O melhor da Serra Gaúcha

Conteúdo sobre Gramado e Serra Gaúcha é o que não falta na internet. Hoje em dia, tendo pouco tempo para me dedicar ao blog, decidi parar de postar o que se encontra fácil por aí. A verdade é que tem gente muito mais competente que eu deixando dicas dos destinos queridos pelos brasileiros. Por isso pensei que não iria escrever nada, mas foi uma viagem tão legal que fiquei com vontade de compartilhar um pouco dela com vocês, só aquilo de que mais gostei.

Caminhos de Pedra, na Serra Gaúcha

Nossa viagem, em maio de 2019, durou duas semanas. Voamos para Porto Alegre e alugamos um carro no aeroporto. Dormimos lá nas noites de chegada e partida e no restante dos dias montamos base em Gramado, Garibaldi, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis. Foi um roteiro bem tranquilo, sem preocupação em visitar todas as atrações e curtindo muito as piscinas dos hotéis.

Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula

No final do post vou deixar os links dos blogs que pesquisei, onde você encontra tudo que precisa pra planejar suas férias em Gramado e região. Aqui vou focar no que foi especial na nossa viagem com um bebê prestes a completar 2 anos. Você que curte nosso estilo de viajar com certeza vai aproveitar alguma dica. Não são exclusivas, pelo contrário, algumas são bastante conhecidas, mas concentram o melhor da Serra Gaúcha para nós. Foi uma viagem que só deixou boas lembranças.

Cascata do Caracol, em Canela

Eu tinha grandes expectativas pelas fotos que tinha visto, mas ainda assim a Cascata do Caracol conseguiu meu surpreender. Ela fica no Parque do Caracol, em Canela, e pode ser vista de duas maneiras: ao final de uma trilha pelo parque ou pelos Bondinhos Aéreos. Escolhemos a segunda opção.

Bondinhos Aéreos

Foi um passeio bem divertido de fazer com o Pedro. Ele achou o bondinho super legal e o trajeto é feito em partes, então nem dá tempo de cansar. O embarque ocorre na Estação Central. A primeira parada é na Estação Animal, onde há uma pequena trilha ecológica. São poucos metros em meio à mata, num caminho pavimentado com placas nas árvores e réplicas de animais da fauna local. Lá fica também o Espaço das Esculturas que Falam, com animais de madeira que quando manuseados emitem seus sons característicos. São passeios legais para se fazer com crianças.

Bondinhos Aéreos - Trilha Ecológica

Na Estação Cascata a gente chega mais perto da cachoeira, fica realmente de frente pra ela, com uma vista maravilhosa. E que espetáculo é a Cascata do Caracol! É uma das cachoeiras mais bonitas que já conheci.

Cascata do Caracol

O legal é que a gente embarca de volta na hora que quiser, então dá pra curtir as paradas com calma. Foi um passeio perfeito, pois Pedro se divertiu e nós ficamos maravilhados com a beleza da Cascata do Caracol. A estrutura dos Bondinhos Aéreos é muito boa, com banheiro e lanchonete. Foi tudo tranquilo e organizado, especialmente porque não tinha muita gente. A dica é ir de manhã, quando o sol incide na cachoeira. Num dia ensolarado como o que pegamos fica ainda mais bonito!

Pedro no Bondinho Aéreo

Consulte preços e informações atualizadas no site dos Bondinhos Aéreos.

Na volta paramos no Castelinho Caracol pra comer seu famoso apfelstrudel. Realmente o mais gostoso que comi.

Castelinho Caracol

Apfelstrudel no Castelinho Caracol

Agroturismo em Gramado

Nossa viagem foi decidida de última hora e quase não houve planejamento. Eu dei uma olhada nas atrações da região e escolhi as que mais nos interessavam. As dezenas de museus, de todos os tipos e temas, não chamaram minha atenção, mas os roteiros de agroturismo em Gramado sim. Eles percorrem diferentes propriedades rurais dos chamados colonos, imigrantes italianos e alemães, em sua maioria, que chegaram à região a partir de 1875.

Por pouco não conseguimos agendar na véspera do passeio, mas felizmente arrumamos uma vaga no Roteiro O Quatrilho.  Saímos da Praça das Etnias às 14h a bordo de um ônibus antigo e acompanhados de um sanfoneiro que animou o percurso com músicas típicas gaúchas. Eu estava pensando que poderia ser um programa de índio, mas foi muito legal!

Agroturismo em Gramado

Em poucos minutos chegamos à nossa primeira parada, a propriedade da Família Lazaretti. Conhecemos um pouco da sua história e visitamos o parreiral e a adega, onde tivemos uma degustação de vinho e de graspa, a cachaça de uva. E também de suco de uva. Pedro adorou!

Propriedade da Família LazarettiPropriedade da Família Lazaretti

Propriedade da Família Lazaretti

Depois seguimos para o moinho da família Grins, na fazenda onde se desenrolou a história real do filme e livro O Quatrilho. Eu me lembro do filme, mas confesso que nem sabia que era baseado em um livro e muito menos que a história era real!

Igreja de Pedra Santo Antônio

Propriedade da Família Grins

Mais uma parada o Morro da Polenta, um mirante que costuma brindar o visitante com uma vista linda da região, mas que não nos mostrou nada naquela tarde enevoada. Pouco se enxergava alguns metros à frente.

Morro da Polenta

A parada final foi na casa da família Ramm. Foi o ponto alto do passeio. Não só por causa do maravilhoso café colonial, todinho preparado pelo casal Dona Isolde e Seu Ingo Ramm, mas principalmente pela oportunidade de conversar com eles e saber um pouco da história da família, que tem muitos pontos em comuns com o de outros imigrantes que foram para a região. Mesmo que você não faça o passeio de agroturismo, pode desfrutar o café colonial. A reserva é feita pelo telefone  (54) 99147-5046. Não preciso nem dizer que recomendo muito, né? Foi uma das melhores experiências da nossa viagem.

Café Colonial da Família Ramm

Café Colonial da Família Ramm

Os passeios de agroturismo de Gramado partem da Praça das Etnias, onde também são vendidos os ingressos. É recomendável agendar com antecedência.

Plant Based – Restaurante Vegano

Gramado não é um destino muito amigável aos veganos. Teoricamente os ovolactovegetarianos não passam tanto aperto, pois pratos à base de queijo a gente costuma encontrar em qualquer lugar, mas quando até o feijão de caldo sempre leva carne a coisa começa a complicar. Nem nos restaurantes self service a gente monta um prato decente assim!

Por isso fiquei muito feliz quando soube que recentemente a cidade ganhou seu primeiro restaurante vegano. E mais feliz ainda quando estive lá. Que comida maravilhosa! O restaurante Plant Based fica fora do centro de Gramado, já no caminho para Canela (Rua João Carniel, 808 ). O bom é que fica numa rua tranquila, fácil de estacionar, e que os preços também são mais acessíveis. Exageramos no nosso pedido. Com vontade de experimentar mais de um prato, pedimos um creme de cebola e o arroz carreteiro. De sobremesa uma torta maravilhosa de chocolate. Tudo realmente delicioso!

10 Plant Based Gramado (1)10 Plant Based Gramado (2)

Vale destacar aqui também alguns restaurantes que disponibilizam em seu cardápio pratos preparados especialmente para veganos. Alguns que conheci são o Josephina Café e Restaurante e o Empório Canela, em Canela. Esse último tem até um menu vegano completo separado, basta pedir aos atendentes. Ambos são super charmosos.

Josephina Café e Restaurante

Livraria Miragem

São Francisco de Paula merece nem seu seja um bate e volta para visitar o lindo Lago São Bernardo e a impressionante Livraria Miragem. Ela agradaria aos leitores em qualquer capital, mas ali, naquela cidade de menos de 30 mil habitantes, nos impressiona ainda mais.

O prédio da Livraria Miragem é lindo, o acervo é ótimo e vasto, há uma área destinada às crianças com livros e brinquedos e, se você der sorte, ainda conversa com a proprietária, a Luciana. Nosso papo foi interrompido pela chegada de outros clientes, mas pude ouvir um pouco sobre sua relação com a terra e seu inconformismo com a chegada da monocultura à região. Ela é uma pessoa admirável que construiu um espaço à sua altura.

Livraria Miragem

Livraria Miragem

Ao lado da Miragem fica o Restaurante Capitão Chaves. Os ambientes se comunicam. Por exigência da Luciana, o restaurante não serve carne. Imaginem só, até em São Francisco de Paula encontrei um restaurante vegetariano! Comida boa, lugar aconchegante e ótimo atendimento. E com uma visita à livraria de sobremesa. Perfeito!

Restaurante Capitão Chaves

E não foi só no Morro da Polenta que vimos muita neblina. No dia em que chegamos a São Francisco de Paula, a cerração invadiu a cidade. Foi a neblina mais densa que já presenciei. Não enxergávamos nada alguns passos à nossa frente. Foi uma experiência divertida, mas ao mesmo tempo meio assustadora.

Lago São Bernardo num dia de neblina

Hotel Jardins da Colina, em Nova Petrópolis

Nova Petrópolis nem estava nos nossos planos. Talvez uma rápida passagem entre uma cidade e outra e só. Aí acabamos mudando um pouco o roteiro durante a viagem e a cidade nos pareceu uma boa opção para passar a noite, principalmente depois que vimos algumas opções de hospedagem interessantes. Escolhemos o Hotel Jardins da Colina. Eles nos parecia muito bom e ainda assim conseguiu nos surpreender positivamente.

Hotel Jardins da Colina, em Nova Petrópolis

Hotel Jardins da Colina, em Nova Petrópolis

Hotel Jardins da Colina, em Nova Petrópolis

O hotel é lindo, novo e cheiroso. Estivemos lá numa segunda-feira de maio e além de nós só havia mais um casal hospedado. Ganhamos um upgrade para um quarto com um vista linda e nos avisaram que por isso o café da manhã seria servido na mesa e não no buffet, como geralmente é feito. Eu imaginei um café simples, com boas e poucas opções, mas quando nos serviram nem acreditei. Foi um verdadeiro banquete! E tudo que comi estava delicioso. Sabe quando a gente fica até triste por não conseguir experimentar tudo? E ainda poderíamos pedir reposição do que quiséssemos. Claro que não foi preciso.

Hotel Jardins da Colina, em Nova Petrópolis

A piscina é alvo de algumas reclamações porque ela fica em um prédio separado, no alto de um morro. Ela tem uma vista linda, especialmente quando for possível usar a área externa, mas realmente é meio inconveniente num dia chuvoso, por exemplo. E a área de brinquedos para crianças pequenas fica numa casinha de madeira bem bonitinha, mas notamos que havia mofo em alguns pontos. A região é bem úmida e entendemos que a manutenção deve ser mesmo difícil, então acho que eles terão que repensar a casinha. Um atendente me disse que eles já estão cientes do problema e pensando em como resolver.

Em Gramado ficamos no Bavaria Sport Hotel e em Garibaldi no Hotel Casacurta. Também recomendo ambos. Se quiser saber mais detalhes, pode me perguntar nos comentários.

Parquinhos da Serra Gaúcha

Eu moro ao lado de uma praça que tem um parquinho muito legal. Já me sinto privilegiada por isso, mas depois de viajar pela Serra Gaúcha me sinto ainda mais. Em Belo Horizonte temos pouquíssimos parquinhos e os bons são mais raros ainda. Que alegria descobrir que no Rio Grande do Sul eles estão por todo lado! Em toda cidade que passamos os encontramos sem precisar procurar muito.

Parquinhos em Porto Alegre

Há pouco tempo eu nem reparava nisso, mas viajando com um bebê cheio de energia os parquinhos são verdadeiros respiros ao longo do dia. Vimos muitos parquinhos, novos ou antigos, em Porto Alegre, em Gramado, em Bento Gonçalves e até nos Caminhos de Pedra.

Parquinhos em São Francisco de PaulaParquinho na Serra GaúchaParquinhos em Garibaldi

Achei a região como um todo muito boa para se viajar com crianças e perceber que elas são bem recebidas também nos espaços públicos fez toda a diferença.

Garibaldi

A dica de ficar em Garibaldi em vez de Bento Gonçalves veio do Tiago, do blog Rotas Capixabas. Sabendo que eu estava planejando uma viagem para a Serra Gaúcha, ele logo me avisou: Garibaldi era mais a minha cara. E ele estava certo. Bento Gonçalves é a verdadeira base para os passeios e as cidades são vizinhas, mas ficar em Garibaldi com certeza foi mais agradável. Ela tem um centro histórico bem charmoso, é boa para andar a pé e tem bons restaurantes. Tiago me conhece, era mesmo minha cara!

Centro Histórico de Garibaldi

Centro Histórico de Garibaldi

Centro Histórico de Garibaldi

DICAS COMPLETAS SOBRE A SERRA GAÚCHA

Como eu disse, tem muito conteúdo bom sobre a Serra Gaúcha por aí. Estes foram os blogs que eu li pra planejar minha viagem. Com eles vocês estarão bem servidos!

O Viaje na Viagem tem um guia completíssimo de Gramado preparado pelo Ricardo Freire. Lá você encontra a resposta para quase todas as dúvidas que tiver. Viajei com várias abas do VnV abertas e fui consultando ao longo da viagem. Pensando bem, só precisei procurar fora as informações sobre comida vegana na região, mais nada.

A Silvia também é especialista em Gramado e tem uma série de posts ótima no Matraqueando. Eu consultei apenas o blog, mas ela tem o guia O Barato de Gramado e Canela que me parece perfeito para quem quem aproveitar a região com padrão Matraqueando de qualidade. Como ela mesma diz, “Tem dicas mão de vaca muquirana e até momentos de extravagância.”

Pra fechar minhas indicações, uma especialista não só na Serra Gaúcha, mas no Rio Grande do sul: a Alexandra Aranovich, do blog Café Viagem. Queria ter mais tempo para aproveitar várias dicas da Alexandra em cidadezinhas charmosas fora do circuito convencional. E ela também publicou um guia especial: Gramado e Canela com crianças.

13 Comments

  1. A gente ama essa região! Passamos 10 dias pelas cidades e ficamos encantados com a beleza, o povo educado e as comidas e bebidas deliciosas!
    Nosso lugar preferido foi uma vila Alemã em Nova Petrópolis. uma delícia!

  2. Em novembro estarei viajando para a Serra Gaúcha e estou planejando cada detalhe e localidades. Essa matéria está sendo muito útil pelas preciosas informações. Muito obrigado.

  3. Que legal tua experiência aqui pelas “minhas terras”… obrigada por esse teu olhar carinhoso…
    Sou suspeita, mas é uma delícia de lugar né?!

  4. Mariana Pereira Horta Rodrigues

    Olá, Camila! Adorei seu novo post!! Já fui a Gramado 3 vezes mas vc colocou pontos novos para minha próxima viagem!! Muito legal! Ah! Adorei receber a newsletter por email!

  5. Admiro muito a maneira como voce escreve. Tão fácil de entender, e tão informativo ao mesmo tempo. Sem falar que da vontade de fazer o mesmo roteiro, comer o cafe delicioso do hotel, conhecer a livraria, conhecer as fazendas coloniais.
    Obrigada Camila, por compartilhar com a gente tudo isso. :)

    • Camila Navarro

      Que alegria receber seu comentário, Nadia! É juntamente isso que pretendo com o blog. =)

  6. Que viagem massa!Fiquei aqui matando as saudades, já tive oportunidade de ir a Serra Gaúcha diversas vezes, mas sempre é bom ver por um outro olhar! Café Colonial é tudo de bom!

    • Camila Navarro

      Ana, acho que nós também provavelmente voltaremos um dia. É uma região muito legal, né?

  7. Que bom que eu acertei!! Fico feliz que tenham gostado de Garibaldi.
    Eu adorei a cidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.