198 Livros: Tuvalu – Fast Talking PI

198 Livros - TuvaluA Micronésia inaugurou a temporada de poesia no Projeto 198 Livros. Confesso que abri o leque por falta de opções e no caso das ilhas do Pacífico essa situação foi bem comum. A primeira experiência com o gênero no projeto foi muito bem sucedida, então quando chegou a vez de Tuvalu eu estava menos receosa.

Fast Talking PI é uma coletânea de poemas da escritora Selina Tusitala Marsh. Preciso dizer que ela foi o mais perto do que se pode chamar de escritora local que eu encontrei. Selina tem origem samoana, tuvaluana, inglesa e francesa e vive na Nova Zelândia. Seu avô materno foi quem nasceu em Tuvalu, mas ela representou o país numa Olimpíada de Poesia que aconteceu em Londres em 2012 chamada Poetry Parnassus. Então, se ela pôde ser a representante do país no evento, quem sou eu para desclassificá-la, não é mesmo?

Fast Talking PI - Selina Tusitala MarshInfelizmente, com Fast Talking PI eu não tive a mesma experiência que com My Urohs, o livro da Micronésia. Isso porque eu estava procurando conhecer um pouco de Tuvalu, como é a proposta do 198 Livros, e a relação da obra com o país não é muito evidente. Fast Talking PI é dividido em três partes e a segunda é que tem mais conteúdo político e histórico e por isso foi também minha preferida. De forma bastante irônica, a autora crítica a invasão das Ilhas do Pacífico pelos europeus e estadunidenses e os estereótipos associados aos ilhéus, especialmente às mulheres. Pena que essa parte era curta. Fiquei querendo mais!

Eu não achei o livro ruim, mas minhas expectativas me direcionaram para um conteúdo que o livro não poderia me entregar. A verdade é que encontrar um livro de Tuvalu, assim como dos demais países da região, não é tarefa fácil. Acho que nesses casos a mera busca é o que mais nos ensina. Descobrir que existe um país chamado Tuvalu talvez já seja um grande aprendizado. E numa pesquisa rápida logo ficamos sabendo que ele é um dos que correm o risco de desaparecer em breve sob as águas.

Espero que as vozes dos tuvaluanos ecoe mais alto. Quem sabe assim o mundo perceba sua existência e resolva preservá-lo. Ignorar a crise climática que vivemos parece ser uma saída cômoda, mas os danos serão assustadores e irreversíveis. E eles estão chegando mais rápido do que imaginávamos.

Fast Talking PI foi publicado originalmente em inglês, em 2009, pela Auckland University Press.

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

3 Comments

  1. Pingback: 198 Livros: Tonga - Dream Fish Floating - Viaggiando

  2. Cristiane Xerez

    “Espero que as vozes dos tuvaluanos ecoe mais alto. Quem sabe assim o mundo perceba sua existência e resolva preservá-lo. Ignorar a crise climática que vivemos parece ser uma saída cômoda, mas os danos serão assustadores e irreversíveis. E eles estão chegando mais rápido do que imaginávamos.”

    Também espero, porque o tempo é curto e a necessidade de ação é urgente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.