Caxambu

CaxambuConhecemos o Parque de São Lourenço durante a manhã e à tarde fomos para   Caxambu, cuja principal atração é também o Parque das Águas.  Ficamos imaginando que provavelmente já deve ter existido uma certa rivalidade entre as duas cidades… Mas a comparação é totalmente desnecessária,  já que cada uma tem suas características e qualidades singulares. O  Parque das Águas de Caxambu  tem  cerca de 200 mil m2  e não tem toda a infra-estrutura do de São Lourenço (detalhe: o de Caxambu é administrado pela prefeitura), mas ainda assim ele é super bem cuidado e me pareceu até mais aconchegante. Apesar de termos ido lá à tarde, o clima estava super agradável, acredito que pela grande quantidade de árvores que formavam sombras por todo o caminho.

Caxambu

Caxambu

Caxambu

As fontes de água também estão situadas em lindas construções, que parecem ser mais antigas que as de São Lourenço e em um estilo um pouco diferente. A influência da família  imperial na história de Caxambu se revela  nos nomes da maioria das 12 fontes, como “Dom Pedro”, “Dona Leopoldina” e “Duque de Saxe”. Reza a lenda que a Princesa Isabel curou sua suposta infertilidade com a água de uma fonte que hoje recebe seu nome. É a  “Fonte Dona Isabel e Conde D’Eu”.

Caxambu - Fonte D. Leopoldina

Caxambu - Fontes Mayrink

Caxambu - Fontes Mayrink

Caxambu - Fonte Venâncio

Caxambu - Fonte Duque de SaxeCaxambu - Fonte Beleza

Caxambu - Fonte D. Isabel e Conde D’EuCaxambu - Gêiser Floriano de Lemos

Esse “cogumelo” aí em cima é um Gêiser. Não sei se  isso é verdade, pois já ouvi falar que não existem gêiseres no Brasil, mas de acordo com informações que li em alguns sites, esse gêiser jorra cerca de três vezes ao dia e a altura da água poderia chegar a 8 metros, agora redirecionada pelo cogumelo. Só não entendi muito bem porque na verdade uma pessoa ligou e desligou o gêiser enquanto estávamos lá… Se alguém entender como isso funciona, por favor, me explique! :)

A Fonte Dom Pedro é a mais antiga e importante do Parque e é um dos principais cartões-postais de Caxambu.  Ela é a única que não é totalmente acessível, ou melhor,  não é  possível beber a água diretamente. É preciso levar um copo e uma pessoa que “toma conta” da fonte é quem a recolhe.

Caxambu - Fonte Dom Pedro

Há também o Balneário Hidroterápico, que foi restaurado recentemente, mas que estava fechado, então só o vimos por fora.  Não sei dizer se os serviços estão funcionando (a reabertura estava prevista para 05/06/10), mas a imponente construção já vale a visita.

Caxambu

Uma das atrações do Parque é o Teleférico. Ele percorre mais de 900 metros até o topo do Morro de Caxambu. No dia em que estivemos lá, havia poucas pessoas, sendo que a maioria eram pessoas da cidade enchendo garrafas de água, então não havia ninguém no teleférico. E preferimos não colocá-lo em funcionamento apenas para nós.

Morro de Caxambu

Mas depois subimos o morro de carro mesmo.  Lá de cima temos uma ótima vista de toda a cidade, inclusive do Parque das Águas. Só fique atento para chegar até lá. A sinalização era péssima, então tivemos que pedir informações na  rua para chegar até lá.

Caxambu

Caxambu

Caxambu

Ficamos apenas um dia em Caxambu e á noite conhecemos a Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, que fica linda com a iluminação noturna.

Caxambu Caxambu

E uma última dica: em Caxambu encontramos hospedagem barata! Ficamos na Pousada Águas de Caxambu e pagamos R$ 70,00 pela diária. O quarto era pequeno, mas o que mais me agradou foi a decoração, de muito bom gosto tanto no quarto quanto nas áreas comuns. E havia rede sem fio, como todos os outros hotéis em que nos hospedamos nessa viagem. Felizmente esse item está cada dia mais comum.

Pousada Águas de Caxambu

O Parque das Águas de Caxambu fica aberto das 07:00 às 18:00 e a entrada custa R$ 3,00 (março/2010).

17 Comments

  1. Roberta Pimenta

    Camila esse gêiser é verdadeiro, o único existente no Brasil. Eu conheço desde criança, quando não existia o cogumelo, apenas um cano de onde jorrava água mineral gasosa, quentinha. Uma delícia! Saíamos da piscina para nos banhar no gêiser. Sou carioca, mas vivo hoje em Caxambu, de onde não quero mais sair. Conheça melhor e você terá surpresas muito agradáveis. Um abraço.

    • Roberta, lembro que quase não encontrei informações sobre ele quando escrevi o post. E eu adoraria voltar ao Circuito das Águas! Com certeza ainda vou passear por aí de novo!

      • Roberta Pimenta

        Camila, quando vier me procure terei muita satisfação em conhecê-la. Caxambu te espera de braços abertos!

  2. Agora sim entendi o mistério do gêiser programado! ;-)

  3. Amo Caxambu, uma cidadezinha calma e muito acolhedora! Morei alguns anos lá e ainda continuo visitando sempre que posso.
    Quanto ao balneário ele realmente reabriu e está lindo, vale a visita para um dos banhos hidroterapicos ou somente para conhecer.
    Quanto ao geiser, ele realmente jorra três vezes ao dia, devido a pressão que o gás das águas minerais fazem. Porém foi instalado um bomba nele que permite que o gás seja liberado mais vezes ao dia, não me lembro ao certo mas acredito que seja de hora em hora!

  4. Eu conheço um pouco pois meus pais moraram lá desde pequenos.

  5. Tiago, nós gostamos muito de viajar de carro, tanto que já fomos até Buenos Aires assim. Só que eu tenho o mesmo problema que você… Ainda bem que o Eduardo não! ;)

    Beijos!

  6. Tiago Caramuru

    Muito bonitinho mesmo! Estava contando da minha ignorância pra Lu também: não conhecia essa cidade! Próximo passo: perder o medo de dirigir em estrada pra poder chegar em mais lugares =D
    Beijo!

  7. Lu, eu já li e até já comentei lá! Eu tenho seu feed, assim não perco nada! :)

    Beijos!

  8. Camila,
    Escrevi o post! Não saiu tão bonito, mas tá lá. Tem um agradecimento para você e os links para cá.
    E o Balneário Hidroterápico reabriu mesmo! Preciso dar um jeito de ir lá depois de julho!
    Bjs,

  9. Eba! Mais uma frequentadora do sul de Minas! Tô achando muito legal os leitores do blog terem essas cidades nas memórias da infância. Imagino então que agora em julho Caxambu e São Lourenço devem estar cheias de crianças aproveitando as férias com os avós! :-)

    Quanto às águas, em Caxambu eu só experimentei a da Fonte Beleza. Vai que faz mesmo efeito… ;)

  10. Camila,
    esse post me lebrou a infancia! Ia nas ferias de julho com meus avós e primos passar uma semana no Hotel Gloria…era tao legal!
    Lembro muito do parque…que eu pedia pro meu avô pra ir todos os dias. Sabia de cor o nome de todas as fontes!!! Eu era a única dos primos que gostava de água com gás :) E adorava ver onde engarrafava…
    Ja fui nesse morro a pé e de teleférico tb…
    Mas minhas grandes lembranças do hotel Gloria sao doce de leite e biscoito de polvilho!

  11. Os donos desses hotéis precisam acordar! Se eles fossem modernizados e não exagerassem no preço, poderiam atrair mais turistas. Como nós! ;)

    Acabei de ler seu post. Nunca imaginei um fogão à lenha com comida vegetariana! Fiquei morrendo de vontade de experimentar! :)

    Beijos!

  12. Camila,
    Eu ia todo ano para um congresso que acontece lá. Com o passar do tempo, deixe de ir ao congresso,mas não à cidade. O maior problema que eu acho da região são os hotéis. Como você falou em um dos posts eles são velhos e caros! O Glória, em Caxambú, já faz parte de uma rede internacional de hotéis, mas faz tempo que não vou lá e não sei dizer como está.
    Fiz um post sobre um restaurante de comida natural em Friburgo e lembrei-me de você.
    Bjs,

  13. Lu, escreva sobre Caxambu sim! Já vi que você conhece a cidade e vai poder descrevê-la melhor do que eu! :) Nós ficamos lá apenas um dia, fomos para conhecer o Parque das Águas mesmo, mas achei a cidade bem bonitinha. Com certeza é ótima pra descansar.

    Arthur, eu também fiquei meio desconfiada… ;)

    Eu já pensava em visitar essa região há bastante tempo, mas como seria uma viagem de poucos dias e não era perto de Uberlândia, acabou ficando para depois. Acho que o ideal é combinar Caxambu e São Lourenço com um passeio de carro por várias cidades do sul de Minas. Tem muita coisa legal!

    Beijos!

  14. Camila, estou achando que esse gêiser é "fake" ;)
    No mais, muito bonita a cidade, só conhecia de nome, não por preconceito, mas tem lugares que a gente vai deixando para ir algum dia e acaba esquecendo…
    Bjs!

  15. Camila,
    Eu adoro Caxambú! Faz tempo, estou para escrever sobre a cidade – sempre que dá, fujo pra lá -e seu post me animou. Muita gente tem preconceito com a cidade, mas eu curto a tranquilidade do local e a hidroterapia é maravilhosa (parece que reabriu mesmo!).
    Bjs,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.