A nova identidade visual do Viaggiando

Vocês bem sabem que este blog anda mais parado que nunca e que às vezes eu passo alguns meses sem dar as caras por aqui. Há até quem diga que os blogs em geral já morreram. Eu discordo, especialmente porque meus posts antigos de destinos pouco explorados continuam recebendo muitos comentários. Eu continuo gostando de escrever, mas hoje tenho pouco tempo livre. Quando sobra um tempinho, acabo preferindo me dedicar aos vídeos no youtube, pois lá a interação é bem maior. Foi por isso, mas também por não ter vontade de abandonar esse cantinho aqui, que eu senti a necessidade de buscar uma nova identidade visual pro Viaggiando.

Em mais de 11 anos de blog, eu sempre fiz tudo sozinha por aqui. Tudo mesmo, de migração de plataforma ao antigo logotipo do blog. O amadorismo podia até passar despercebido para a maioria dos leitores, mas os detalhistas ou entendidos de design com certeza conseguiam ver que não era um trabalho profissional.

Viaggiando - Logo antigo

Isso não me incomodava, afinal, o Viaggiando nunca teve a pretensão de ser profissional. O que me motivou a querer uma mudança foi o fato do logo antigo não representar a essência atual do meu conteúdo aqui e no youtube: um misto de viagem e literatura, que poderia ser sintetizado no Projeto 198 Livros.

Confesso que até eu achei um pouco incoerente querer investir em algo novo num momento em que me dedico tão pouco ao conteúdo online, mas acho que um projeto de mais de uma década bem que merece esse presente, né? E se antes eu quebrava a cabeça para fazer tudo sozinha, hoje não tenho mais tempo para perder na frente do computador, então procurei ajuda.

Soltei no twitter que  estava afim de dar uma nova cara ao Viaggiando para refletir sua essência atual e a Silvia matou a charada do que eu estava buscando e ainda nem sabia o nome: uma nova identidade visual. E ela me indicou o serviço da Katia Bonfadini, que foi quem criou a atual identidade visual do Matraqueando. Era exatamente o que eu queria!

Dei uma olhada no portifólio da Katia Bonfadini e gostei muito do seu estilo de trabalho. No mesmo dia entrei em contato e começamos a conversar. O resultado final vocês já estão vendo no topo da página, mas eu preciso dizer o quanto fiquei satisfeita com o serviço dela. Não só satisfeita, mas feliz com o tanto que a Katia (ou Bonfa, para os íntimos) é atenciosa e querida. Sem contar a profissional maravilhosa que ela é. Quando  recebi as propostas de logo que ela desenhou, passei dias na dúvida, pois era um mais lindo que outro. No fim das contas, foi este o que escolhi:

Nova identidade visual do Viaggiando

Eu fiquei e ainda estou completamente apaixonada! A Bonfa conseguiu captar e transformar em imagem a alma do Viaggiando. Eu não conseguiria imaginar nada mais lindo e adequado ao que eu buscava. Um logo minimalista, delicado, discreto e que transmite exatamente a mensagem que eu queria.

Logo Viaggiando Azul

Dentre as opções que ela me apresentou, houve uma de que gostei muito, mas não para ser o símbolo do Viaggiando. Era uma imagem linda, com elementos que adoro e que definem o blog/canal, mas que não era minimalista como eu queria. Então a Katia, generosa como ela é, me disse que eu podia ficar com ela também, para usar de outra forma. E foi então que o meu projeto A Volta ao Mundo em 198 Livros também ganhou um logo pra chamar de seu. Tem ou não tem tudo a ver?

A Volta ao Mundo em 198 Livros

Geralmente as pessoas fazem novo um cartão de visitas quando mudam a identidade visual, né? Pois eu tenho algumas centenas de cartões encalhados aqui que provavelmente ficarão para a posteridade nas minhas mãos, então não, obrigada! Mas já tinha um tempo que eu queria mesmo era criar um marcador de livros, então pedi para a Bonfa criar para mim. Aí estão, os marcadores do Projeto 198 Livros, com a relação de todos os países pra podermos marcar à medida em que formos completando o projeto!

Marcadores do Projeto 198 LivrosEu estou apaixonada pelo trabalho completo da Katia Bonfadini. Não me canso de ficar olhando pro logo e para os marcadores.

Então são essas as novidades! Fico muito tempo sem aparecer, mas de vez em quanto tenho boas novas pra contar. O Viaggiando pode não ter o mesmo fôlego de antes, mas ele continua aqui. Espero que vocês também! =)

12 Comments

  1. Nossa, tanto tempo sem passar por aqui, só agora vejo as mudanças. A nova identidade visual ficou linda, captou com previsão o espírito do blog!!!

  2. Olá Camila! Parabéns pelas mudanças e dedicação! Aproveito para te agradecer, recebi os marcadores são lindos e uteis. Estou firme no Projeto e no Desafio Volta ao Mundo! Sucesso sempre! Paz e Bem! Nice

  3. Parabéns, Camila! Lindo projeto!

  4. Ficou lindo mesmo, Camila! A Bonfa soube traduzir bem a cara do blog.
    Parabéns pela mudança. Que ela traga nova inspiração para continuar sempre por aqui, nos presenteando com seus post literários!
    Tô até com vontade de participar do seu desafio, viu? Será que eu consigo???

    • Camila Navarro

      Tô atrasada na resposta, mas ainda dá tempo sim! Bora, Tiago! Nada com um desafio para nos incentivar a ler mais. E esse tá facinho, só 10 livros. =)

  5. Ficou lindo Camila, a cara do Viaggiando. E você está certíssima de investir no blog. Ainda falto marcar os países no marcador, também estou sem tempo, mas ficou maravilhosa a distribuição. Obrigada mais uma vez!

  6. Parabéééééns! Ficou maravilhoso! Eu também amei, adoro os traços da Katia Bonfadini, design objetivo, trabalho claro, que remete num desenho lindo tudo aquilo que a gente quer expressar! Nós, leitores, agradecemos este presente lindo (mais um) que você deu ao blog! :)

    • Camila Navarro

      Muito obrigada pela dica! O trabalho dela foi perfeito. E o fato de eu adorar a cara do Matraqueando foi decisivo pra eu entrar em contato com ela. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.