Puerto Varas

Puerto VarasHá lugares pelos quais a gente se apaixona à primeira vista, literalmente. Foi o que aconteceu quando vi fotos da Patagônia Chilena, há alguns anos, e me convenci de que a região tem algumas das paisagens mais lindas do mundo. Conhecer Torres del Paine seria a realização de um sonho e era esse o meu objetivo quando planejei ir ao Chile, mas acabou não dando certo, como eu contei aqui.  Mas já posso dizer que conheço a Patagônia, pois Pucón e Puerto Varas são parte dela. Ainda assim, apesar de ter adorado Pucón, lá não encontrei a Patagônia com a qual sonhava. Já em Puerto Varas eu pude sentir um pouquinho do que eu imaginava encontrar no extremo sul do nosso continente. Em pleno verão os termômetros chegavam a marcar míseros 9 °C. E o vento era daqueles irritantes, que pioram a sensação de frio e não deixam nosso cabelo sossegado um só instante.

Assim como Pucón, Puerto Varas também estava lotada. Em ambas não havia mais vagas nos hotéis (não vá sem reserva a nenhuma delas!), mas o engraçado é que nas ruas de Puerto Varas quase não percebemos a presença de turistas. Chegamos na cidade numa tarde de domingo e as ruas estavam vazias, mas não havia problemas, pois a grande atração estava dando as caras naquele dia: o Vulcão Osorno. Com o tempo nublado, sua silhueta chegava a se confundir com as nuvens, mas ele estava lá!

Vulcão Osorno

Puerto Varas é pequena e uma caminhada para conhecer seus pontos turísticos não leva muitas horas. Em algumas partes da cidade há marcado na calçada um roteiro bem sinalizado de atrações e sempre há placas detalhando cada uma delas. O passo a passo não é necessário, mas é legal para perceber se estamos deixando passar uma construção importante, por exemplo.  Seguindo as setas, chega-se à Casa Kuschel e à Iglesia Sagrado Corazón de Jesús, por exemplo, duas heranças da colonização alemã na região, ambas construídas no início do século passado. Da igreja se tem uma boa vista da cidade e avista-se a pontinha do Vulcão Osorno. Nós não entramos na igreja, pois estava havendo um velório quando estivemos lá e preferimos nos abster de uma visita tão lúgubre.

Placa do Circuito Turístico

Casa Kuschel

Iglesia Sagrado Corazón de JesúsIglesia Sagrado Corazón de Jesús

Vista da igreja

A Plaza de Armas é um ótimo lugar para sentar e ficar vendo o tempo passar e é também verdadeiro redutos de mochileiros que se esparramam pela grama. Nos horários em que algum grupo em excursão passa pela cidade, a praça fica lotada de turistas estrangeiros e de músicos se exibindo. Para completar a caminhada, nada melhor do que andar à beira do Lago Llanquihue e descobrir lindos cantinhos da cidade que não estão nos mapas.

Lago Llanquihue

Detalhes de Puerto Varas

PASSEIO DE BARCO COM O CAPITÁN HAASE

No primeiro dia em Puerto Varas estávamos com preguiça de inventar o que fazer e embarcamos em uma opção óbvia: um passeio pelo Lago Llanquihue a bordo do Capitán Haase, um barco a vela com saídas diárias, às 12h e às 19h30. Nós fomos à tarde e foi ótimo, pois presenciamos um lindo pôr do sol. Mas é preciso ir preparado, pois no barco faz ainda mais frio do que o normal! Há uma parte fechada, mas que graça teria ficar confinada com as paisagens que tínhamos do lado de fora?

O passeio durou cerca de uma hora e meia e custou 8.000 pesos por pessoa. Os tickets são vendidos na Casa del Turista, no cais do lago. A bordo há um bar e o consumo é pago na saída, em dinheiro. Uma música tranquila embala a navegação e o clima é bem familiar. Recomendo!

Lago Llanquihue

A bordo do Capitán HaaseA bordo do Capitán Haase

Vulcão Osorno

Vulcão Calbuco

Navegação no Lago Llanquihue

A bordo do Capitán HaaseA bordo do Capitán Haase

Puerto Varas

Capitán HaaseCapitán Haase

Pôr do sol em Puerto Varas

COMIDINHAS

Na hora das refeições não fomos nem um pouco criativos e repetimos o lugar de que mais gostamos. Puerto Varas não tinha os mesmos preços camaradas de Pucón e a maioria dos restaurantes não colocava o cardápio na porta para sabermos se eram pro nosso bico. Na dúvida, acabávamos não entrando. Nas primeiras horas na cidade vimos um restaurante legal que anunciava um menu del día interessante e com preço convidativo: 5.000 pesos por prato principal, sobremesa e uma bebida (vinho, refrigerante ou chá).  Era o Caffe el Barista. O prato anunciado era um salmão com purê de ervilhas e eu perguntei se tinha alguma opção para vegetarianos e eles prontamente se propuseram a adaptar o prato para mim. Eu até poderia ter pedido algum outro prato do cardápio, mas os menus fixos no almoço geralmente são a melhor opção, não só pelo preço, mas por ter sido um prato especialmente selecionado para o dia. E foi uma ótima escolha. Os dois pratos estavam deliciosos, mas boa mesmo era a sobremesa! Uma mistura de suspiro, frutas e um creme delicioso. Tá, vou falar a verdade, o que eu queria mesmo quando fiz meu pedido era a sobremesa!

Salmão com purê de ervilhasSalada, purê de ervilhas e molho de azeitona

Uma sobremesa deliciosa do Caffe el Barista!

Gostamos tanto que voltamos para jantar no dia seguinte. Nossa segunda opção foi um pouco menos saudável: sanduíches! Eu quis voltar para experimentar o hambúrguer vegetariano. Estão vendo como eu passei bem no Chile? O atendimento foi sempre atencioso e o ambiente era super legal, com direito a Beatles como música ambiente. O Caffe el Barista fica na Walker Martinez, 211 A.

Hambúrguer do Caffe el Barista Sanduíche vegetariano

Um prato típico chileno que experimentamos em Puerto Varas foi a chorrillana, um daqueles que a gente come e logo depois se arrepende. Parece a nossa tábua de carnes, uma mistura de batatas fritas, cebolas, ovos fritos e carne. Eu deixei a carne por conta do Eduardo, é claro. Comemos em uma lanchonete no centro da cidade, onde o prato é bem fácil de encontrar.

Mas típico mesmo de Puerto Varas é o kuchen, uma espécie de bolo, geralmente com cobertura de frutas, herança da colonização alemã na região. É claro que me dediquei a encontrar o melhor kuchen da região. O primeiro que experimentei foi em uma feira que estava acontecendo na cidade quando chegamos. Não foi o melhor de todos e eu continuei minhas buscas. Em breve conto minha conclusão. ;-)

Kuchen

32 Comments

  1. Adorei as dicas de vcs! Um dos melhores blogs que ja li! Bem detalhado! Cm faziam os passeios para as cidades vizinhas? vcs foram no Osorno? Vale a pena? Irei em Agosto agora!

  2. Gostei muito do B&B SUENOS DEL SUR. Quartos e banheiros limpissimos e tratamento especial dos proprietários Cristina e César.

  3. Estou indo com a minha mãe agora no início de fevereiro e fiquei com uma grande curiosidade: onde foi o melhor kuchen que você comeu? Amamos doce e quero provar o melhor! rs Obrigada!

  4. Anasilvia Mota

    Olá Camila. Ótimo post! Pretendo ir a Puerto Varas em dez/2013, li o seu comentário mencionando sobre o frio, ainda que no verão. Quando você esteve lá?
    obrigada.
    Ana Mota

  5. Adorei o relato! Eu e meu marido passamos por la em julho de 2012 fazendo o roteiro dos lagos andinos. Gostamos tanto que retornaremos neste ano, também em julho, pra passarmos 6 dias…vale a pena…o hotel cabanas del lago é perfeito e gente, imperdível o jantar no Fogon las buenas brasas, pra que gosta de frutos do mar (não deixem de experimentar o carangueijo do Alasca, o salmão, o congrio e as deliciosas sobremesas com framboesa…ai, já deu agua na boca). Ah, claro! Tomar excelentes vinhos e namorar muuuito pq é destino lua de mel!

  6. Camila

    Como vocês foram de Pucon para Puero varas?
    Obrigada

  7. Oi, vou para Puerto Varas e Puerto Montt em julho e gostaria de saber quais são os atrativos do lugar durante a noite. É minha primeira visita ao Chile e ainda estou meio perdido no que fazer por lá. Me ajuda? hehehe Obrigado!

  8. Camila,

    Estamos no El Barista esperando nosso jantar. Nossa estada em Puerto Varas foi altamente influenciada pelos seus relatos. Indicações todas muito boas até agora.

    Parabéns pelos “posts” e obrigado pelas dicas!!

    Um abraço,
    Rodrigo e Gabriela.

    • Que delícia ler um comentário desses! Espero que tenham gostado do El Barista e de tudo mais em Puerto Varas. Quando retornarem, passem aqui para me contar mais! :-)

  9. Uaaaau … seu post me fez ir a este lugar mesmo estando no sofá da minha casa!! Agora fiquei muuuuito empolgada pra conhecer!!

  10. Vc. nao comentou sobre Puerto Monte, tambem e muito bonito e se tem o Pacifico aos seus pes. Enfim a regiao e toda muito bonita.

    • Oi, Winston! Eu não falei sobre Puerto Montt porque não a conheci. Eu até queria ter ido lá e seguido para Chiloé, mas eu não fiquei muito tempo na região e escolhi as atrações que mais me interessavam.

      Um abraço!

  11. Que delicia de post… quero muito conhecer o Chile de cabo a rabo (risos). Tenho a impressão que vou me apaixonar, assim como aconteceu com a Nova Zelândia!!!
    bjos

    • Mirella, e eu tenho a impressão de que o Chile e a Nova Zelândia têm paisagens parecidas, mas acho que são as cenas de “O Senhor dos Anéis” que me induziram a pensar assim. rsrs

      Beijos!

  12. Isaac Oliveira

    Fui ( Hotel Colonos del Sur em frente ao lago, quarto c/vista p/ o Orsono), gostei e estou voltando em Outubro. Passeios, comidas, gente tudo nota 10.
    As dicas são ótimas.
    Saludos!
    Isaac Blau Jones Oliveira

  13. Roberta Maues

    esta foi a cidade que mais gostei do Chile. Senti-me muito bem tratada lá. Também ousei a tomar banho na água gelada do Lago… Era verão, um dia de sol, e como você mesma falou, temperaturas baixas… mas vi tanta criança se jogando naquele lago, que pensei que não deveria estar tão frio assim. Engano total, quase congelo, mas foi maravilhoso!

  14. Camila,
    Adorei a cara da sobremesa :-)
    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.