Viaggiando: 10 Anos!

0 Flares 0 Flares ×

Se na tarde daquele domingo, 4 de novembro de 2007, eu tivesse tentado fazer planos de longo prazo antes de criar coragem para apertar pela primeira vez o botão publicar, com certeza eu não imaginaria que 10 anos depois eu ainda estaria aqui blogando. Falei em criar coragem porque eu sempre fui muito tímida. Expor minhas palavras e ideias para quem quisesse lê-las era um passo muito grande para mim numa época em que o orkut era a única rede social que eu frequentava. Mas aqui estou eu, uma década depois, comemorando 10 anos do Viaggiando!

Viaggiando 10 Anos

Viaggiando, 10 Anos! Fica, vai ter bolo!

É claro que eu não vi o tempo passar. Nesses 10 anos eu mudei de trabalho, me tornei vegetariana, me casei, mudei de cidade, mudei de novo, conheci uns 30 países, li mais de 300 livros, tive um filho. É muita coisa!

Bloguisticamente falando, registrei um domínio próprio (quem aí é da época do viaggiandonelmondo.blogspot?), fiz dezenas de alterações no layout, criei uma mínima identidade visual, contratei hospedagem pro blog, migrei para o wordpress e mais recentemente me aventurei a gravar vídeos. Tudo sozinha, começando do zero, procurando tutoriais na internet. Tenho muito orgulho desse espaço aqui, porque ele foi construído pedrinha por pedrinha com muito esforço.

Ainda falando das questões técnicas, tenho muito a agradecer à RBBV, que acabou de completar 6 anos. Eu já me aventurava a destrinchar esse mundo dos blogs antes, mas desde que a rede foi criada eu aprendi demais com a troca de informações entre os colegas blogueiros. Quanta coisa aprendi lá no grupo! E quanta gente bacana conheci! Tenho muito orgulho de fazer parte da rede desde seu comecinho, quando éramos meia dúzia de blogueiros em busca de aperfeiçoar nossos blogs. Hoje já somos mais de mil!

Não dá para comparar também o conteúdo de agora com o de 10 anos atrás. Às vezes releio um ou outro post antigo e sinto vergonha. Textos rasos, mal escritos… Quando encontro erros de português quero me enfiar num buraco pensando no tanto de gente que já viu aquilo! Mas aí me lembro que esse é o sinal de que a gente pode evoluir, corrijo os erros e sigo em frente!

Ao mesmo tempo, tenho muita saudade da época em que criei o Viaggiando, do clima na blogosfera de viagem que rolava naquela época. Os leitores antigos já sabem que minha inspiração veio do blog da Carla Portilho, o Idas e Vindas, o primeiro blog de viagem que eu conheci. Depois vieram os saudosos blogs da Emília, A Turista Acidental, e do Arthur, o Agora Vai. Esses são os três blogueiros com quem eu mais me identifiquei, pelas viagens que faziam e pela forma de narrar essas viagens.

Camila Navarro e Carla Portilho

Enfim conhecendo a Carla Portilho, anos depois!

Foi do blog da Carla que eu parti para o Viaje na Viagem, que em 2007 já era um super blog, o maior do Brasil, mas sem as dimensões estratosféricas que tem hoje. Naquela época todos os comentaristas dos posts se conheciam, a caixa de comentários era uma verdadeira sala de bate-papo. Eu, sempre tímida, ficava mais caladinha, mas não perdia uma conversa.

E foi lá no VnV que surgiu o primeiro encontro de blogueiros de que participei, a ConVnVenção BH, em 2010. Confesso que eu estava morrendo de vergonha de chegar no meio daquele povo que eu “não conhecia”. Ainda bem que venci minha timidez, pois tive a chance de encontrar blogueiros que eu já admirava há um tempão, como o próprio Ricardo Freire, a Patrícia do Turomaquia e a Natalie e o Fred do Sundaycooks. Eram pessoas com que eu batia papo no twitter. Pois é, naquela época já tínhamos o twitter, rede à qual me juntei também por influência do Riq.

ConVnVenção BH

Com a Natie e o Fred, do Sundaycooks

Por falar em twitter, quanta gente bacana conheci por lá! Eu o vejo como uma extensão do blog, pois a turma boa que formei veio dos blogs de viagem. Quantos encontros surgiram nas conversas que rolaram lá! O primeiro #EncontroBH e o #EncontroBsB são os melhores exemplos! E como foi bom conhecer a turma de blogueiros de Belo Horizonte, especialmente a Lillian e o Helder, os Nerds Viajantes, a Renata do Rêvivendo Viagens e a Natália Ziga da Zuca, carioca que se juntou a nós em BH. Amo essa turma!

Blogueiros de viagem de BH

Blogueiros de viagem de BH

Foi no twitter também que em julho de 2013 a Emília (olha ela aí de novo!) me marcou num post sobre a façanha da Ann Morgan de ler um livro de cada país do mundo em um ano. Contei como tudo aconteceu aqui, mas posso resumir dizendo que mal dormi naquela noite e que no dia seguinte estava criado o projeto A Volta ao Mundo em 198 Livros. Não é exagero dizer que esse projeto mudou a minha vida, pois eu nunca mais serei a mesma depois de aprender tudo que aprendo nessa viagem literária.

E foi por causa do #198livros que a Mell Ferraz, do blog e canal Literature-se, descobriu o Viaggiando. De repente eu vi um monte de acessos vindo do blog dela e entrei lá para ver do que se tratava. Foi aí que conheci o canal da Mell e foi só então que descobri que havia um universo paralelo no youtube em que as pessoas falavam sobre livros, o chamado booktube. Fiquei tão viciada que acabei me juntando a ele, vejam só!

Projeto Lendo o Mundo

Projeto Lendo o Mundo, da Mell Ferraz

Eu não trago o conteúdo do meu canal aqui para o blog porque o Viaggiando continua sendo um blog prioritariamente de viagens, mas mais uma vez um não existiria sem o outro. Confesso que hoje me sinto mais motivada a produzir conteúdo para o canal do que para o blog por um motivo simples: no youtube há interação. Qualquer vídeo que eu publico tem comentários excelentes, mesmo com meu número pequeno de seguidores, enquanto aqui me sinto falando com as paredes. Posts como esse são exceção, mas a verdade é que hoje quase ninguém comenta em blogs e isso me desanima muito. Pense nisso se você ainda lê os blogs de que gosta! Um compartilhamento numa rede social é bom para espalhar o conteúdo, mas para mim nada substitui a conversa que a gente costumava construir nas caixas de comentários.

Mas voltemos à retrospectiva! Foi por causa do #198livros também que o pessoal do podcast O nome disso é mundo, mais conhecido como ONDEM, me descobriu, por causa de uma indicação da CarlinhaZ, uma das primeiras leitoras do Viaggiando, né Carlinha? Quando o Filipe me mandou um email convidando para participar do ONDEM dando dicas de livros dos diferentes países dos entrevistados, eu tive que pesquisar o que era podcast antes de responder. Mas aceitei o convite e já tem mais de um ano que eu apareço nos episódios do ONDEM dando dicas de livros. Vocês também acompanham?

O nome disso é mundo

Para os leitores de longa data, nada disso é novidade, mas para que servem os aniversários se a gente não puder ficar saudosista relembrando tudo que passou, não é? E na verdade essa retrospectiva está bem incompleta, afinal, são 10 anos! Como relembrar tudo que aconteceu em uma década? Esse post então vai ser só uma introdução, a festa virá em seguida!

Pensei em fazer uma série de posts comemorativos para relembrar as viagens desses 10 anos de blog. Já estou com algumas ideias: as 10 melhores viagens, as 10 maiores presepadas, as 10 cidades mais bonitas, os 10 povos mais gentis… O que acham? Me deixem mais alguma sugestões aí nos comentários!

Esse post está saindo um pouco atrasado, mas estou feliz de estar conseguindo publicá-lo ainda em novembro, o mês de aniversário do blog. Mas sabe por que ele não saiu no início do mês? Porque eu fiz questão de que ele fosse o 500º post do Viaggiando! Sim, até ontem eu havia publicado 499 posts por aqui e achei que seria muito legal comemorar o aniversário de 10 anos do blog com o post de número 500. Ah, gente, eu sou de exatas, né? Por falar nisso, vai ter post comemorativo com estatísticas também!

Então espero vocês aqui em dezembro para participar dessa festa comigo! E espero que continuem por aqui para comemorar os próximos aniversário do Viaggiando! Será que daqui 10 anos os blogs ainda existirão? Só o tempo dirá!

Obrigada pela companhia!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Continue Viaggiando:

32 Comments

  1. Parabéns Camila!!! Adoro seu blog que devo ter descoberto lá pra 2010, 2011 – um dos primeiros que comecei a acompanhar e a me inspirar para criar o meu! Já usei muita dica sua em BH e cidades históricas de Minas principalmente – obrigada! bjs!

  2. Que delicia ter acompanhado grande parte desse tempo, Camila. Me identifiquei com muitas das tuas colocações, especialmente quanto a timidez e o quanto a vida na blogosfera me transformou e os amigos mais especiais da vida, que chegaram por esses caminhos. Que seu espaço se mantenha perene, que sua inspiração sempre nos brinde com lindos textos e reflexões, mas tudo na medida exata de seu prazer e felicidade. Parabéns!

    • Camila Navarro

      Oi, Paula! Eu sei bem que sua motivação e seus desejos em relação ao blog são os mesmos que os meus. Que a inspiração nunca nos falte! Obrigada pela companhia!

  3. Oies!!!! Parabéns pelos 10 anos de blog!!!
    Sempre curti muito seu blog, seu estilo, sua carinha, enfim … você!
    Me relembrei de coisas boas da blogosfera de antigamente, como era legal. Hoje a coisa mudou um pouco, mas as informações também vem mais completa, né?
    Espero um dia te conhecer pessoalmente!
    bjks

    • Camila Navarro

      Mirella, às vezes me lembro de que ainda não te conheço pessoalmente e não acredito! A gente se fala há tanto tempo na internet! Espero que esse encontro aconteça. E logo!

  4. Parabéns pela sua linda trajetória! Muitos mais anos de vida ao blog e muitas viagens pra você. Abs

  5. Ah que linda retrospectiva e quanta coisa boa aconteceu nesses 10 anos Camila! Uma linda história e um futuro ainda mais brilhante pela frente! Muita coisa mudou mas algumas continuam, entre elas que adoro seu blog e é muito bom ver as novidades e novos projetos que vc sempre faz! É muito inspirador, mesmo!
    10 anos é muittaaaaaaa coisa, não é para qualquer um, então só desejo mais postagens, leituras e viagens maravilhosas para vc e toda a família!
    bjus!

    • Camila Navarro

      É muito tempo mesmo, Guta! A gente não imagina que vai durar tanto nesse meio digital, né? E o Vambora não deve estar longe disso! Obrigada por estar sempre por aqui!

  6. Parabéns Camila! Eu também estava naquela ConVnVenção de BH 2010 e fui apresentada a você e ao seu blog. Te sigo desde aquela época, onde também iniciei um blog, mas sem sua persistencia e dedicação. Continue assim, firme e forte. Amo seu blog.

    • Camila Navarro

      Claro que me lembro de você naquele encontro, Flora! Muito bom continuar esbarrando com você por aí!

  7. AAah que legal!! Eu sigo seu blog tem tempo e te acompanho no twitter tb… E qual não foi minha surpresa quando eu ouvi o Filipe te apresentando no ONDEM, dizendo que vc ia dar indicações de livros de cada lugar dos episódios… Foi muito tipo: “Gente, é a Camila do Viaggiando!!” hahaha internet tem dessas de aproximar muito a gente, né? mesmo sem conhecer… Parabéns pelos 10 anos e que venham mais 10!

    🙂

    Beijos

    • Camila Navarro

      Que legal! É assim mesmo, a gente lê, vê, ouve tanto as pessoas por aqui que de repente nos sentimos íntimos. E de certa forma somos, né? =)

  8. Parabéns Camila, que linda a sua trajetória, e que bom que estou pegando uma caroninha nela 🙂 Tem sido uma delicia participar do #198livros, conhecer as meninas, e os projetos literários! Saudades dos nossos papos e do nosso encontro que ainda vai acontecer! Sucesso! Beijos!

    • Camila Navarro

      Esse encontro tem mesmo que acontecer, Ana! Sou muito feliz pelo #198livros por ter trazido pessoas bacanas como você para minha vida!

  9. Parabéns pelo blogversário, Camila!!! Que esta saudade toda se transforme em muitos mais posts nos próximos 10, 20, 30… anos!! Aloha!

  10. Parabens parabens parabens!!! Que venham muitos anos de blog, livros e viagens!!!

    • Camila Navarro

      Obrigada, Helo! Você é mais uma que eu não acredito que ainda não conheço pessoalmente! (Falei isso pra Mirella ali em cima.)

  11. “Manhê, olha, eu estou no Viaggiando!”. Brincadeira, parabéns pelos 10 anos, vida longa ao seu blog. Gosto muito dos seus posts, seu jeito de escrever é muito legal (acho que já falei isso mas não custa repetir :D).
    Abraços,
    Helder

  12. Giâni Dias Rodrigues

    Parabéns Camila , 30 países em 10 anos , isso é um sonho. Saiba que viajei pela primeira vez a Europa este ano , Espanha e Portugal, usei muito as suas dicas. Amaria poder alcançar o seu record de 10 países . Gosto muito da suas descrições , quando estava em Portugal lembrava sempre das sua dicas ,forte abraço

    • Camila Navarro

      Giani, só “rendeu” desse tanto na Europa mesmo. Numa única viagem de quase um mês foram 7: Suécia, Finlândia, Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia e Holanda. Mas eu citei o número só porque se trata de uma retrospectiva mesmo, porque isso não é importante. Tanto que passei 15 dias só em Portugal. E você que esteve lá deve saber que vale a pena. =)

  13. Como éramos novinhos nessa foto! Nem parece que já se passagem 10 anos. É clichê, mas o tempo voa mesmo 🙂

    Feliz por ter te conhecido nesse mundão doido chamado internet.

    Beijo grande e felicidades!
    Natie

    • Camila Navarro

      Ah, voa mesmo! Só essa foto aí já tem mais de 7 anos, pensa só! Também sou muito feliz pelas pessoas que o Viaggiando trouxe pra minha vida e você é uma delas!

  14. Parabéns, Camila! Eu amo o Viaggiando e sempre que vou fazer uma viagem venho checar se você já foi para o mesmo destino. É minha primeira busca e referência. Adoro seu jeito de escrever e me identifico com suas preferências e impressões. Sem contar que entrei para o projeto 198 livros inspirada por você. Fico quietinha sem comentar na maior parte das vezes mas acompanho tudo. Um beijo!

    • Camila Navarro

      Que bom que de vez em quando você aparece para comentar, Munique! Só assim sei que não estou falando sozinha. rsrs Obrigada pela companhia!

  15. Parabéns pelos dez anos do Viaggiando, Camila, sempre com ótima qualidade e visitando lugares interessantes.

  16. 10 anos! Camila! Ah, que legal! Parabéns!
    Saudades dessa época dos blogs, acompanhando as viagens de cada um.
    E quanta coisa veio depois, os #198livros (que sou uma furona), o ONDEM e Camila mãe! Tenho que ir aí visitar vocês.
    É, o tempo passa…
    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *