Östermalms Saluhall

Östermalms SaluhallDepois de um mês e meio contando sobre a viagem, ainda estou nos primeiros dias do roteiro. Se eu continuar nesse ritmo, vou voltar das próximas férias sem ter terminado de contar sobre a que passou. Então, para acabar com a enrolação, aqui vai o último post sobre Estocolmo! Para fechar a série sobre a bela capital da Suécia, nada melhor do que falar sobre comida, ou melhor, sobre um ótimo lugar para apreciá-la: o Saluhall ou, simplesmente, o Mercado de Estocolmo.

O Östermalms Saluhall não fica perto das maiores atrações de Estocolmo, mas vale a pena fazer um pequeno desvio para ir até lá. Nós fomos a pé, desde Gamla Stan, e foi legal também para passear por regiões menos turísticas, mas ainda assim super interessantes. Em frente ao mercado há uma pracinha com alguns restaurantes e lanchonetes e uma feira de flores. Infelizmente não tirei fotos de lá. Lá perto há também alguns museus, mas a grande estrela da região é mesmo o mercado.

Mercado de Estocolmo

O prédio, por si só, já é uma atração. Inaugurado pelo Rei Oscar II Saluhallem 1888, desde o início sua função era proporcionar aos amantes da boa culinária um local onde pudessem encontrar comida boa e fresca com conforto, principalmente no congelante inverno sueco. Acho que conseguiram! Dentro do charmoso mercado encontramos comidas para todos os gostos: carnes, peixes, legumes, frutos do mar, sanduíches, queijos, doces… E nos restaurantes é possível experimentar a típica comida sueca  ou até mesmo massas e cozinha libanesa.

(Detalhe: todos os lugares aceitam cartão. Aliás, passamos uma semana na Suécia sem precisar de dinheiro vivo em nenhum momento. O dinheiro de plástico foi suficiente.)

O chato no Saluhall é que a maioria dos anúncios são apenas em sueco e nem sempre com preços. Eu não gosto muito de ter que perguntar em cada lugar antes de me decidir. Acabamos comendo em um dos poucos que tinha as informações mais claras. O menu não foi nem um pouco típico (wrap com um delicioso suco de frutas), mas resolvemos o problema de uma forma bem local: comendo em uma praça, ao lado de várias pessoas em horário de almoço.

Saluhall

SaluhallSaluhall

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.