Hospedagem nos Países Bálticos

Hospedagem nos Países BálticosAcho que agora é uma ótima hora para se visitar os Países Bálticos. Nas últimas duas décadas eles se tornaram independentes, cresceram, se modernizaram e hoje estão bem preparados para receber os visitantes. Ao mesmo tempo, eles ainda não foram invadidos pelo turismo em massa e, apesar de já integrarem a União Européia, os preços por lá ainda estão bem longe dos altos padrões europeus. Conseguimos ótimas pechinchas na hospedagem nos Países Bálticos, mesmo na Estônia, que adotou o euro em 2011. Os baixos valores nos surpreenderam, mas foram perfeitos para balancear os custos da viagem depois de passarmos por Suécia, Finlândia e Rússia.

Ficamos apenas em hostels (albergues), mas sempre em quartos privados com banheiro. Nenhum deles inclui café da manhã e todos disponibilizavam wi-fi gratuito. As localizações eram sempre as melhores possíveis e assim pudemos visitar quase todos os pontos turísticos a pé.  Todas as reservas foram feitas pelo Booking, sem nenhum pagamento antecipado. Vamos aos detalhes!

TALLINN – 16 EUR Hostel

O nome do hostel não é brincadeira. É isso mesmo! Hospedagem por 16€! Como nosso quarto era de casal, pagamos o dobro, mas nos quartos compartilhados é possível se hospedar por ainda menos. A localização é ótima, numa região tranquila e charmosa, cercada de restaurantes e pertinho do centro histórico de Tallinn. O quarto era espaçoso, mas tinha o defeito da maioria dos albergues: o barulho! As paredes muito finas nos deixavam ouvir tudo o que falavam no quarto ao lado. É o preço que se paga pela hospedagem barata. Um protetor auricular é o melhor amigo de quem  se hospeda em albergues! É melhor já colocar um na mala para não passar raiva! O banheiro era mais ou menos, meio antigo, com aquelas cortininhas que molham o banheiro todo, mas era limpo. Considerando o custo-benefício, eu recomendo! Para mais informações e reservas, clique aqui.

16 EUR Hostel - Tallinn16 EUR Hostel - Tallinn

TALLINN – Hotel G9

Reservamos todos os hotéis da viagem com quase quatro meses de antecedência e por isso encontramos vagas nos mais baratos e recomendados, mas durante a viagem alteramos o dia de chegada a Tallinn e precisamos de mais um dia de hospedagem na cidade. Não havia mais vaga no 16 EUR Hostel e então tivemos que encontrar um outro hotel de última hora. Conseguimos um quarto com camas separadas no Hotel G9 por 35€. Passamos apenas a noite lá, literalmente, pois chegamos após as 21h e saímos logo pela manhã. O quarto também era muito barulhento. Além dos ruídos das pessoas passando no corredor, havia o transporte público (tram) que passava ao lado da janela do quarto. Há um restaurante bem barato no térreo do hotel. Foi uma ótima opção para jantar quando chegamos tarde na cidade, mas prefiro o 16 EUR Hostel, que fica muito mais perto do centro histórico. Para mais informações e reservas, clique aqui.

Hotel G9 - TallinnHotel G9 - Tallinn

RIGA – Riga Style Hostel

Eu sabia que tinha alguma coisa errada com o Riga Style Hostel. O preço da diária (31€) era muito menor do que de outros hotéis e albergues na mesma região, a poucas quadras de Vecrīga, o centro histórico de Riga. Enquanto pesquisava eu já descobri o motivo: ele fica no quinto andar de um prédio sem elevador. Gastei alguns minutos pensando se encararia ou não,  mas é melhor aproveitar enquanto ainda estamos novos e quase sem preguiça, né? O esforço é recompensado quando se chega lá em cima. Percebe-se que os donos tiveram cuidado com cada detalhe. Ficamos no quarto Tokyo, que tem uma decoração linda. A cozinha também é ótima, super equipada e sempre organizada. Os funcionários são super simpáticos. A localização também é boa, a poucas quadras das principais atrações e pertinho da estação de trem. Adorei!

É claro que nem tudo é perfeito. Como sempre, o barulho incomodava, já que o quarto fica no corredor de acesso à cozinha e aos banheiros compartilhados. Mais uma vez os protetores de ouvido nos salvaram!  Outro inconveniente era que a internet sem fio não pegava no quarto, apenas na recepção. E as escadas do prédio, que tem mais de 100 anos, são desagradáveis por causa do mau cheiro, mas felizmente o problema não atinge o hostel. Ainda assim, pagando apenas 31€ nem podemos reclamar! Para mais informações e reservas, clique aqui.

Riga Style Hostel - Recepção

Riga Style Hostel - Quarto TokyoRiga Style Hostel - Quarto Tokyo

Riga Style Hostel - BanheiroRiga Style Hostel - Banheiro

VILNIUS – Hostelgate

Em Vilnius ficamos na hospedagem mais simples da viagem, mas no albergue mais caro:  53€. O quarto era pequeno e espartano e nós é que tivemos que colocar a roupa de cama e a capa no edredom. Mas, para compensar, a localização é ótima, dentro da cidade antiga e ao lado de uma rua cheia de restaurantes. Precisamos ir para o aeroporto de madrugada e o funcionário do hotel acordou na hora para chamar um táxi, que chegou em poucos minutos e foi muito mais barato do que os preços que eu havia pesquisado. Para mais informações e reservas, clique aqui.

Hostelgate - Vilnius

Hostelgate - VilniusHostelgate - Vilnius

O post contém links para programas de afiliados. Leia a política de monetização do Viaggiando.

1. Valeria M Freire

Olá Camila!!
    Seu Blog é bom demais!
    Uma pergunta: sempre viajo sozinha e quero saber se terei problema para conhecer Estônia, Letônia e Lituânia sem tours (abomino tours). Falo inglês e italiano fluentes (falar italiano certamente não ajuda -:). Agradeço e aguardo.

• Camila Navarro

Valeria, se você já tem o costume de viajar sozinha, vai tirar esses países de letra. São países seguros e bem preparados para o turismo.

2. Prezada Camila, parabéns pelos posts.
    por favor das e capitais eu vou em apenas uma, Qual você me recomenda?

• Camila Navarro

Pergunta difícil, Nilton! Depende dos seus interesses e do seu roteiro, mas resumindo bastante acho Tallinn a mais bonita e mais acessível.

3. Bruno Cardoso

Pelo que li, esse hotel em Vilnius é TOTALMENTE desaconselhável. Preço caro, que nem as cobertas da cama cobria… Sei não, acho que me dava um treco se chegasse no local, cansado, e ainda ter de botar lençóis e afins na cama. Já quanto aos outros hostels, me pareceram legais mesmo. Acho que o barulho de que vc fala não me incomodaria porque quando eu viajo ando muito mesmo e chego tão cansado à noite e caio na cama de tal maneira que acho que se um caminhão buzinasse ao meu ouvido eu não ouviria. Rsrsrsrs. Só uma dúvida: os 35€ do G9 e os 31€ do Riga Style Hotel eram por quarto ou preço individual? Abraço, Camila

(PS: continuo aguardando o Chile…)

• Bruno, os preços em Vilnius destoaram da Estônia e da Letônia, mas se eu voltasse tentaria encontrar um hostel com melhor custo-benefício. Quanto ao barulho, ainda bem que ele é contornável! Meu marido também não se importa tanto, pois depois que dorme ele não ouve mais nada. Já eu acordo com qualquer ruído! Os preços são por quarto! Muito barato, né? Mais uma motivo para visitar esses países! ;-)

4. Oi, Camila!

Descobri seu blog essa semana, em alguma citação do Viaje na Viagem e estou adorando, ele é muito fofo! Já li toda a parte da viagem para Bolívia e Peru e AMEI! Para ser sincera, eu até tinha vontade de conhecer Machu Picchu, mas a região dos Andes não estava exatamente na minha lista de prioridades… Porém após ler seus posts e ver suas fotos me deu uma vontaaaaade de ir lá!

Agora vou ler seus posts sobre a Rússia, pois esse sim é O meu sonho de consumo. O dia mais feliz da minha vida vai ser quando eu colocar meu pé mochileiro na Rússia! :)

Eu tou começando com esse negócio de Blog de Viagem, ainda não achei o tom certo, nem tenho muita disciplina para fazer todos os relatos assim explicadinhos tin-tin por tin-tin, mas vamos ver no que dá. Por enquanto tou fazendo mais um relato das minhas (poucas) andanças por aí para me relembrar e continuar viajando um pouquinho…

Abraços,
    Lidia.

• Oi, Lidia! Seja bem vinda!

A Rússia também era meu grande sonho! E continua sendo, já que não posso dizer que conheço o país depois de ir apenas a São Petersburgo, né? Mesmo assim foi uma experiência e tanto!

Passei no seu blog e vi você já tem bastante coisa lá! É assim mesmo, aos poucos a gente vai encontrando nosso tom. Eu ainda estou decobrindo o meu. ;-)