Vegetarianos e Viagens

Blog Action Day 2011 - FoodEu sempre volto diferente de uma viagem. Geralmente tomo a decisão de ser uma pessoa mais saudável, principalmente quando vejo idosos viajando e com um pique maior que o meu. Viajar me deixa também mais desencanada e acho que começo a me importar menos com roupas, moda, essas coisas. Na maioria das vezes quero largar tudo – emprego, rotina, estabilidade – e começar uma volta ao mundo, sem data para voltar. Mas minha vida muda pouco depois das férias e essas “resoluções” costumam ser passageiras. Exceto uma delas. Foi durante uma viagem que eu fiz uma grande escolha: a de me tornar vegetariana.

Foi na viagem para o Peru. Talvez a mudança tenha se iniciado ainda na Bolívia. Não sei indicar o momento preciso em que as mudanças ocorreram, mas foi durante as férias. Assim que voltei ao Brasil, há mais de três anos, eu estava decidida. Meus motivos foram éticos. Eu não tinha nenhuma aversão à carne como alimento, mas não queria que mais nenhum animal morresse por minha causa. Desde então meu dia a dia sofreu algumas restrições, que são totalmente contornáveis, mas que alteraram um pouco a minha forma de viajar. Experimentar comidas típicas é uma atividade que eu adoro praticar, mas muitas vezes nos pratos mais famosos de cada cultura a carne é a grande atração. A parrilla argentina, os frutos do mar chilenos ou a paella espanhola  já não entram nos meus roteiros, mas muitas outras comidas, como empanadas e tapas, podem ser adaptadas. Até o pelmeni, típico prato da culinária russa, tem sua versão vegetariana.

Comida Russa - Pelmeni de Cogumelos

Como nem todos conhecem as dietas vegetarianas, vale ressaltar que aqueles que não consomem nenhum tipo de produto animal costumam ser chamados de veganos. Eu sou ovolactovegetariana, ou seja, não consumo nenhum tipo de carne, mas não excluo o ovo e o leite da minha dieta. Então minha vida não é assim tão difícil.  Sem contar que os doces, minha grande predileção gastronômica, estão liberados.

Minhas viagens agora talvez demandem um pouquinho mais de planejamento. Sempre tento descobrir pelo menos um restaurante vegetariano em cada cidade, para o caso de “necessidade”, já que eu não posso me dar ao luxo de escolher um prato no escuro. Quando a língua é muito diferente, o perigo é ainda maior! Em São Petersburgo, por exemplo, em que nenhum garçom que encontramos falava inglês e em que a tradução do cardápio era super resumida, não era fácil descobrir o que eu poderia ou não comer. Mas na maioria das vezes é possível se virar bem, sem muitos problemas, como em Punta Cana, em que os pratos vegetarianos eram destacados no cardápio. Mesmo tendo que às vezes pedir duas entradas e nenhum prato principal, eu pude comer super bem.

Entrada que virou prato principal em Punta Cana

O Brasil, por outro lado, não é um país bem preparado para receber vegetarianos. Quando se pergunta nos restaurantes e lanchonetes por aqui se há algum prato sem carne, é muito comum receber a resposta: “Sim! Temos esse com recheio de frango/peixe/salsicha/presunto”. Eu achava que esse poderia ser um problema local, já que em Minas Gerais há poucos vegetarianos, mas encontrei essa informação até no Lonely Planet Brasil!

As opções de restaurantes especializados ainda são poucas, mas isso não seria um problema se os estabelecimentos normais oferecessem também pratos sem carne. Muitas vezes nem mesmo as saladas ficam imunes, pois contêm atum, frango, presunto… Nas capitais é um pouco mais fácil. Aos poucos estou descobrindo vários restaurantes legais em Belo Horizonte. Em São Paulo e em Brasília me faltou tempo para conhecer mais lugares legais.  Mas pelo menos aqui tenho a vantagem de estar no meu próprio país, falando minha língua.

Tapioca de leite condensado e queijo coalho no Beach Park

Já na nossa última viagem, para a Europa, eu me senti no paraíso! Praticamente todo restaurante ofertava pelo menos uma opção vegetariana/vegana, mesmo quando serviam os chamados “pratos do dia”. E o melhor é que esses pratos eram super saborosos, geralmente à base de cogumelos, com uma variedade muito maior do que a que temos por aqui. Com certeza o cenário não foi sempre esse e os estabelecimentos foram se adequando à medida em que as pessoas mudavam seus hábitos alimentares. Acredito (e espero!) que o mesmo irá acontecer no Brasil.

Comida vegetariana sueca

Almoço na feira de Helsinki

Nas nossas viagens, o Eduardo (que não é vegetariano) e eu geralmente intercalamos refeições em restaurantes com lanches rápidos. Nos dias de economia ou preguiça de procurar um bom local, fast-food pode ser a salvação. É mais fácil encontrar opções vegetarianas nos locais menores do que nas grandes redes (com exceção do Subway). Em São Paulo e em Belo Horizonte encontrei hambúrgueres deliciosos, como já contei aqui, e na última viagem conhecemos o Hesbuger, uma rede finlandesa com lojas também nos países bálticos, Rússia e Alemanha. O estilo é aquele típico do McDonald’s, mas para minha alegria havia um sanduíche vegetariano, o Falafel. Quando não sabíamos aonde ir, sempre aparecia um Hesburger no nosso caminho.

A maioria das companhias aéreas também facilita nossas vidas, pelo menos nas viagens internacionais. Testei o menu vegetariano da KLM na última viagem. Fiz a solicitação no momento da reserva, direto no site. São oferecidas diversas refeições especiais, para diferentes tipos de restrições alimentares. Eu escolhi a “vegetariana ocidental”. Minha refeição era sempre a primeira a chegar, bem antes das comuns. Todos os meus pratos (jantar e café da manhã na ida, almoço e lanche na volta) foram diferenciados, mesmo quando existia uma opção sem carne no menu convencional. Mas o que eu mais gostei foi que a minha comida parecia muito mais “caseira”. Provavelmente por ser produzida em menor quantidade, ela parecia ser um pouco menos “comida de avião”.  Fiquei bastante satisfeita. Recomendo para todos!

Almoço vegetariano na KLMCafé da manhã vegetariano na KLM

Para encontrar restaurantes vegetarianos em todo o mundo, uma boa fonte é o site HappyCow. Os guias da Lonely Planet também costumam indicar algumas opções. Porque não tem nada melhor do que se sentar em um restaurante e poder pedir qualquer item do cardápio. :-)

Esse post faz parte do Blog Action Day 2011, uma postagem coletiva anual que reúne blogueiros do mundo todo para falarem sobre o mesmo tema no mesmo dia. Em 2011 o Blog Action Day acontece no Dia Mundial da Alimentação e o assunto em pauta é comida. Eu escolhi falar sobre Vegetarianos e Viagens. Entre no site e veja a relação completa dos blogs participantes.

21 Comments

  1. Eu criei uma lista semelhante para Londres, por vezes escolhia os restaurantes para jantar com excelentes criticas mas as escolhas vegetarianas acabavm sempre por desiludir. A minha lista é de restaurantes para todas as dietas mas com excelentes escolhas vegetarianas.

    • Camila Navarro

      Dizem que Londres é um paraíso para vegetarianos e veganos. Ainda preciso conhecer!

  2. izabella melo

    Oi, Camila!!
    Entrei no seu blog hoje! Pelo link dos 360 meridianos e fuçando aqui vi que és vegetariana *___* Já coloquei nos meus favoritos (sou vegetariana faz 9 anos e 10 meses e vegana faz 8 meses). P´roximo ano pretendo começar minhas aventuras mundo afora e irei olhar suas dicas veg!!
    Adoreii o blog!!

    Beijãoooooo

    • Oi, Izabella! Eu sou vegetariana há 6 anos. Não sou vegana, mas diminuí e muito meu consumo de leite e ovos. Acho que é um caminho natural, né? Hoje dou preferência ao que seja vegano, mas acho difícil escapar do queijo…

      Quando tiver dicas de lugares veganos e vegetarianos mundo afora volta aqui para me contar, viu? É sempre bom ter boas referências. :-)

      Beijos!

      • izabella melo

        Oi, Camila!
        Então, estou indo à Lisboa em março. Espero conseguir me virar com alimentação vegana lá! Depois te conto como foi! Beijooo

  3. Camila, a comida vegetariana ocidental da KLM é a lacto-vegetariana ( inclui ovos e laticinios) ou é vegan? obrigada Thais

  4. Oi Camila,

    Adorei o post! Eu tb passo pelos mesmos problemas! Mas nem sempre foi tão fácil achar comidas vegetarianas aqui na Suécia, há uns 10 anos atrás quase não havia nenhuma opcão! A minha esperanca eh que as opcões no Brasil tb melhorem.
    Na verdade acha que já tem melhorado bastante pois a cada dia há mais restaurantes vegeterianos espalhados por todo o país!

    Bjs p vc

    • Laura, conheci um novo restaurante vegetariano em Uberlândia semana passada. Não tem muita coisa, mas é ao lado da UFU. Se eu ainda estudasse lá iria adorar!

  5. Camila
    Eu acho incrível como alguém consegue ser vegetariana no Brasil!!! É que é mesmo um dos melhores lugares do mundo para comer uma carninha…hehehe
    Aqui na Europa é muito fácil gostar de pratos vegetarianos….geralmente são todos bons!Eu adoro Lasanha de espinafres por exemplo e saladas com muitos vegetais diferentes…
    Uma visita aos Países Nórdicos é perfeita para iniciar uma dieta vegetariana…é que qualquer prato de carne lá arrasa com o orçamento das férias… ;)
    Beijos

    • Margarida, será que é por isso que há tão poucos vegetarianos no Brasil? hehe Mas se você gosta de carne, vai ter que ir a Uberlândia na sua próxima vinda ao Brasil. Mesmo agora sendo vegetariana, assumo que não existe churrasco melhor que os servidos nos rodízios de lá! :-)

      Beijos!

  6. RedeTurismoBrasil

    “O Brasil, por outro lado, não é um país bem preparado para receber vegetarianos.”
    Concordo plenamente este nicho de mercadoo precisa melhorer .

    ADM,
    REDETURISMOBRASIL
    @REDETURISMOBRAS
    http://redeturismobrasil.blogspot

  7. Oi, Camila!
    Acho que o “problema” é o Peru. Eu, uma pessoa que não suportava nem ouvir falar de academia, contratei até um personal trainer logo depois que voltei de lá, exatamente pelo motivo que você citou: ver gente com mais idade que eu e com um pique – aparentemente – muito maior!
    Lamentavelmente, minha resolução durou só 2 anos, larguei a academia no começo de 2011. Acho que tô precisando voltar ao Peru!

    • Wanessa, você deve ter razão! Quando voltei do Peru, além de me tornar vegetariana, também comecei a fazer exercícios físicos. Agora já estou há um ano parada. Será que tem algum outro destino que nos anime? ;-)

  8. Legal, Camila!
    Incrível como me identifiquei com o seu primeiro parágrafo… rs
    Mas acho que nasci e vou morrer carnívoro… :-(

  9. Que interessante! Há pouco tempo testemunhei um vegetariano de anos sucumbir a uma bela carne numa viagem e agora leio seu relato de ter se tornado vegetariana justamente numa viagem. Adorei.

    • Mari, sabe que nesses 3 anos e meio eu não precisei resistir à tentação nenhuma vez? Nem eu sei o que aconteceu naquela viagem, mas eu embarquei de um jeito e voltei de outro. Não posso nem dizer que foi difícil me tornar vegetariana, porque a verdade é que eu nunca mais senti vontade de comer carne. ;-)

  10. Jodrian Freitas

    Interessante seu ponto de vista. Tive uma colega na subida ao Monte Roraima que era vegetariana e se virou bem. Abraços,
    Jodrian

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.