Viaggiando – 15 Anos!

15  Anos! Uau! Com certeza lá em 2007 eu não poderia imaginar que esse espaço duraria tanto tempo. Poucos anos depois, quando os blogs estavam no auge, talvez eu até pensasse que seria um projeto duradouro, mas a época áurea durou pouco. Quando veio o período de declínio, muitos blogs amadores como o meu fecharam as portas. Acho que se o Viaggiando não fosse o lugar em que registro o Projeto 198 Livros desde o início, provavelmente eu teria feito o mesmo. Manter esse espaço custa muito, inclusive financeiramente falando, mas confesso que ainda não estou preparada para dar tchau.

Muito do que escrevi no post de aniversário de 10 anos do blog continua válido, mas quanta coisa aconteceu nesses últimos 5 anos! Do que eu conto lá, acho que o que mudou foi que minha participação digital ficou menor. Não participo mais de nenhum podcast e encerrei meu canal no youtube. Mas em 2017 nem sonhávamos que em breve o mundo enfrentaria uma pandemia, que até hoje não acabou. E se não podemos dizer que como sociedade aprendemos algo com isso tudo, pelo menos aqui em casa não foi possível seguir com a mesma vida de antes.

Dia desses a Lucia Malla publicou o post comemorativo de 18 Anos de Uma Malla pelo Mundo. Lembro que quando criei o Viaggiando o blog da Lucia era tão mais antigo, ou melhor, maduro! E hoje a diferença de idade nem é muito grande! Assim como ela, em pleno 2022 eu também questiono a minha relevância na internet, mas também vejo o Viaggiando como um registro pessoal de viagens e leituras que fiz. Já tem um bom tempo que não faço uma grande viagem, mas ainda tenho o desejo de escrever sobre algumas antigas que fiz e que gostaria de deixar registradas. Quem sabe um dia?

No momento estou lendo o antepenúltimo livro do Projeto 198 Livros e planejo terminar de escrever sobre todos eles. No mínimo para isso o blog continuará ativo por um tempo! Hoje, vendo no que se tornaram as redes sociais, fico ainda mais feliz por ter tomado a decisão de manter tudo aqui no Viaggiando. É bom ter uma casa própria quando vemos os terrenos alugados se deteriorando.

Dessa vez não vou me alongar em reflexões sobre a arte de blogar. Com o pouco tempo de lazer que tenho na frente do computador hoje em dia, fazer isso impediria que esse post saísse ainda em 2022. Ele já vai sair com mais de um mês de atraso! Gostaria apenas de agradecer aos poucos, mas fiéis leitores que estão sempre por aqui, lendo e comentando meus escassos textos. Ter a presença de vocês nessa espécie de mídia arcaica é um enorme orgulho para mim. Obrigada mesmo!

Aproveitando que já estamos em dezembro, desejo que 2023 seja mais gentil com todos nós! Estou esperançosa de que, após um período de trevas, as coisas começarão a melhorar. Seguimos juntos? =)

 

8 Comments

  1. Pedro Gabriel Laureano

    Camila, embora eu não comente nunca (até entrei em contato contigo uma vez, acredito que pelo instagram), sua página é uma constante aqui nos últimos anos. Volta e meia digito “198” e o link já aparece, para que eu possa ser atualizado das novidades de sua viagem literária. Você me inspirou a conhecer mais de um mundo que, embora eu não consiga visitar através do passaporte, posso descobrir nas páginas e relatos, fictícios ou não, de gente de origens tão diversas.
    Hoje tenho na estante livros da Somália, do Camboja, da Bósnia. Meu projeto (ainda não fiz um registro decente… está nos planos!) de ver uma produção cinematográfica de cada país passou dos 50 destinos. Devo tudo isso a você.
    Parabéns pela persistência, pela curiosidade e por compartilhar tudo com a gente. Se um dia acabar com esse blog (espero que não!) dê um aviso prévio! Sua lista serve de guia de indicações de novas leituras/viagens.
    Um abraço sincero!

    • Camila Navarro

      Obrigada por ter resolvido comentar hoje, Pedro! Posts comemorativos são ótimos para fazerem os leitores caladinhos se manifestarem. Obrigada! =)

  2. Cristiane Xerez

    Seguimos juntas!! Vc é uma das “descobertas virtuais” que mais me faz feliz! Muito obrigada por dividir seu amor pelos livros e pelas viagens conosco! Vida longa ao Viaggiando! Ele sempre estará presente em meu caminho (mesmo não comentando todos, eu sempre leio seus textos). Que 2023 seja bem suave para vc e seus queridos!

    P.S.: Nem acredito que o Projeto 198 livros está acabando… Experiência maravilhosa!

    • Camila Navarro

      Cris, você sabe que está entre os leitores fieis que eu agradeci no post, né? E mesmo que você não comente em todos, ainda assim é a maior comentarista do Viaggiando atualmente. Nesses tempos em que os comentários nas redes sociais somem rapidamente em meio ao feed, ter o registro dessas conversas aqui é muito valioso. Obrigada mesmo! Beijos!

      • Melissa Guará

        Fã antiga, leitora assídua . Vc já me ajudou demais.

        • Camila Navarro

          Melissa, você realmente está aqui há muitos anos, conhece bem a história do Viaggiando. Obrigada pela companhia!

  3. Parabéns Camila!! Lembro de entrar aqui no Viaggiando bem no começo, acompanhando as dicas e depois no projeto dos 198 livros!
    Já já o Vambora! vai debutar também! rs
    Que venham mais anos, viagens, experiências e dicas incríveis!!
    Bjus!

    • Camila Navarro

      Oi, Guta! Obrigada! Também me lembro do Vambora lá nos primórdios dessa história e fico feliz por ver que ele continua ativo e em ótima forma até hoje. Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.