Skansen, museu a céu aberto em Estocolmo

SkansenImagine voltar no tempo e conhecer a Suécia no século XIX, antes das mudanças trazidas pela Revolução Industrial. Encontraríamos uma sociedade rural baseada na agricultura, pequenas vilas e muito trabalho manual. Foi isso que encontramos no Skansen, o mais antigo museu a céu aberto do mundo, criado em 1891 por Artur Hazelius. Seu fundador tinha a intenção de preservar para a posteridade um pouco do folclore e da história de uma sociedade que se transformava rapidamente. Acho que ele atingiu seu objetivo. Somos transportados a outra era quando entramos no Skansen. É possível se esquecer de que você está em uma capital no século XXI. A idéia deu tão certo que se espalhou. Hoje existem diversos museus com a mesma proposta espalhados pelo mundo, incluindo as capitais da Escandinávia e dos Países Bálticos.

Skansen

O que eu achei mais impressionante nesse tipo de museu é a forma como eles são criados. Quase todas as construções do Skansen foram buscadas em diferentes regiões da Suécia, desmontadas e reconstruídas peça por peça no Skansen. Como a maioria das casas eram (e ainda são) de madeira, esse trabalho foi possível. É maravilhoso!

The Oktorp Farmstead - 1870

The Hällestad belfry - 1733The Främmestad Windmill

Rua do Skansen

Casa do SkansenPropriedade Rural

The Ekshärad Farmhouse - 1820

Para tornar tudo ainda mais real, em algumas atrações há  pessoas encenando os costumes e atividades da época. Quem desejar pode conversar com elas e conhecer um pouco mais sobre as construções e hábitos que representam, caso contrário elas continuam o que estão fazendo como se nem percebessem nossa presença por lá. E podemos tirar fotos à vontade.

Mulheres trabalhando

Trabalho na roca

Cozinheiro

Sabe esses projetos arquitetônicos modernos com uma tendência ecológica que tentam criar construções sustentáveis? Pois saibam que os telhados verdes já eram tendência nas fazendas suecas há alguns séculos! :-)

Telhado VerdeTelhado Verde

Nós chegamos ao Skansen já meio tarde, depois de irmos à Prefeitura e ao Vasa, e muitas atrações já estavam fechadas. Tivemos que correr para ver o que desse tempo, mas felizmente algumas casas ainda estavam abertas. Foi legal conhecer algumas por dentro, ver os móveis, a disposição dos cômodos. As mais ricas eram super decoradas. Mas o que mais me impressionou foi o tamanho das camas. Pequeninas, pareciam camas de crianças. Depois a Laura me disse que leu em algum lugar que antigamente as pessoas dormiam sentadas por medo de morrer dormindo caso deitassem. Aí as camas fizeram sentido!

Casa de uma família rica

Sala decorada

Cama pequenina

No Skansen há também alguns jardins, ótimos lugares para descansar um pouco as pernas depois de andar bastante. Achei o de rosas o mais lindo deles. E perto dele há um terraço com uma vista linda de Estocolmo.

Jardim de Rosas

Jardim

Vista de Estocolmo

Além da parte histórica e cultural, o Skansen é famoso também por seu zoológico, que tivemos que deixar de lado por termos chegado tarde. Adorei o passeio, mas se eu soubesse antes que existiam museus parecidos nas outras cidades pelas quais passaríamos durante a viagem, preferia não ter ido, já que tínhamos pouco tempo e muita coisa para ver em Estocolmo. O Skansen exige pelo menos uma manhã ou uma tarde para que seja bem aproveitado. Com poucas horas, nós tivemos que correr, mas ainda assim não vimos nem metade das atrações.

Para mais informações, horários e preços atualizados, visite o site do Skansen.

9 Comments

  1. Kelli Machado

    Eu fui a esse lugar no inverno. Tudo branquinho de neve. Super legal ver as suas fotos, com tudo verdinho e florido :)

  2. Cláudia Ramalho

    Camila, cheguei ao seu blog pelo Google, pesquisando um meio de ir de Estocolmo a Helsinque. Fui lendo um post atrás do outro, guiada por suas dicas, inebriando-me com seus relatos diretos, neutros, detalhados e muito objetivos. Gostei de seu jeito de escrever, de seu estilo de viagem – muito parecido com a meu. Vou acompanhar seus próximos posts. Parabéns!
    Cláudia Ramalho

  3. Camila
    Afinal vcs ainda conseguiram pegar um tempinho bom para visitar Skansen.Depois daquela chuvinha na saída do Vasa… ;)
    Realmente é muito parecido com o que visitámos em Oslo. Estocolmo tem coisas demais para ver em poucos dias.Mesmo nós, com 4 dias completos na cidade, ainda deixámos imenso por ver… a vantagem é que temos muitos motivos para voltar!
    Beijo

    • Viu só, Margarida? Apesar de ter nos atrasado um pouco, até que o tempo colaborou.

      Eu também adoraria voltar a Estocolmo. Quem sabe no inverno para ver como a cidade fica diferente? ;-)

      Beijos!

  4. Marcia Kawabe

    Oi Camila, tudo bem?

    Vi o link das suas postagens sobre Estocolmo no VnV e gostaria de saber se vc comprou o Stockholm Card pra fazer todos esses passeios? Embora tenha lido que vale muito a pena, ainda estou na dúvida se compro ou não … É programa demais pra dias de menos :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.