Hospedagem em Cuba (Trinidad, Havana e Cienfuegos)

0 Flares 0 Flares ×

No post sobre dicas práticas eu falei um pouco sobre hospedagem em Cuba. Expliquei porque eu preferi me hospedar em casas particulares e indiquei alguns sites de reserva. Hoje eu mostro para vocês as casas em que nos hospedamos em Havana, Trinidad e Cienfuegos. Se você está em busca de recomendações, esse é o seu post. Se ainda quer entender como funciona esse negócio de hospedagem em casa particular, dê uma olhadinha no que eu citei antes. Lá você encontra várias outras dicas para te ajudar a planejar sua viagem a Cuba.

Escolher hospedagem em Cuba não é fácil, mas hoje já não dá para dizer que fazemos as reservas às cegas. Os sites de reserva cubanos – como o Mycasaparticular, que eu usei – trazem fotos, localização e comentários dos hóspedes, nada muito diferente dos sites de reserva convencionais. O chato é ter que pagar uma taxa para o site (no Mycasaparticular são 10 CUC por reserva), então se você tiver o contato de uma casa e puder reservar diretamente com ela é melhor.

Atualização: Quando fui a Cuba, muitas casas já estavam cadastradas no AirBnB, mas ainda não era possível aos brasileiros fazer as reservas por lá. Agora parece que já é, então procurar e reservar uma casa particular em Cuba ficou ainda mais fácil. De qualquer forma, entrar em contato diretamente com a casa continua sendo uma boa opção.

Vou deixar aqui os contatos das casas em que nos hospedamos. Todas têm email, mas se você quiser resolver as coisas rapidamente, recomendo que faça a reserva por telefone. A essa altura você já deve saber que a internet em Cuba é cara e limitada, então não podemos esperar que os donos das casas acessem o email todos os dias. Nem todo cubano pode fazer isso. Se você já escolheu a casa em que quer se hospedar e arranha um espanhol, ligue pelo skype e fale diretamente com os donos.

Quanto a reservar ou não a hospedagem em Cuba com antecedência, só você pode decidir. Aqui vale o mesmo que para o resto do mundo: quanto maior a procura, menos chance você tem de escolher onde ficar em cima da hora. A maioria das casas particulares alugam apenas um ou dois quartos, então é claro que as mais famosas ou recomendadas lotam rápido. Nós fomos em novembro de 2015 e reservamos a hospedagem para os quatro primeiros dias de viagem, em Havana e Trinidad. Depois fomos pegando recomendações nas casas em que ficamos e assim reservamos em Cienfuegos e Havana novamente. Esse tipo de reserva é no escuro, então se você faz questão de ver fotos e comentários do lugar antes ou se tem preferência por alguma casa específica, recomendo que reserve com antecedência.

Todas as casas em que nos hospedamos forneceram sabonete e papel higiênico. Em vez de ficar tentando descobrir se cada casa fornecia esses itens, eu achei mais fácil levar meus produtos de higiene pessoal e não me preocupar com isso. Na verdade levo em qualquer viagem sabonete e pelo menos um pouco de papel higiênico para deixar no mochila do dia a dia, mas, se você não quiser levar nada, pode confirmar antes se a casa em que se hospedará fornece esses artigos. Ah! Todos os quartos tinham ar-condicionado, item imprescindível em Cuba!

Agora chega de conversa! Vamos às minhas indicações!

TRINIDAD – HOSTAL YANARA Y FAMBY

Em Trinidad ficamos na casa da Yanara e do Famby e a reserva foi feita pelo site Mycasaparticular. Quando saímos da rodoviária o Famby estava lá nos esperando com uma plaquinha com nosso nome, mesmo sem termos confirmado que iríamos de ônibus e sem termos falado o horário. Eles construíram dois quartos de aluguel, mas na verdade eles não moram nessa casa. São dois quartos e entre eles um pátio comum e uma  cozinha, onde a Yanara sempre estava para nos ajudar com o que precisássemos. Cada quarto tem duas camas de casal, uma mini-cozinha com pia e frigobar e um banheiro.

Hostal Yanara y Famby

Hostal Yanara y FambyHostal Yanara y Famby

O Hostal Yanara y Famby tinha a combinação perfeita para mim: a proximidade de uma casa e a privacidade de um hotel. A Yanara e o Famby estavam sempre por lá para batermos um papo e para nos dar dicas de Trinidad, mas tínhamos privacidade quando queríamos. Os quartos ficam totalmente separados, então também não ouvíamos barulho dos outros hóspedes. Perfeito!

Hostal Yanara y Famby

Pagamos 25 CUC pela diária e por mais 4 CUC por pessoa a Yanara preparava um café da manhã delicioso. Jantamos um dia lá também e a Yanara foi toda atenciosa para preparar um menu vegetariano.

Hostal Yanara y Famby

O Hostal Yanara y Famby não fica no centro histórico, mas não fica longe, a poucos minutos de caminhada da Plaza Mayor. A cidade é pequena, então nada é muito longe. O quarto era ótimo, a comida deliciosa, mas o que me faz indicar o hostal para todo mundo que me pede dicas de hospedagem em Cuba é a simpatia da Yanara e do Famby, um casal jovem que está descobrindo como criar uma vida melhor no novo país que que está surgindo. Yanara é psicóloga e Famby arquiteto, mas há pouco tempo eles abandonaram o serviço público para se dedicarem ao turismo. Foi a receptividade deles que despertou nosso encantamento por Cuba.

INFORMAÇÕES – HOSTAL YANARA Y FAMBY

  • Endereço: Restoy Fajardo (Luz), 30 (entre Santa Ana e Lírio)
  • Perfil e reserva no MycasaParticular
  • E-mail: yanara104@gmail.com
  • Telefones: 53910286/52992927/+53 0141 992356 (Fixo)

CIENFUEGOS – HOSTAL JUANITA

Cienfuegos não estava nos nosso planos, mas nossa experiência em Trinidad foi tão melhor que em Havana que resolvemos diminuir um dia na capital para conhecer mais alguma cidade no interior. Perguntamos para a Yanara se ela poderia nos indicar uma casa em Cienfuegos e ela mesmo reservou um quarto na casa da Juana e do Gilberto para nós. Quando chegamos lá me assustei. Não era um quarto, mas o segundo andar da casa todo para nós! Sala, quarto, banheiro, varanda e terraço, um exagero!

Hostal Juanita

Hostal Juanita

O Gilberto foi quem nos recebeu e logo eles nos explicou que tinha construído aquele andar para a filha quando ela se casou, mas que depois ela e o genro tinham se mudado para outra casa. Sorte dos turistas que agora vão a Cienfuegos e podem se hospedar nesse quarto fantástico. Pagamos apenas 25 CUC. Não tenho certeza do preço do café do manhã, mas acho que era 4 CUC por pessoa. Um café da manhã delicioso preparado no maior capricho pelo Gilberto.

Hostal Juanita

Hostal JuanitaHostal Juanita

A Juanita nós só vimos rapidamente à noite. Ela é médica e estava trabalhando quando chegamos. O Gilberto é advogado e trabalhou num banco até pouco tempo, quando deixou o emprego para receber os hóspedes em casa. E ele faz isso muito bem. Batemos muito papo com ele. Imagina quando eu descobri que ele morou na Rússia, logo eu, uma apaixonada por literatura russa que morre de vontade de falar russo!

A localização do Hostal Juanita é ótima, entre o centro histórico e o Malecón. Como eu já disse, o quarto é fantástico, mas o que tornou nossa experiência especial foi sermos tão bem recebidos pelo Gilberto.

INFORMAÇÕES – HOSTAL JUANITA

  • Endereço: Calle 43 (entre 46 e 48)
  • Perfil no Conoce Cuba
  • E-mail: juana.prado@gal.sld.cu
  • Telefones: +53 52576064/+53 43 511858 (Fixo)

HAVANA – HOSTAL LORENA Y LUIS

Com nossa mudança de planos incluindo Cienfuegos no roteiro, só nos restava mais um dia em Havana. Chegaríamos à tarde e iríamos embora na madrugada seguinte. Pedimos indicação de uma casa para o Gilberto e ele nos perguntou se nos importaríamos de ficar no centro da cidade, a uma curta caminhada de Habana Vieja. Dissemos que não e ele então reservou um quarto para nós.

Era o Hostal Lorena y Luis, um apartamento antigo em Centro Habana. Passamos pouco tempo lá e vimos a Lorena só na chegada, então tivemos pouco tempo para conversar, mas ela nos recebeu muito bem. O apartamento fica apenas para os hóspedes, mas a Lorena e o Luis moram no mesmo prédio.

São dois quartos, mas totalmente independentes, um de cada lado da sala, com banheiros também separados. Nosso banheiro ficava fora do quarto, mas era só nosso. Nem vimos nosso colega de apartamento, mas em compensação ouvíamos o apartamento do lado. Fiquei com a impressão de que faziam parte de um mesmo apartamento que foi dividido ao meio. Pagamos 25 CUC pela diária.

Hostal Lorena y Luis

Hostal Lorena y LuisHostal Lorena y Luis

Hostal Lorena y LuisHostal Lorena y Luis

A experiência foi legal para conhecer um antigo prédio de Havana por dentro. O pé direito alto e os móveis antigos me impressionaram. A localização tem vantagens e desvantagens. Ela é boa por ser bem central, realmente em Habana Centro, mas ao mesmo tempo não é um ponto turístico, mas sim próximo aos locais turísticos. É um lugar movimentado, mas à noite não é muito agradável. Se você quer ficar no meio do burburinho, acho que é melhor ficar em Habana Vieja de vez.

INFORMAÇÕES – HOSTAL LORENA Y LUIS

  • Endereço: Calle Neptuno, 402 ap 1, entre San Nicolás y Manrinque (entrada pela San Nicolás)
  • Perfil no Tripadvisor
  • E-mail: luismpotes@yahoo.es
  • Telefones: 5 281 9791/5 294 2417/+537 863 2515 (Fixo)

HOSPEDAGEM EM HAVANA, VEDADO

No início da viagem ficamos em outra casa em Havana, que também reservei pelo Mycasaparticular, a Casa de Bibiana. Não vou falar muito sobre ela porque não foi uma experiência tão boa quanto as outras que citei. As avaliações no site não bateram com nossas impressões, sabe? Sendo objetiva, perto das outras casas ela tinha a desvantagem de ter o banheiro dividido com a dona da casa. Não havia café da manhã. A localização é boa, em Vedado.

Mesmo não tendo gostado do lugar que escolhemos, continuo achando que Vedado é o melhor bairro para se hospedar em Havana. Quem me convenceu foi a Paula, num post do Mochilinha Gaúcha em que ela dizia que à noite Habana Vieja ficava muito escura e que Vedado era mais agradável. E ela tinha razão. Além disso, em Habana Vieja o assédio ao turista é constante e inconveniente. Seria muito chato ter que enfrentar isso o tempo todo. Vedado é um bairro mais residencial, arborizado e ótimo para caminhadas. Mesmo tendo que pegar táxi para ir a Habana Vieja, foi muito melhor ficar em Vedado. Andamos muito por lá de dia e de noite tranquilamente, sem sermos abordados o tempo todo e isso já deixou nossos passeios muito mais agradáveis.


Veja todos os posts sobre Cuba no Viaggiando!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Continue Viaggiando:

10 Comments

  1. Pingback: Viagem a Cuba: dicas práticas | Viaggiando

  2. Mirella Matthiesen

    Demais Camilla, valeu pelas dicas. Como você save estamos indo no final de março.
    Já reservamos a casa de Havana, chama-se Casa Sanchana que encontramos no AirBnB, não sei se você sabe, mas agora americanos podem reservar via AirBnB, mas o resto do mundo ainda não, mas mesmo assim, está sendo pra gente, uma boa fonte de pesquisa.
    Vou tentar ver esse seu hostal em Trinidad.
    Depois preciso saber porque sua experiência em Havana não foi legal… falam tanto de Havana, né? Ainda estou montando nosso roteiro por lá 🙂

    bjos,
    Mi

    • Mi, eu até pesquisei no Airbnb, mas morri de raiva por não poder reservar por lá! Imagino que não demore muito a chegar aqui também. Acho que em breve as viagens a Cuba ficarão ainda mais fáceis.

      Nossa experiência em geral em Havana não foi tão legal como no interior. No centro histórico o assédio ao turista é constante e irritante. A gente ficava o tempo todo com medo de ser passado para trás. Não dava para sentar numa praça um pouco sem que alguém não viesse tentar nos vender algo. Era chato. Mas na casa foi falta de hospitalidade e suporte mesmo. Ainda bem que depois encontramos hospitalidade de sobra em Trinidad e Cienfuegos!

      • Mirella Matthiesen

        Eu também acho que muita coisa vai mudar nos próximos meses e ano com essa abertura que está acontecendo.
        Vamos ficar 3 dias inteiros em Havana… espero que não me arrependa (risos). Tirei atee Viñales da lista para ter tempo tranquilo por lá … você foi a Playa Alcon? É bonitona mesmo?

        Acho que Cuba está sendo minha viagem mais difícil de organizar.
        Obrigada pelas dicas… bjks

        • Você não vai se arrepender, não! Havana é linda e tem muita coisa para ver lá. O centro histórico é um absurdo de lindo, mas tem essa coisa do assédio. Talvez nem todos se importem com isso, mas eu me irrito. Isso não quer dizer que eu não tenha gostado de lá, só não gostei tanto quanto de Trinidad. Mas são comparações injustas, pois Trinidad é uma cidade pequena e Havana gigantesca!

          A Playa Ancón é linda sim. E é pertinho de Trinidad. Nós fomos um dia e ficamos doidos para voltar no dia seguinte, mas amanheceu chovendo…

      • Americanos e o resto do mundo pode reservar hospedagem em Cuba via https://www.cubasolidays.com

  3. Pingback: Dicas para curtir Cuba e ser feliz! - ViajotecaViajoteca

  4. Pingback: Casas Particulares em Cuba (Dicas para Havana, Cienfuegos, Trinidad e Varadero) ⋆ Viajoteca

  5. Como sempre me ajudando pra caramba! Passando por aqui pra me inspirar. Embarcamos mês que vem pra Cuba e já vi que temos gostos parecidos! ;)! Beijos.

    • Camila Navarro

      Que legal, Alessandra! Cuba é uma viagem única! Pena que, pra variar, ainda tenho tanto conteúdo de lá para publicar! Mas você já percebeu que Trinidad foi meu lugar preferido, né? Nesta ordem: Trinidad, Cienfuegos e Havana. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *