198 Livros: Quirguistão – Jamilia

198 Livros - Quirguistão Sei que a maioria das pessoas provavelmente nunca ouviu falar do Quirguistão. Isso não é nenhum pecado, afinal, qual contato temos com esse país tão distante? Para nós, todos os  países “stão” podem parecer os mesmos. Cazaquistão, Turcomenistão, Tajiquistão, Uzbequistão, Quirguistão… As montanhas ajudam a isolá-los do restante do mundo. Não sabemos o que os une ou o que os diferencia.  Suas fronteiras foram totalmente redesenhadas no último século. Tendo feito parte da extinta União Soviética, eles conquistaram a independência recentemente, em 1991. Essa volta ao mundo dos livros está me ajudando a entender um pouco o passado e o presente de cada um desses países. Só espero não confundir tudo no final!

Quando se pesquisa sobre a literatura do Quirguistão, um nome é unanimidade: Chyngyz Aitmatov. Ele parece ser o único escritor quirguiz cujos livros ganharam alcance mundial. Dizem que suas obras, em quirguiz e em russo, foram traduzidas para mais de 150 línguas! Seu livro mais famoso e que o tornou conhecido foi Jamilia, o escolhido para o #198livros. Eu encomendei o meu exemplar no Book Depository e só depois descobri que ele havia sido publicado em Portugal com o título Djamila. E também que havia uma tradução do livro em inglês publicada na internet e que pode ser lida por todos aqui. Agora não há desculpas! Ficou fácil ler um livro do Quirguistão!

Jamilia - Chyngyz AitmatovJamilia é um romance curtinho. A gente começa a ler e quando vê já está chegando ao final sem quase piscar os olhos. E não é só pelo tamanho do livro (são menos de 100 páginas com bastante espaçamento), mas também porque a leitura é bem gostosa. A história se passa num vilarejo no interior do Quirguistão durante a Segunda Guerra Mundial. A maioria dos homens foi para a guerra e ficaram para trás quase que somente mulheres, idosos e crianças que precisam trabalhar para manter os soldados no front. É a triste e típica realidade de países em guerra, não é?

Seit é o mais jovem dos irmãos, o único que ficou em casa. O marido de Jamilia, sua cunhada, é um dos que foram para a guerra. Ela e o marido mal se conheceram antes de sua partida e ele apenas a menciona nas cartas que envia à família, mas Seit e seus pais a adoram, apesar de Jamilia ser bem diferente das outras moças da região. Nesse enredo aparece Daniyar, um ferido de guerra que ainda carrega as cicatrizes e os traumas da batalha.

Um marido distante física e emocionalmente, uma moça jovem e bonita, a insegurança causada pela guerra… Já dá para imaginar onde tudo isso termina, né? Não vou contar muito, apesar de a contracapa do livro já entregar quase tudo, mas a história de amor contada nem é o mais importante. O que torna Jamilia belo é a forma como esse amor é contado. Com poucas palavras, usando a música e as cores da natureza como cenário, Chyngyz Aitmatov escreve um poema em forma de prosa. E ainda nos apresenta a vida rural no Quirguistão comunista na metade do século passado. Um mundo que parece não mais existir, mas do qual com certeza ainda podemos encontrar alguns resquícios em algum lugar remoto do planeta.

Jamilia foi publicado originalmente em quirguiz e em russo, em 1958, e  em inglês em 2007 pela Telegram Books. A tradução é de James Riordan.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

 

7 Comments

  1. Luciano Mello

    Eu só leio livros que as bibliotecas rejeitam, tenho lido clássicos.

  2. Lucimara Busch

    Vi teu link aqui Camila, e deu 40 páginas o livro. Vou ler logo esse também. Obrigada por compartulhar! :)

    • Espero que a tradução seja boa, Lucimara! É mesmo pequenininho, você vai ler super rápido, até porque a história é uma delícia!

      • Lucimara Busch

        Bem deliciosa essa leitura mesmo! Li devagar! Foi até bom ler em inglês porque se fosse em português, teria lido rápido demais sem perceber algumas coisas. E o nome desse autor fica pra minha lista! :)

  3. Lu Malheiros

    Camila,
    Concordo com tudo o que você disse! O livro é um poema em forma de prosa!

    • Lu, tô achando que daqui a pouco você é que vai ter que fazer os sorteios! Você já leu tudo! rsrs

      • Lu Malheiros

        Que nada, Camila!!! Acabei o 27o. livro hoje. Estou indo devagar por que, no momento, só estou com livros no Ipad: não tenho coragem de abri-lo no ônibus :-( Comprei alguns livros no book depository, mas eles ainda não chegaram…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.