Anundshög

AnundshögEsse post teve que ser adiado por um tempinho porque eu tinha enviado as fotos para a Charada do Viaje na Viagem e não podia estragar a brincadeira. Mas, agora que o segredo já foi desvendado, já posso falar sobre os arredores de Västerås, que a Laura nos levou para conhecer num fim de tarde.  A principal atração da região é Anundshög,  um sítio arqueológico da era viking, provavelmente do século X, que ostenta o maior túmulo da Suécia, com 9 metros de altura e 64 metros de diâmetro.

A tradução de Anundshög é algo como “Montanha de Anund”, mas quem está enterrado lá não é Anund, mas seu irmão Heden. O túmulo e as pedras foram erguidos em homenagem a Heden por seu pai, Folkvid, um homem poderoso na época. É o que se depreende das runas gravadas em uma pedra com a seguinte inscrição: “Folkvid levantou todas estas pedras por causa de Heden, irmão de Anund. Vred esculpiu as runas.” O desenho na pedra não pôde ser interpretado, mas há especulações que de que ele represente um homem e uma mulher entrelaçados.

Túmulo em Anundshög

Anundshög

RunasAnundshög

A pedra com as runas faz parte de uma sequência de pedras que demarcam uma estrada utilizada por reis e pessoas importantes. Passando por Anundshög, a estrada ligava Västra Aros (hoje Västerås) a Uppsala.

De cima do túmulo é possível ver melhor a disposição das pedras, aparentemente em formato de barco, um típico monumento nórdico antigo. Próximo ao túmulo há cinco deles, quatro já restaurados.

Anundshög

Anundshög

Anundshög

Anundshög está sempre aberto e a entrada é gratuita. Na entrada há uma lanchonete, o Café Anund, que funciona de quarta a domingo, das 12h às 17h. Como fomos mais tarde, o Café já estava fechado.

Depois continuamos nosso passeio por estradas completamente vazias. Nosso destino era um castelo, mas no caminho encontramos várias coisas interessantes. Um haras, casinhas típicas suecas, uma igreja com um cemitério… Mas o mais engraçado é que todos esses lugares estavam sempre desertos. Portões abertos, tudo super cuidado, mas ninguém por perto. Não sei onde as pessoas estavam se escondendo.

Estrada em Västerås

Haras

Igreja

Cemitério

Sinalização

Então chegamos ao castelo, que infelizmente também estava fechado. Não sei se há algum tipo de visitação, pois não havia nenhuma informação, mas a Laura já esteve lá no final do ano e disse que que há uma feira de Natal bem legal.

Castelos

6 Comments

  1. Olá Camila,
    Tudo bem?
    Gostei muito do seu site.

  2. Camila, esse país me atrai.
    Que viagem maravilhosa deve ter sido.
    Penso que o inverno é rigoroso, mas como não era inverno.
    Mesmo assim é friozinho?
    Pode me achar doida mas, realmente eu preferia ter nascido
    em um país de temperaturas mais frias.
    As fotos muito boas e a história do lugar, fascinante.
    Obrigada pelo post.
    abç
    Orquidea

  3. As fotos ficaram lindas! É tudo tão verdinho e calmo… gosto muito de lugares assim!
    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.