Os Palácios de Sintra

Palácios de SintraEu já falei que Sintra merece muito mais do que algumas poucas horas só de passagem, mas, afinal, o que é que tem para fazer por lá que não cabe em um simples bate e volta a partir de Lisboa? A resposta é fácil: muitos parques,  palácios e monumentos. Mesmo dormindo duas noites em Sintra, eu não consegui fazer todos os passeios disponíveis na região. Na hora de escolher os Palácios de Sintra fiquei com aqueles que mais me interessavam e que tivessem fácil acesso. Para ver tudo, acho que eu precisaria de pelo menos mais um dia por lá. Motivos para eu voltar não faltam!

QUINTA DA REGALEIRA

A Quinta da Regaleira foi minha atração preferida em Sintra. Gostei tanto que ela até ganhou um post especial aqui no blog. Todos os detalhes estão lá!

Quinta da Regaleira

PALÁCIO NACIONAL DE SINTRA

O Palácio Nacional de Sintra não passa despercebido, pois fica bem na praça principal, um lugar pelo qual todos os turistas passam, mas principalmente porque de vários pontos da cidade a gente avista suas enormes chaminés. Ele não é um palácio do jeito que a gente imagina e olhando de fora ele aparenta ser bem simples, mas lá dentro a gente tem algumas surpresas.

Palácio Nacional de Sintra

Palácio Nacional de Sintra

O palácio ostenta uma mistura de estilos arquitetônicos de diferentes períodos, herança das modificações efetuadas pelos diferentes reis que o habitaram. Muitos detalhes, como os revestimentos de azulejo, foram influência da arte mudéjar deixada pelos árabes na Península Ibérica.

Sala dos Cisnes

Sala dos CisnesSala das Pegas

Palácio Nacional de Sintra

Os tetos são um capítulo a parte. Mesmo quando as paredes não disserem nada, olhe para cima para tirar a prova. A Sala das Pegas é a que tem a história mais engraçada. No teto estão desenhados 136 pegas (passarinhos) e no bico eles carregam um bilhete com a expressão por bem,  que seria a divisa de D. João I. Mas dizem as más línguas que a história dessa sala não é tão casta. Reza a lenda que D. João I foi pego em flagrante pela rainha enquanto dava um beijo em uma de suas damas. Para se safar, ele disse à esposa que o beijo era um sinal de amizade, “por bem”. E para não deixar dúvidas de sua inocência, mandou pintar as pegas eternizando a expressão.

Sala das PegasSala das Pegas

Sala das Galés

Capela PalatinaCapela Palatina

Para mim o espaço mais lindo de todos é a Sala dos Brasões. A beleza vai das paredes recobertas por painéis de azulejo ao teto ricamente decorado. É ou não é de cair o queixo?

Sala dos Brasões

Sala dos Brasões

PALÁCIO DA PENA

Esse sim é o tipo de palácio que a gente espera, com muita cara de cenário de conto de fadas! O Palácio Nacional da Pena foi construído por D. Fernando II no século XIX. Ele é o maior exemplo do estilo Romântico em Portugal. São tantos detalhes que a gente poderia passar horas ali só tentando encontrá-los. Por dentro ele tem vários ambientes suntuosos, mas foi da parte externa que eu gostei mesmo. Chegamos lá com o tempo feio, cheio de neblina, mas demos sorte e o sol apareceu antes de irmos embora, deixando o palácio ainda mais colorido!

Palácio da Pena

Palácio da Pena

Palácio da PenaPalácio da Pena

Palácio da PenaPalácio da Pena

Palácio da Pena

Palácio da PenaPalácio da Pena

CASTELO DOS MOUROS

O Castelo dos Mouros fica pertinho do Palácio da Pena, de um lugar a gente avista o outro. Estivemos no Castelo dos Mouros primeiro, ainda pela manhã, e o tempo estava bem feio. A vantagem é que a atração toda era quase que só nossa, só a dividíamos com os trabalhadores que efetuavam restaurações no local. O que vemos hoje são as ruínas da fortaleza construída pelos mouros no século X. Enquanto a gente caminha sobre a antiga muralha, a melhor coisa a se fazer é observar a estupenda vista que se tem de lá. A gente vê quase todas as outras atrações da região lá de cima, incluindo o Palácio da Pena, A Quinta da Regaleira e o Palácio Nacional de Sintra.

Castelo dos Mouros

Castelo dos Mouros e Palácio da Pena

Vista do Castelo dos Mouros - Centrinho de SintraVista do Castelo dos Mouros - Quinta da Regaleira

Castelo dos Mouros

Castelo dos MourosCastelo dos Mouros

Trilha do Castelo dos Mouros para o Palácio da Pena

COMO CHEGAR AOS PALÁCIOS DE SINTRA

Ao Palácio Nacional de Sintra é o mais fácil, já que ele fica no centrinho da cidade. A Quinta da Regaleira fica a poucos minutos de caminhada de lá. O Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros é que ficam fora da cidade e para chegar até eles há um ônibus turístico, o 434, denominado Circuito da Pena. Ele para na estação de trem, no centro histórico (Palácio Nacional de Sintra), no Castelo dos Mouros, no Palácio da Pena e no Museu do Brinquedo, nessa ordem. O bilhete de ida e volta custa 5 €. Na ida (subida) ele permite múltiplos embarques, mas na volta (descida) apenas um desembarque. Então você pode, por exemplo, embarcar no centro, descer no Castelo dos Mouros, embarcar novamente para o Palácio da Pena e voltar para o centro ou para a estação de trem usando um único bilhete.

PREÇOS

Exceto pela Quinta da Regaleira, a maioria das atrações de Sintra fazem parte de um mesmo circuito turístico que engloba também o Palácio de Queluz. Em vez de comprar bilhetes individuais, vale a pena comprar um dos tickets combinados. Para mais informações, consulte o site dos Parques de Sintra. Lá você descobre também que Sintra tem ainda mais um monte de atrações que não entraram no meu roteiro.

Para ler tudo o que já foi publicado sobre Portugal no Viaggiando, clique aqui.

2 Comments

  1. Oi Camila, tudo bem?
    Eu comento aqui de vez em quando, mas estou sempre acompanhando o blog! Na verdade, eu sou um verdadeiro apaixonado pela série dos livros que você está realizando. Até agora eu só li o da Bulgária, mas quero muito ler os outros que você sugeriu. Não quero nem pensar na falta que vou sentir desses posts quando acabar!
    Sintra é uma cidade realmente bonita, mas vou te contar que não tive bons momentos lá. Na saída do Palácio Nacional de Sintra fui ao banheiro e caí da escada que leva aos ditos cujos, quebrando o tornozelo em dois lugares. Daí já viu né? Seguro saúde e fim da viagem que estava só começando pois o médico disse que não deveria continuar sendo que não poderia de jeito nenhum colocar o pé no chão. Mas quer saber? AMEI o pouco de Portugal que vi (e comi!) e volto COM CERTEZA para lá, terra de meus avós. O Palácio, apesar dos apesares, é lindo mesmo. Os tetos das salas são impressionantes. Aquele dos cisnes que dizem representar a filha (feia, coitada) do rei em todos os seus anos é impressionante. E aquelas cômodas, escrivaninhas e armários com riqueza de detalhes fascinante? Mas fica a minha dica: A escada dos banheiros do Palácio são perigosas, e não lembro de possuir corrimão ou antiderrapante nos vários degraus de madeira. Como é saída de banheiro, ainda por cima desconfio ser constantemente salpicada de pingos d’água daqueles que preferem secar as mãos no ar. Estranho, porque as escadas do Palácio em si possuem muito mais segurança do que esta da loja-banheiro que eles adaptaram ao Palácio. Um perigo!
    Abraços, Gustavo!

    • Que chato, Gustavo! Problemas de saúde em qualquer viagem já são terríveis, mas ter que abortar as férias é ainda pior! Ainda bem que mesmo assim você conseguiu gostar do que chegou a ver! :-)

      Sobre os livros, acho que vou entrar em depressão quando eles acabarem! Eles realmente já fazem parte da minha vida. Aí eu acho que vou ter que inventar um outro projeto para preencher o vazio. ;-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.