Luxemburgo, Alemanha e República Tcheca no Viaggiando

Talvez você ainda não estava por aqui nessa época, mas durante uns bons anos eu só começava a falar de uma viagem quando já tinha terminado de postar sobre a anterior. Bons tempos aqueles! Depois as viagens foram aumentando, o tempo disponível diminuindo, os posts atrasados se acumulando… Então, em vez de me obrigar a postar sobre algo para cumprir o cronograma, preferi começar a escrever sobre o que me desse vontade naquele momento. Continuou tudo atrasado, mas pelo menos eu tirei um fardo dos ombros e aceitei que o Viaggiando é o depósito das minhas lembranças de viagem e não o blog com o conteúdo mais atualizado da internet.

Outono na Europa - Luxemburgo, Alemanha e República Tcheca

Outono na Europa

Esse blablablá todo é para dizer que começarão a aparecer por aqui os posts da nossa última grande viagem de férias, no outono europeu do ano passado. Como o título entrega, fomos para Luxemburgo, Alemanha e República Tcheca, mas já adianto que eu não planejo escrever sobre todas as etapas dessa viagem. O motivo é simples: já existe muito conteúdo sobre esses países por aí! Vocês não precisam de mais um post sobre o que fazer em Berlim ou sobre as melhores atrações de Praga. É diferente das nossas viagens para o Cáucaso ou para os Balcãs, por exemplo, regiões sobre as quais encontrei pouco conteúdo em português durante o planejamento e por isso faço questão de compartilhar em detalhes.

Cochem

Cochem

Estou pensando em dividir com vocês algumas dicas que precisei garimpar, como os restaurantes vegetarianos e veganos que descobri em Berlim e Praga. Vou falar também de algumas cidades sobre as quais encontrei menos posts, como Trier e Cochem. Vou ainda deixar as dicas de hospedagem e provavelmente vou postar sobre algum lugar ou atração que me marcou, conforme a vontade do dia.

Praga

Praga

Mas vou gostar de saber o que vocês querem ver aqui sobre essa viagem. Vou deixar o roteiro completo das nossas três semanas de férias e vocês me contam se querem saber algo específico sobre alguma cidade, atração, transporte. Pode ser?

Colônia

Colônia

Roteiro de viagem por Luxemburgo, Alemanha e República Tcheca

Dia 1: Belo Horizonte a Lisboa (Voando TAP)
Dia 2: Lisboa a Luxemburgo (Voando TAP)
Dia 3: Luxemburgo a Trier (Trem)
Dia 4: Trier
Dia 5: Trier a Colônia (Trem – com parada em Cochem)
Dia 6: Colônia
Dia 7: Colônia a Berlim (Trem)
Dia 8: Berlim
Dia 9: Berlim
Dia 10: Berlim
Dia 11: Berlim a Dresden (Trem)
Dia 12: Dresden
Dia 13: Dresden a Praga (Trem)
Dia 14: Praga
Dia 15: Praga a Český Krumlov (Ônibus)
Dia 16: Český Krumlov a Praga (Ônibus)
Dia 17: Praga
Dia 18: Praga
Dia 19: Praga a Lisboa (Voando TAP)
Dia 20: Lisboa
Dia 21: Lisboa a Belo Horizonte (Voando TAP)

Então vocês já sabem quais posts esperar, mas vou ficar de olho nas opiniões nos comentários.

Luxemburgo

Enquanto isso, deixo aqui os links para os blogs que mais me ajudaram a planejar minha viagem:

  • Insider Praga: Sobre Praga e interior na República Tcheca. Tão completo que não precisei consultar nenhum outro site. O Gabriel Britto está arrasando em seu novo blog!
  • Viajoteca: Muitos posts sobre diversos destinos na Alemanha, especialmente da Carina, mas usei também dicas da Mirella e da Martinha.
  • Tá indo pra onde?: Os posts da Fernanda me convenceram a incluir Trier no roteiro.
  • Ideias na Mala: A Mari foi minha principal fonte de informação sobre Luxemburgo. Praticamente segui o roteiro de um dia que ela publicou.
  • Viaje na Viagem: Porque eu sempre passo lá no planejamento de qualquer viagem, nem que seja para descobrir outros blogs no linkódromo.

Todas as fotos que ilustram esse post foram postadas no meu instagram. Para ver todas, dê uma olhada na hashtag #viaggiandonaeuropa.

6 Comments

  1. Oi Camila, tenho um filho morando em Berlim e vou visitá-lo em agosto, já conheço um pouco da Alemanha, quero aproveitar para conhecer Bélgica e Holanda ou Polônia e República Tcheca, mas estou na maior dúvida entre qual das duas opões será melhor para mim. Você tem como sugerir qual entre elas será melhor. Abraços e muito obrigada!

    • Camila Navarro

      Ah, Marta, aposto que você aproveitaria ambas! Meu gosto pessoal talvez me levasse para Polônia (que ainda não conheço) e República Tcheca, mas não dá para dizer que um roteiro é melhor que o outro. Veja quais países têm atrações que mais te agradam ou qual roteiro será mais fácil a partir de Berlim, mas qualquer um será fantástico!

  2. Poliana Mendes

    Sim, sim. Outro pedido muito importante. Por favor, se possível, conte como foi a experiência de viajar com filho pequeno. Você o levou?

  3. Poliana Mendes

    Oi, Camila!

    Se você pudesse, eu gostaria que você, por favor, detalhasse um pouco sobre Trier e Český Krumlov.

    Observei que, no retorno, você passou um dia em Portugal. Se possível, compartilhe também como aproveitou esse tempinho breve.

    Sou sua leitora há bastante tempo. Vi o post comemorativo sobre os 10 anos do blog, e sobre o seu comentário a respeito do quanto é desestimulante o fato de os leitores nunca comentarem. Nunca tive um blog, rs, mas, pensando bem, deve ser mesmo. O que não está certo, pois o seu blog é um espaço tão legal e tão gostoso de se ler!

    Ainda sonho, por exemplo, eu conhecer o interior de Minas e algumas pousadas específicas, graças aos seus posts. Sei que o momento apropriado chegará, com as graças de Deus.

    Uma coisa que me marcou muito foi aquele post sobre viagens com poucas bagagens.

    Jamais conseguirei viajar apenas com uma mochila, acho, mas, inspirada por você, fiz uma viagem de 15 dias pela Europa, visitando amigos e parentes, apenas com uma mala de mão e mochila, e foi muuuito mais prático do que se estivesse com mala grande. E olhe que ainda levei presentes para lá e trouxe outros para cá.

    Enfim, tudo isso é só pra dizer que curto muito seu blog, e agradecer por tantas partilhas interessantes!

    • Camila Navarro

      Oi, Poliana! Vou escrever sim sobre Trier e Český Krumlov. Tô precisando de tempo para me dedicar mais ao blog. E que bom que você resolveu comentar! Esse é sim um dos motivos pelos quais prefiro gravar um vídeo quando me sobra um tempinho livre. Fiquei feliz com seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.