Sudeste Asiático sem despachar

Sudeste Asiático sem despacharEu não sabia se iria falar sobre a mala que levei na última viagem, pois segui o mesmo padrão de  bagagem de mão que vocês já conhecem.  Mas como vira e mexe alguém me pergunta sobre ela, resolvi abrir o bico e falar como foi viajar para o Sudeste Asiático sem despachar. Sem contar que é sempre possível melhorar a técnica e descobrir algo que deixa a tarefa de viajar leve ainda mais fácil. Essa viagem teve alguns componentes dificultadores, como as conexões em Istambul na ida e na volta em pleno inverno (veja o roteiro completo aqui). Para complicar mais um pouquinho, eu decidi que iria levar apenas um volume de bagagem. Nada de bolsa a tiracolo, seria só a minha mochilinha de 30 litros e nada mais. Além disso, viajaríamos pela Air Asia, que só permite bagagem de mão com no máximo 7 kg sem custo. Eu sei que tem gente pensando que é impossível, mas eu já adianto que a “operação” foi um sucesso! Foram 25 dias de viagem com temperaturas variando de 0 ºC ao calor escaldante do Camboja e nossos 13 kg de bagagem (juntando a minha e a do Eduardo) deram conta do recado. Vamos aos detalhes!

O conteúdo da mala foi o velho conhecido: roupa para uma semana embalada em sacos a vácuo, poucos sapatos (um tênis, um chinelo e uma rasteirinha para mim), cosméticos em miniaturas e alguns produtos (shampoo, condicionador e sabonete) na forma sólida. A boa notícia para quem se interessou pelos produtos sólidos sobre os quais eu já falei aqui é que a Lush voltou a operar no Brasil! Quero testar outros produtos sólidos da marca, como o desodorante, o hidratante e a pasta de dente. Desse jeito, daqui a pouco nem vou precisar me preocupar mais com os líquidos na bagagem de mão!

Ah! Um líquido que não poderia faltar nessa mala era o repelente, então levamos um de 100 ml que foi suficiente para a viagem toda. Não me preocupei muito porque sabia que seria fácil comprar um por lá caso o nosso acabasse.

Mala para o Sudeste Asiático

Dessa vez todo o resto teve que entrar na mochila: câmera e demais apetrechos eletrônicos, kindle, guia em papel, remédios, documentos… Como tivemos que levar blusas mais quentes e volumosas para Istambul, na maioria dos deslocamentos elas foram carregadas na mão. Prendíamos as blusas nas fitas do lado de fora da mochila e só as usávamos no avião, como travesseiro ou para esquentar mesmo. Mas no dia a dia é claro que não dava para carregar a mochila “pesada” pra todo lado, por isso levamos uma pequena mochila dobrável. Ela era nossa companheira nos passeios e foi muito útil também nas viagens de avião mais longas, pois é bom deixar alguns itens mais acessíveis durante o voo, né? Sem contar que se a situação apertasse e faltasse espaço na mala, poderíamos colocar algumas coisas nela na hora de embarcar.

Bagagem de mãoMochila dobrável

E acabamos mesmo fazendo umas compras na viagem. Além das miniaturas que sempre compro, não resisti a trazer um forro de mesa do Laos (que artesanato maravilhoso o do Laos!) e em Kuala Lumpur compramos umas roupas da Uniqlo que estavam com preços bons. As mochilas já foram bem cheias, então é claro que não estava sobrando espaço na bagagem, mas eu já havia pensado nessa possibilidade e levei algumas peças de roupa e sapato mais desgastadas que pudessem ser deixadas pelo caminho. Sem contar os chocolates, balas e chicletes que eu sempre levo nas viagens porque tenho tendência a enjoar e que foram consumidos ao longo dos dias. No fim das contas, nem descartei tudo que poderia descartar e ainda voltamos com menos peso do que levamos na ida! Parece milagre, né?

Lavar roupa no Sudeste Asiático costuma ser muito barato (em média, US$ 1 por quilo de roupa nos países que visitei) e há lavanderias por todo lado, então “renovar” a mala é tarefa fácil. Não vou dizer que minha bagagem foi perfeita, pois agora eu vejo alguns ajustes que eu poderia ter feito, mas que não se referem à quantidade de coisas que levamos. Hoje eu levaria menos blusas de manga curta, pois elas não eram muito apropriadas a nenhum dos países que visitamos. Vi turistas de toda parte do mundo usando roupa de todo tipo, mas eu prefiro respeitar a cultura local e não usar nada muito destoante. Acho que umas batinhas leves de manga média seriam as melhores opções. Meu cabelo virou uma palha, principalmente no Vietnã, então eu colocaria na mala alguma máscara hidratante para dar uma amenizada na situação. E trocaria uma das peças de baixo que levei por uma calça-bermuda, por ser uma opção mais versátil e que seca bem rápido. E acho que é só! Fora isso, nossa bagagem foi um sucesso e ficamos bem felizes com nossas escolhas. Para nós, malas mais leves significam menos preocupações!

E aí, quem mais encara ir ao outro lado do mundo apenas com a bagagem de mão?

Veja também:

46 Comments

  1. Oi!

    Adorei teu post!

    Gosto da idéia de viajar com pouca coisa para carregar.

    Uma pergunta: já teve problema em levar cortador de unhas e aparelho de barbear na mala de mão?

    Abraços

    • Nunca tivemos problemas com esses itens, Andria, mas eu levo pensando que não seria um grande problema se eu tivesse que me desfazer deles. Se um dia me pedirem para tirar, ok!

  2. Oi Camila, tudo bem? Vou viajar pela Air Asia com uma amiga e como ficou bem mais barato sem despachar malas, vamos usar suas dicas! Só queria saber o quão chato eles são. Pois tenho uma mochila de 33L que tem as medidas exatas com divisórias (ou seja eles podem encanar que tem mais) e uma outra que usei em uma viagem que é um pouco menor mas sem divisórias. Conseguia viajar pela Ryanair na Europa numa boa com essas bagagens sem despachar, mas não sei como a Air Asia é. Ai tô na dúvida qual das duas escolho. Eles checam no embarque todas as babagens mesmo? Medindo E pesando?

    • Julia, eles não checaram nossas bagagens. Já vi muita gente dizendo que a Air Asia é rigorosa com a bagagem, mas eu mesma não vi nada. Não sei se eles ficam de olho e só medem as que visivelmente estão fora do padrão. Eu prefiro não arriscar, mas o importante é sua bagagem caber no espaço delimitado, aquelas caixinhas com as medidas máximas, sabe? Ela tem que entrar lá e pesar o máximo permitido.

  3. Adorei o post! Também sou adepta da bagagem de mão, sempre! Mas também
    gosto de umas comprinhas… só não gosto de comprar mala extra! Então
    levo na mochila um rolo de fita adesiva, passo num mercado no fim da
    viagem, arrumo uma caixa de papelão, encho com as coisas que não me
    importo de perder, lacro com a fita adesiva e despacho pra casa. A
    bagagem de mão da volta fica só com os itens importantes e as compras, bem mais leve que na ida. Bjs!

  4. Carolina Scotti

    Eu me acho economica em termos de mala… 15/17kgs pra um mes! Pra australia ano passado deu certo… na verdade sobrou roupa, como sempre! rsrsrs Agora no SE asiático tive a certeza de que mala de rodinha é praticamente uma mala sem alça! Impressionante!

    Passei aperto nas ilhas na tailandia qdo chegamos no Ao Nang Pier e vimos que nosso long tail na verdade sairia (e aportaria dp) do meio do mar…. ou seja, colocamos as malas pro alto e andamos uns bons 10/15m carregando elas… O Pedro tava com mala pequena e eu média… fiquei com muita dó mesmo de quem tava com aquelas malas grandes! Desajeitado pra andar e carregar! E nao tem nenhum nativo pra vc pagar pra levar pra vc nao… e ngm em volta te ajuda! rsrsrsr Dp ainda arrastamos mala pela areia até chegar no hotel!

    Dp em Bangkok o tuk tuk nos deixou numa ponta da Khao San Road e nosso hotel era 150m dp da outra ponta … como chegamos as 23h nao conheciamos nada e tivemos que atravessar toda a rua , passando por gente, carrinhos, lojinhas… um CAOS! rsrsrsrs

    Minha próxima aquisição será daquelas mochilas cargueiro…. não vou conseguir fazer como vc que não despacha, mas só de reduzir pra uns 10/12kgs e levar nas costas já vai facilitar muito pra pegar metro, barco, taxi e tb andar pela cidade….

    • Pois é, tem muita gente que prefere a mala de rodinha, mas em muitas situações ela é um verdadeiro trambolho! Eu prefiro a mochila para ficar com as mãos livres e porque ela é muito mais prática na hora de passar por esses terrenos irregulares e subir escadas, por exemplo. Mas é claro que isso depende do peso da bagagem! Aquelas malas/mochilas mistas podem seu uma boa para quem não dispensa as rodinhas.

      Nas nossas últimas viagens despachando eu fui com uma cargueira, acho que de 50 litros. Já tem muito espaço nela! Pensando nisso agora, já está na hora de me desfazer dela. Ela tá encostada no armário, coitada… rsrs

  5. Nivia Guirra

    Sou sua fã, comecei com uma mala G, depois M, na última viagem longa uma M rígida com não mais de 15kg, na próxima serão 10Kg, uma dia chego lá!

  6. Nossa, amei conhecer o blog! Meu objetivo de vida é viajar sem despachar.
    Vou para a Europa em abril com o meu namorado e quero comprar uma mochila para viajar por duas semanas. Vocês sabe se essas da Jansport (42x33x21) são boas? Obrigada!

    • Fernanda, eu nunca manuseei uma mochila da Jansport… Gostei bastante da que comprei antes de ir pra Ásia: uma Curtlo de 30 litros. É bem resistente. Tenta ver os dois modelos pessoalmente para poder comparar.

  7. Liliana Stahr

    Camila,
    Você já sabe que é minha ídola nesse quesito, né?
    Eu exagerei nessa minha ultima viagem, levei 14 kgs e conseguiria facilmente levar 11. Muita raiva de mim pq esse espaço extra teria facilitado minha vida na hora de mexer na mala na viagem de barco de 5 dias que fizemos! Mas uma coisa é certa, quem tem paixão por fotografia não consegue viajar sem despachar. Nossa mala de máquinas por si só já são quase 7 kilos(2 cameras, 2 lentes, 1 gopro, carregadores, kindle, ipad, um carregador usb de emergência e os acessórios/ baterias extras, etc). Se as companhias low fares aceitassem uma bolsa de mão+ mala até daria, mas como geralmente é um volume não dá. Mas sem dúvida, essa é a atitude ideal, principalmente para quem faz viagem pinga-pinga, Pegando vários voos, é pedir para perder a mala. Perderam a nossa no Cambodja, mas acharam e nos entregaram no mesmo dia. Mesmo assim a sensação de não saber se vai ter mala ou não, no começo da viagem ainda, é a pior possível! Arrasou, como sempre!!

    • Liliana, a gente leva uma só câmera só para nós dois. Na verdade até levamos duas, pois costumamos levar a câmera à prova d’água também, mas ela é pequenininha. E isso já faz uma grande diferença, né? Mas conseguir eliminar esses quilos que vão à toa já é um grande avanço. Levar menos coisas facilita muito na hora de fazer e desfazer a mala mesmo. E até na volta da viagem. Chego em casa e desfaço a mala em 3 minutos. ;-)

  8. Patrícia Gomes

    Oi Camila! Descobri o Viaggiando hoje e estou adorando as dicas! Vou acampar numa cidade que o clima é bem friozinho… Aqui tem algum post com dica para bagagem de acampamento?

  9. WoW. Ganhou meu respeito (mais uma vez)! Post divulgado lá na fanpage! :)

  10. Margarida Nobre

    Camila
    Nós já fomos 10 dias para os Estados Unidos só com malas de mão. Aliás, só nas férias de 3 semanas de Agosto e nas da neve ( que é impossível fazer só com malas de mão! :-) , é que despachamos uma malinha de 15 kg… hehe… resto do ano só malas de mão. Agora em Londres chegámos os 3 só com uma malinha de mão meio-vazia , para carregar no regresso… :-) Beijo

  11. Arrasou, Cams! <3

  12. Marina Vidigal -Ideias na mala

    Adoro seus posts de mala, temos o mesmo estilo de mala.

  13. #oioioi tudo lido e anotado. Semana que vem vamos pra Los Roques e Canaima (Salto angel), nove noites. Vou só com mala de mão. Se conseguir já será um sucesso pra mim rs
    Até maio tenho que dominar essa arte pra Ásia rs

    • Ah, mas praia é o destino ideal para viajar leve! Em Los Roques você nem vai precisar de muita roupa! Eu levaria uma só calça, que iria vestindo, e um tênis/bota, que também já iria no pé. O resto é biquíni e protetor solar! hehe

      • Carla Portilho

        Melhor do que uma calça jeans, por exemplo, que vai ser muito pesada, seria uma de tecido mais leve, e não precisa nem ser comprida. E o calçado pode ser uma sapatilha mais esportiva…

    • Carla Portilho

      Jackie, eu fui pra Los Roques só com uma mochilinha, pra ficar 5 dias, e ainda usei um biquíni diferente a cada dia!

      • Meninas, deixa eu dar o feedback: fui pra los roques só com a mochila e uma bolsa de praia. Mochila: 4,5 kg! Amei muuuuito. Só levei calça esportiva mesmo, que usei em Canaina, na mata. Em los roques só vestido e shortinho. Sobrou roupa! A bolsa de praia foi com ipad, camera e docs, mais uns 2kg.
        A mochila do marido com 4Kg =)

        Agora to aqui quebrando a cabeça pra Ásia. Minha meta era 4,5k de novo na mochila e a bolsa com câmera, kindle (não vou levar ipad) e docs.
        Mas, hoje fiz uma prévia e só a mochila sem a necessaire deu mais de 5kg haha. Ou seja, to levando mt roupa. Vou começar a cortar. Vou tentar os 5kg de roupas, sapatos e necessaire. E fico com a bolsa pra eletrônicos e documentos.

        Acho que tem mt coisa porque eu vou pra LA antes e NY depois. Mas em NY pretendo fazer comprar, então não vou levar roupas pensando nos passeios lá. Bom, tenho 25 dias pra me decidir e montar essa mochila sucesso hahahaha
        beijocas,

  14. Natália Becattini

    Na minha primeira viagem eu achei que tinha que levar a casa toda. Hoje já aprendi bastante e estou bem mais moderada. Levo apenas uma mochila de 60 litros que eu despacho e uma mochila menor na bagagem de mão. Meu sonho é chegar nesse seu nível! hahaha Mas como geralmente trabalho da estrada, computador e câmera dslr tornam isso um pouco complicado.

    • O bom do computador é que geralmente as companhias aéreas reservam uma “cota” da bagagem de mão para ele, né? Mas a câmera grande é complicado mesmo. Teria que diminuir ainda mais no resto para fazer caber a câmera. ;-)

  15. Sou super adepto das viagens só com mala de mão mas para Ásia ainda acho difiícil de encarar porque acabo querendo trazer uns badulaques e aí já viu né? quem sabe um dia…

    • Por isso que a mochila dobrável é útil! E na Ásia, se o espaço apertar, dá para comprar uma mala nova fácil, fácil. rsrs

      • Claudio Lemos

        Pois é ainda to refletindo…até porque minha próxima ida pra ásia será cheia de trens. Acho que vou levar uma mala esportiva daquelas maleáveias dentro da mala de mão e caso precise eu uso na volta :)

  16. Carla Portilho

    Camila, essa mochilinha dobrável parece ser sensacional! Vou copiar a ideia!

    • Carla, essas mochilinhas são ótimas! Não encontrei muitas no Brasil, mas há várias no aliexpress. Foi lá que comprei a minha! :-)

      • Carla Portilho

        Vi uma na Amazon que me pareceu bem legal – e baratinha! ;-) Acho que vou trazer da viagem…

        • É mesmo! Você não vai precisar se preocupar com o frete!

          • Arrasou, Camila, parabéns pela organização e pelo post! Olha, meninas, a Curtlo tem mochilinhas dobráveis! Procurem pela linha pocket. Segue link:
            http://www.curtlo.com.br/produtos_categoria.asp?categoria=Pocket%20Series

            Eu tenho uma dica legal de desodorante não-líquido, CAmila! É francês, é natural e dura uma eternidade. Conheço pelo nome de Pierre d´alun. Parece um cristal. Tem tamanhos pequenos, levo sempre na necessair. Vou tirar uma foto pra vc ver. Nunca vi em outro lugar que não na França.

            Bjos!

            • É verdade, Adriane! Eu cheguei a olhar as da Curtlo na época, mas acho que escolhi a outra pelo preço mesmo…

              Acabei de procurar pelo desodorante. Interessante! Quando é que essas “modernidades” vão chegar ao Brasil? rsrs

              • Carla Portilho

                A gente já teve desodorante em bastão aqui, mas depois pararam de fabricar… Eu compro nos EUA as miniaturas travel size – tem de várias marcas…

              • Guria!! No Brasil a Alva tem desodorante em cristal como esse Pierre d’alun. Eu uso de outra marca gringa e juro que ainda estou tentando me adaptar a esse tipo.. Mas além de ser sólido não tem alumínio como todos os outros..
                http://www.alvabrasil.com.br/produtos/desodorante-kristall/desodorante-stick-kristall-sensitivo/

                Ah, essa tua mochilinha da columbia o “tecido” é barulhento? Pensei em comprar a da curtlo mas no vídeo achei super barulhenta (difícil explicar!)..

                Obrigada!

                • Michele, você diz barulho quando é manuseada? Eu não percebi nada disso! Mas talvez seja melhor você ver uma pessoalmente, pois talvez o que não me incomoda possa te incomodar, né?

                  Vou dar uma olhada na Alva! Obrigada pela dica!

                  • Acho que não deve fazer barulho então! Sério, o da curtlo faz barulho demais haha, pelo menos foi a impressão que tive quando vi um vídeo e até o cara comentou…
                    Obrigada!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.