Palácio da Liberdade

Palácio da LiberdadeNo último dia 4, o Palácio da Liberdade, um dos espaços integrantes do Circuito cultural Praça da Liberdade, foi reaberto ao público com um novo projeto museográfico, chamado “Palácio da Liberdade: Memórias e Histórias”. A proposta do novo formato é recriar a história do prédio e da política mineira de forma mais moderna e interativa. Eu, que havia visitado o Palácio há poucos meses, voltei lá ontem para conferir as mudanças e constatei que a visita permanece praticamente a mesma e que as melhores novidades não estão no Palácio em si. A principal delas é o horário de visitação, que antes era apenas aos domingos pela manhã e foi ampliado para os sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A outra é que agora as fotografias na parte interna do prédio são permitidas. São duas excelentes notícias para quem planeja conhecer o Circuito Cultural!

Palácio da Liberdade

As visitas ao 2º pavimento continuam sendo apenas guiadas, mas existe a previsão de que no futuro os visitantes possam andar livremente pelo prédio. Cada grupo de no máximo 15 pessoas é acompanhado por um monitor no percurso que dura cerca de uma hora. A primeira coisa que chama a atenção é a escadaria de ferro fundido em estilo art nouveau trazida desmontada da Europa para compor o Palácio da Liberdade. Quem visita o Museu das Minas e do Metal ou o Memorial Minas Gerais Vale com certeza percebe a semelhança entre as escadas, até porque os três prédios foram inaugurados na fundação de Belo Horizonte, em 1897, mas é claro que a sede do governo estadual é que tinha a escadaria mais grandiosa.

Escadaria do Palácio da Liberdade

Escadaria do Palácio da LiberdadeEscadaria do Palácio da Liberdade

Escadaria do Palácio da LiberdadeEscadaria do Palácio da Liberdade

No 2º andar estão as salas mais bonitas, que justificam o nome de Palácio que o prédio recebe. A última grande restauração, efetuada entre 2003 e 2006, conseguiu trazer o prédio à sua melhor forma, que não é a da época de sua inauguração, mas sim de quando Belo Horizonte recebeu a visita dos reis da Bélgica, em 1920. Para essa ocasião, a Praça da Liberdade também foi toda reformulada, adquirindo o aspecto que vemos hoje, inspirado nos jardins do Palácio de Versalhes.

Palácio da Liberdade

Palácio da LiberdadePalácio da Liberdade

O Palácio da Liberdade foi ocupado por muitos governadores, pois acumulava as funções de sede administrativa de Minas Gerais e residência oficial dos governadores. E é claro que cada governador que ali se instalava acabava fazendo as alterações que bem queria no prédio. Imaginem que algumas das paredes dessas lindas salas estavam cobertas por tinta branca! Um pecado!

Palácio da LiberdadePalácio da Liberdade

Palácio da Liberdade - Salão Nobre

Palácio da LiberdadePalácio da Liberdade

A arquitetura predominante do Palácio da Liberdade é o estilo eclético (o que para mim significa que tudo é permitido!) e na decoração também se vê um pouco de tudo. Como Belo Horizonte foi uma cidade planejada para substituir Ouro Preto logo após a Proclamação da República no Brasil, vários ideais republicanos estão presentes nas pinturas dos principais salões, com inspiração claramente francesa. O engraçado é que ali muita coisa não é o que parece. Os olhos nos enganam e o que parece pedra ou madeira pode ser pintura utilizando uma técnica de imitação.

Palácio da Liberdade - Salão do Banquete

Palácio da Liberdade - Salão do Banquete

Palácio da Liberdade - Salão do BanquetePalácio da Liberdade - Salão do Banquete

Detalhes do Palácio da LiberdadeDetalhes do Palácio da Liberdade

Os lustres  do Palácio da Liberdade são uma atração à parte. Eles foram trazidos da Europa, assim como a maioria da decoração. Na verdade, quase tudo foi importado da Europa. As telhas vieram de Marselha, a madeira do piso veio da Letônia, as estruturas metálicas da Bélgica. Dizem que de Minas Gerais mesmo só usaram os tijolos, as pedras e a cal.

Lustres do Palácio da LiberdadeLustres do Palácio da Liberdade

Lustres do Palácio da LiberdadeLustres do Palácio da LiberdadeLustres do Palácio da Liberdade

E o pescoço pode chegar a doer durante a visita, porque as maiores belezas estão mesmo no alto. Os tetos receberam as pinturas mais bonitas. As melhores são creditadas a Frederico Steckel, o alemão responsável pela ornamentação do palácio.

Teto do Salão Nobre

Teto no Palácio da Liberdade

Teto do Salão do Banquete

A partir das janelas e sacadas, inclusive do Parlatório, aquela em que os governadores usavam para fazer seus discursos (hoje em dia isso já não é muito comum, né?), se avista a Praça da Liberdade e parte dos jardins do Palácio, nos fundos do prédio.

Praça da Liberdade

Praça da LiberdadeParlatório do Palácio da Liberdade

Jardim do Palácio da Liberdade

A nova restauração incluiu alguns recursos interativos, como quadros em que antigos governadores de Minas contam parte da história do estado ou um telefone que reproduz uma conversa fictícia entre JK e Niemeyer sobre a construção do Palácio das Mangabeiras, atual residência oficial do governador. Esses detalhes tornam a visita mais divertida, mas serão mais interessantes quando ela não for mais guiada, pois o roteiro em grupo não reserva tempo para essas paradas.

Interatividade no Palácio da LiberdadeInteratividade no Palácio da Liberdade

As salas do 1º andar e o jardim do palácio podem ser visitadas livremente, independentemente da visita guiada. A melhor parte está mesmo dentro do prédio, mas vale a pena dar uma passeada pelo jardim, principalmente se o dia estiver bonito.

Jardim do Palácio da Liberdade

Palácio da Liberdade

IMPORTANTE: Em abril de 2015 as visitas ao Palácio da Liberdade foram suspensas. A informação no site do Circuito Liberdade diz que “As visitas ao Palácio da Liberdade estão sendo reavaliadas. Temporariamente o espaço está fechado.” Só nos resta esperar. :-(

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Endereço: Praça da Liberdade

Telefone: (31) 3217-9500

Horário de Funcionamento: Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h (entrada até as 15h).

Entrada: Gratuita.

Fotografia: Permitida, desde que sem flash.

Serviços: Guarda-volumes no térreo.

Tempo de Visita: Uma hora para a visita guiada e meia hora para o restante.

Para mais informações, visite o site do Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Para ver tudo o que já foi publicado sobre o Circuito Cultural Praça da Liberdade no Viaggiando, clique aqui.

10 Comments

  1. Joice Naiara de Oliveira

    Nossa que palácio lindo, amei demais essa arquitetura passa muitas sensações encantadoras daquela época.

  2. Mas é a influência européia é que embeleza a nossa arquitetura. Se ela fosse brasileira, sejamos realistas: com essa mania de copiar os E.U.A, o Brasil se parece com uma ‘favela melhorada’… Temos criatividade e dinheiro. Mas não temos sabedoria…

  3. Oi Camila,
    preciso de uma ajuda sua em relação a localização de hotel. Vou a BH em outubro. Mas não queria gastar mt em hotel e vi que as opções mais razoáveis e baratas são os ibis budget, mas fico com um pco de receio em relação a localização. Fiquei tentada em me hospedar no nv ibis que abriu na rua Rio Grande do Norte, mas não sei se é uma boa localização (lugares pra comer, especialmente a noite). Outra dúvida que eu tenho é em relação ao traslado confins-bh, duas pessoas valem a pena pegar o executivo e depois um taxi para o hotel ou o taxi direto do aeroporto?
    Mt obrigada e parabéns pelo excelente blog!

    • Izumi, não conheço esse Ibis da Rio Grande Norte, mas para mim o melhor localizado é o Ibis Savassi, que fica na Av. do Contorno. Dá para ir a pé para a Praça da Liberdade, tem um shopping (Pátio Savassi) quase ao lado e vários restaurantes por perto. O Ibis Budget fica perto da Praça da Liberdade, mas à noite não é tão legal. A maioria dos restaurantes estão em Lourdes e Savassi. O táxi do aeroporto é muito caro (quase R$ 100,00). O melhor é pegar o Conexão Aeroporto mesmo. O executivo vai para a Savassi e o convencional para a rodoviária. Depois você pega um táxi para o hotel. Você pode ver os preços e horários aqui: http://www.conexaoaeroporto.com.br/

  4. muito lindo, camila! uma pena apenas que tudo seja influência européia. um pouco de brasilidade daria mais charme ao palacio. mas enfim, outra época, outras prioridades. legal mesmo é saber que a entrada é gratuita. ando visitando tantos museus, palacios e castelos gratuitos pelos lados de ca e fico um pouco revoltada por quase todo o acesso à cultura no brasil ser pago (e caro!). ponto pra bh! so faz aumentar o meu desejo de te fazer uma visitinha!

    • Mirelle, isso também me incomodou um pouco. Não só a influência é européia, mas até mesmo a maioria dos materiais e objetos do palácio! Mas ó, quase todas as atrações do Circuito Cultural são gratuitas. Apenas o Museu das Minas e do Metal é pago e mesmo assim é barato (R$ 6,00). Fiquei feliz por ver que anda tendo até fila para entrar no Palácio da Liberdade, porque o que eu vi até agora é que as pessoas não aproveitam muito o que a cidade oferece. Espero que isso mude, porque BH tem muitas atrações de qualidade e de graça!

  5. Fernanda Scafi

    Lindo! Preciso voltar a BH pra fazer todo o circuito da Praça da Liberdade.

    • Fernanda, para conhecer tudo tem que reservar pelo menos uns dois dias! Ainda mais que no final do mês será inaugurado um novo componente do circuito, o Centro Cultural do Banco do Brasil. O entorno da Praça da Liberdade está ficando cada dia melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.