E não era por causa das comparações com Paraty, que eu ainda não conheço conhecia. Até o nome, não sei o porquê, já me encantava. Colonia del Sacramento… Não tem um ar romântico? O que eu não sabia era que iria gostar tanto! Pra mim Colonia foi o ponto alto da viagem. Absolutamente imperdível! Para quem vai a Buenos Aires é tão pertinho, basta atravessar o Rio da Prata e em meia-hora se está lá. Muitos fazem apenas um bate e volta, mas Colonia merece mais tempo. A dica vale, é claro, pra quem gosta de cidades históricas, de casarios conservados, de um lindo pôr-do-sol…

Colonia del Sacramento é a cidade mais antiga do Uruguai, fundada pelo português Manuel Lobo em 1680. Por ser a única cidade não espanhola em terras uruguaias, Colonia possui características distintas do restante do país, o que a torna ainda mais interessante. Para nós, brasileiros, ir aos seus museus da cidade às vezes nos faz sentir em casa. Hoje com 20 mil habitantes, Colonia é um dos principais destinos turísticos do Uruguai.

A estrada de Montevidéu a Colonia é tranquila e a paisagem bem interessante. Alguns a acham monótona, mas eu achei bem bonita. São menos de 200 km que valem a pena. Chegamos no início da tarde, a tempo de aproveitar bastante a cidade ainda naquele dia. A primeira providência foi encontrar um posto de informações turísticas, o que foi bem fácil na General Flores, a principal avenida da cidade.

Almoçamos no El Porton, ainda na General Flores. O ambiente era aconchegante, a comida era boa, atendimento idem. Foi uma ótima recepção em Colonia!

No El Porton
Encontrar um hotel foi um pouquinho mais difícil, pois a maioria estava lotada ou tinha vaga apenas para aquela noite. Ficamos no Hotel Rivera, fora da parte histórica, mas ainda bem localizado o bastante para podermos nos deslocar a pé quando queríamos.

Já devidamente alimentados e instalados, fomos fazer o primeiro reconhecimento do território. O bairro histórico é pequeno, mas é possível ficar passeando por horas e sempre encontrar coisas novas. Acho que o ideal é não seguir um roteiro pré-definido, se deixar levar, entrar no bairro e tentar percorrer todas as ruelinhas ao acaso.

Cantinho fofo de Colonia

E, de repente, você chega ao Puerto Viejo

Puerto ViejoPuerto Viejo

…de onde é até difícil se levantar para continuar o passeio. É uma delícia sentar ali e ficar admirando o Rio da Prata. Mas aí a gente lembra que isso é só o começo e segue em frente!

Colonia del Sacramento

Andando um pouquinho chega-se às ruínas do antigo Convento de São Francisco, destruído por um incêndio. Pela grandiosidade das ruínas a gente fica imaginando como era a construção original.

Ruínas do Convento de São FranciscoRuínas do Convento de São Francisco

Continuamos contornando o Bairro Histórico e chegamos ao que restou das antigas muralhas que protegiam Colonia del Sacramento. Hora de parar e ficar ali pensando em tudo que já aconteceu ali dentro.

Muralhas de Colonia del Sacramento

Muralhas de Colonia del SacramentoVista das Muralhas

E, para finalizar o nosso passeio do dia, chegamos à Calle de los Suspiros, a rua mais emblemática de Colonia. Com seu calçamento de pedras de cantaria, a rua abriga as casas mais antigas da cidade.

Calle de los Suspiros

Calle de los SuspirosCalle de los Suspiros

Felizmente ainda teríamos um dia a mais para aproveitarmos Colonia. Mas eu conseguiria ficar ali no mínimo mais uma semana sem me cansar. ;-)

12 Comments

  1. CRISTIANE GOMES DE ABREU

    Vou a Colônia em abril. Pretendo dormir 2 noites lá. Durante a semana é bom pra dormir em Colônia? Tem movimento? Os restaurantes e atrações abrem normalmente?

    • Camila Navarro

      A cidade provavelmente vai estar tranquila. Nem todos os restaurantes abrem, mas com certeza você não vai passar fome. E Colonia não é uma cidade de atrações fechadas, mas você pegará museus abertos de qualquer jeito, porque eles revezam os dias de fechamento.

  2. Espero que goste de Colonia tanto quanto eu. :)

  3. oii, adorei as dicas! estou indo a montevidéu em janeiro e com certeza quero ir a colonia del sacramento. obrigada :)

  4. Oi, Gustavo! Que legal encontrar mais um apaixonado por Colonia! Eu sou doida para voltar! :)

  5. Concordo plenamente! Colonia del Sacramento é romântica até no nome, e uma visita à cidade só comprova essa vocação. Minha namorada e eu passamos dois dias na cidade, no meio de uma estada em Buenos Aires. A empolgação virou site:

    http://coloniasacramento.org

    Tem informações sobre restaurantes, pontos turísticos e dicas para o passeio em Colonia.

  6. Carla, já fui lá conferir e adorei!!!

  7. Camila,
    fiz um relato da minha viagem lá no blog da Majô (http://majots.wordpress.com) e tem algumas fotos também. Passa lá.
    Beijos

  8. Que legal, Carla! Que bom que não fiz propaganda enganosa! ; ) É mesmo uma cidade deliciosa, não é? Você também precisa mostrar suas fotos pra gente! :)

    Beijos!

  9. Camila,

    já estava querendo agradecer a você por ter me dado esse estímulo de ir conhecer Colônia. Li seus relatos, da Emília e da Carla e foi isso que me fez ir.
    Acredita que levei impresso as duas páginas do seu blog? Ainda bem que tirei as fotos, aí tudo foi surpresa!
    Aluguei uma scooter e foi show, uma excelente forma de andar por lá. Superou qualquer expextativa.
    A diferença para a sua viagem é que peguei um belíssimo dia de sol.
    Agora vendo suas fotos…dá uma saudade…e devia ter ficado dois dias por lá também.

    Beijos

  10. Eu sou até suspeita de falar de Colonia, porque definitivamente me apaixonei por ela! Fiquei dois dias lá, mas ainda ficaria mais sem me cansar. Infelizmente eu não conhecia o Idas e Vindas antes de fazer a viagem, ia ser muito útil! As dicas da Carla de Buenos Aires então… Imperdíveis!

  11. Oi, Camila!
    Adorei seus posts de Colonia…estive lá no último dia do ano passado, num bate volta de Buenos Aires e adoramos a cidade, que charme! O que essa Carla não instiga, hehe…
    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.