10 produtos que te ajudam a viajar leve

10 produtos que te ajudam a viajar leve e baratoEu sei que muita gente acha que viajar sem despachar e não sentir falta de nada é mágica. Eu digo que é questão de prática. O primeiro passo é desapegar e não se importar em repetir a mesma roupa e sapato algumas vezes, mas não é só a quantidade de itens que precisa diminuir. A gente acaba tendo que usar alguns artifícios para fazer tudo que é necessário caber em um único volume de 5, 7 ou 10 kg. A cada dia eu descubro novos produtos para viajantes práticos. Lojas de utensílios para viagem são uma verdadeira perdição! O perigo é se empolgar e encher a mala de badulaques, o que não combina com o que a gente busca aqui, né? Selecionei os que eu acho que merecem entrar na  mala quando o assunto é viajar leve e alguns ainda nos ajudam a economizar durante as férias. Vamos lá: aos produtos que te ajudam a viajar leve!

1. BALANÇA PORTÁTIL

Pra quem fica com medo de ultrapassar o limite de peso durante a viagem, é um item indispensável. As comprinhas são os grandes vilões e na bagagem de mão a margem de peso que a gente pode adicionar é muito pequena. Acho que todo hotel deveria ter uma balança disponível na recepção, mas não é o que acontece, então o jeito é se precaver. Imagina estar preparado para embarcar com sua bagagem e ter que despachar? Pesadelo, né? Há balanças portáteis específicas para malas e que pesam poucas gramas. Confesso que ainda não tenho uma balança dessas, mas já está na minha lista de compras. Chega de passar sufoco no aeroporto com medo de ter que jogar alguma coisa fora por ter ultrapassado o peso permitido!

2. SACOS A VÁCUO Sacos a vácuo para viagem

O melhor amigo de quem viaja sem despachar! Esses sim fazem praticamente mágica! Aqui em casa cada um costuma levar dois sacos a vácuo na mochila, dividindo neles as roupas para uma semana, além dos que a gente leva vazios para acomodar a roupa suja e para algum imprevisto. Eles não só diminuem e muito o espaço que as roupas ocupam, como ainda deixam a mala mais organizada. Eu prefiro aqueles que não precisam de aspirador de pó para retirar o ar, porque onde é que a gente arruma um no quarto de hotel? Então compro o que exige apenas pressão. O segredo para deixar a embalagem bem compacta? Fecha, tira um pouco do dar e senta em cima dela! Assim o ar sai todinho!

3. ROUPAS QUE NÃO AMASSAM

Comprimir as roupas em um saco? Sentar em cima delas? Que loucura! Elas vão chegar todas amassadas! É, a maioria das roupas chegaria mesmo, por isso é preciso escolher bem que tipo de roupa levar numa viagem. E isso independe de despachar ou não, né? Na hora de fazer a mala, escolha roupas que não amassem ou que pelo menos amassem pouco. Você descobre isso em casa mesmo, vendo quais roupas podem ir direto da máquina de lavar pro corpo. Deixe de lado as que não dispensam o ferro de passar! Aquelas blusas esportivas/tecnológicas, levíssimas e que secam rápido, são ótimas! E tem umas regatinhas bem bonitinhas para mulheres, não só camisetas. Vale a pena investir em umas para viagens. Um truque para ter as peças lisinhas novamente é deixá-las penduradas no banheiro enquanto toma um banho quente. O vapor faz milagres!

4. COSMÉTICOS SÓLIDOS Shampoo e condicionador sólidos Lush

Um dos grandes problemas quando a gente resolve viajar sem despachar são os líquidos, por causa das restrições impostas nos voos internacionais. As mulheres são as que mais sofrem com isso. São tantos líquidos indispensáveis: shampoo, condicionador, desodorante, pasta de dente, hidratante, protetor solar, creme pra isso, creme praquilo… E tudo tem que caber em um saquinho minúsculo de no máximo 20 x 20 cm. Às vezes colocar tudo em embalagem miniatura não é suficiente. O que eu achei mais prático foi trocar alguns produtos por suas versões sólidas. Sabonete é tranquilo, mas minha maior descoberta foram o shampoo e o condicionador também sólidos. A Lush é a única marca que conheço que oferece shampoo em barra (se conhece mais alguma, por favor, me conta!). Ela ainda tem desodorante, hidratante e até pasta de dente sólidos! A boa notícia é que a Lush acabou de voltar a operar no Brasil. A loja em São Paulo já foi aberta e eu estou só esperando a loja virtual entrar em funcionamento para reabastecer meu estoque e experimentar mais alguns produtos.

5. TOALHA COMPACTA

Geralmente não levo toalha nas viagens, mas dependendo do destino pode ser necessário, como quando sua hospedagem não oferece toalhas ou quando o roteiro envolve atividades aquáticas. Aí o jeito é levar toalhas compactas, próprias para viagem, velhas conhecidas de quem acampa. Elas são super absorventes, secam rápido e não ocupam muito espaço. Há vários tamanhos, mas no caso da bagagem de mão é melhor levar a menor, que costuma ser mais ou menos do tamanho de um pano de prato. Se for boa, você enxuga o corpo todo com ela.

6. MOCHILA DOBRÁVEL Mochila dobrável

Essa é pra quem gosta de ter a chamada mochila de ataque, aquela que a gente carrega no dia a dia com as tralhas indispensáveis: guia, câmera fotográfica, água, lanchinhos… Dependendo do destino, prefiro a mochila a uma bolsa. Mas se o limite na bagagem de mão é de apenas uma peça (bolsas femininas costumam ser aceitas, exceto em algumas companhias low-cost), como é que a gente leva uma mochila extra? A solução é a mochila dobrável! Elas se fecham nelas mesmas e ficam pequenininhas. Super prático! Levo a minha dentro da mochila maior e uso no dia a dia da viagem. E ela ainda me dá a segurança de ter uma malinha reserva. Se no final das contas eu precisar despachar, uso a mochila dobrável como mala da mão e despacho a mochila maior. Há vários modelos mundo afora, mas no Brasil uma marca que eu já vi com esse tipo de produto é a Curtlo.

7. SABÃO EM BARRA

Se você vai viajar sem despachar por mais de uma semana, com certeza terá que lavar roupa. Lavanderia existe em qualquer lugar do mundo e fora dos hotéis não costuma ser caro, então isso não é um problema. Mas às vezes você quer lavar uma ou outra peça na pia do hotel mesmo (as tais roupas tecnológicas ou peças íntimas, por exemplo) e sabonete não costuma ser uma boa opção nessas horas. Um dica é lavar sabão de coco em barra na mala. E nem precisa ser uma barra inteira, para pouco tempo um pequeno pedaço já basta. A Sylvia deu essa dica um dia no twitter e eu adotei desde então!

8. GARRAFA DE ÁGUA DOBRÁVEL

Garrafa de água dobrável Uma coisa que sempre me incomodou em viagens é esse negócio de ter que comprar água. E não é só pelo gasto, mas principalmente pelo lixo que a gente gera com as garrafas de plástico. Fiquei muito feliz quando descobri essas garrafinhas dobráveis e reutilizáveis. Elas são ótimas! Quando vazias, podem ser dobradas e guardadas em qualquer cantinho da mochila. Quando cheias, elas param em pé ou podem ser penduradas na bolsa/mochila através dos ganchinhos. Agora eu carrego a minha o tempo todo nas viagens e reabasteço sempre que vejo um bebedouro ou qualquer fonte de água potável. E compro garrafas grandes de água que deixo no hotel, ao invés de comprar um monte de garrafas pequenas.

9. KINDLE OU TABLET

O celular tem tudo o que eu preciso para acessar a internet durante as férias, então nem me preocupo em levar computador. E eu sempre carrego o meu kindle e ele acaba sendo mais do que um leitor de livros para mim. Nele eu levo todas as reservas de voos, hotéis e o que mais eu precisar salvar em pdf. É mais uma segurança, já que eu tenho tudo no celular e email também, mas antes eu ainda levava tudo isso impresso. Além do peso a mais, não é nada ecológico, né? Em tempos de reservas pela internet e check-in on-line, o papel não tem feito a menor falta. A única coisa que levo impressa é a apólice do seguro-saúde, só porque sei que posso precisar apresentá-la num hospital, mas pro resto o arquivo digital é suficiente.

10. KIT DE TALHERES PARA VIAGEM Spork - Kit de talheres para viagem

Eu adoro visitar supermercados durante as férias! Quanto mais diferente do nosso for o país, melhor! Gosto de descobrir semelhanças e diferenças nas prateleiras e de experimentar novos sabores. Dependendo da língua, até passo aperto para saber se alguma comida é vegetariana ou não, mas compro nem que seja um chocolate local. Só que às vezes a gente precisa de talheres. Se for pra comer na rua ou se o hotel não disponibiliza esses itens, como faz? Quem é que fica carregando garfo e faca na bolsa? É pra isso que existem kits de talheres próprios para viajantes! O meu escolhido é um de plástico, chamado em inglês de spork (spoon-fork-knife). Ele conjuga numa só peça as funções de garfo, faca e colher. A faca não é muito boa, pois é só uma serrinha ao lado do garfo, mas já quebra um galho. E o melhor é que, por ser de plástico, pode ser levado tranquilamente na bagagem de mão. O que comprei é da marca sueca Light My Fire, vendido em várias lojas de produtos de viagem pelo mundo, mas há vários modelos parecidos por aí.

E você, também usa algum desses produtos para viajar mais leve ou economizar? Conhece outros que acha útil e que não apareceram na lista? Me conta aí nos comentários!

Veja também:

27 Comments

  1. Camila,
    moro em BH e represento uma marca de xampu solido de São Paulo. Além de sólidos, veganos. Na minha próxima viagem vou, inclusive, usar como sabonete, pra ficar num item só. Não tem condicionador, mas eu parei de usar pq eles são bem hidratantes, a base de óleos essenciais. Eles tb tem embalagens bem pequenas de hidratantes para rosto e mãos. Se quiser conhecer, me dá um toque, que combinamos.

  2. Oi Camila, tudo bem? Estou querendo fazer um sabático para Asia de pelo menos 3 meses e queria sua sugestão de mala. Seria demais levar um mala de mão (aquelas usadas ultimamente no Brasil) de rodinhas para essa viagem? O ideal seria uma mala que virasse mochila tbm, só não sei se ainda consigo ser tão economica.

    • Camila Navarro

      Leticia, eu prefiro mochila porque gosto de ter as mãos livres, mas isso é só questão de gosto mesmo. Nunca usei dessas malas que podem ser carregadas como mochila tembém, mas de qualquer forma sugiro que você experimente antes de comprar. Compre a que te parecer mais confortável.

  3. Denise gonçalves

    Querida.. adorei sua postagem.. prciso fazer uma viagem curta e estou procurando sacos de plástico com ziper..sabe me dizer onde comprar!!????

    • Camila Navarro

      Denise, os que tenho vieram de brinde comprando algum cosmético. Acho difícil encontrar acessórios de viagem legais por aqui. Se for para colocar os líquidos, você pode usar ziploc 20×20 cm. Para roupas pode comprar em lojas como a Multicoisas.

  4. Muito bom!

  5. Gostei muito do post! Tem uma marca de shampoo em barra que super recomendo, chama Sementes de Gaia e você pode encontrar aqui: http://www.sementesdegaiasaboaria.com/
    Os shampoos são totalmente naturais e tem um cheiro maravilhoso!

  6. Cleane Macedo

    Oi Camila, a cada viagem eu diminuo mais a bagagem, mas depois de ler seus posts decidiu virar mochileira rs. Meu marido esta duvidando que eu consigo e isso é mais uma motivação!! Amei, de verdade! Bjos

  7. Ameeei essas dicas!!! arabéns pelo post!

  8. Camila, adorei a dica dos sacos a vacum, nao sabia que esse sem aspirador funcionava. Queria te pedir uma ajuda: nao acho esses sacos tipo ziplock na medida maxima permitida 20 x 20. Pelo que entendi nao pode ser uma necessarie com ziper mesmo a transparente..Onde vc conseguiu comprar?
    Obrigada!

    • Renata, eu levo o saquinho um pouquinho maior, acho que de 22 cm, ou então uma necessarie que é meio transparente. Pra ser sincera ninguém nunca olhou direito a embalagem dos líquidos, só olham se estão separados. Por precaução eu levo cada dia menos líquidos e carrego na mochila um saquinho com menos de 20×20 pro caso de alguém encrencar.

  9. Laira Curado

    Adorei as dicas, Camila! Amei a garrafinha para água! Eu não consigo ficar sem água de jeito nenhum… Acho que vou comprar até para usar no dia a dia. hehe. Onde encontro? Quanto a balança, sabe o que é ótimo? Balança para pescaria! É super pequena, praticamente só um gancho. Tem precisão de 10 gramas e aguenta até 40kg. É super prática e fácil de levar em qualquer lugar! :-)

    • Laira, eu também bebo água o dia todo! Eu comprei as minhas (é, porque comprei 10! rsrs) no Aliexpress. Acho que as balanças para malas são como essa de pescaria, só um ganchinho. Vou ver se providencio logo a minha!

  10. Renata Jacomolski Conti

    Nossaaaaa … Não acredito que a Lush voltou para o Brasil !!! Que maravilha !!! Quando foi isso Camila ??? Os produtos deles são ótimos !!! Já estou indo lá … rs … Parabéns pelo blog e pelas dicas, são sempre muito bem escritos e ajudam bastante !!!

  11. Olha, minha balancinha eu comprei no Aliexpress bebem baratinha e era ótima. Mas perdi na ásia. Acabamos ganhando novas agora do Kayak, mas vale a pena comprar pelo alie. bis,

  12. É pratica mesmo! E vicia muito, né? O próximo desafio agora é dezembro, invernal russo sem despachar. Dessa vez vou de malinha, mas despachar nossa, nem pensar. Mt bom viajar leve. beijos,

  13. também adoro esses posts de bagagem seus! A dica dos cosméticos sólidos é sensacional.

  14. Carla Portilho

    Camila, eu sou muito fã desses seus posts sobre bagagem! Como sempre digo, não sou tão light traveller quanto você, mas viajo sem despachar numa boa se não for fazer compras no destino… Como em 80% dos casos, minhas compras são livros, já viu, né? Também fui aprendendo na prática, ao longo do tempo, vários truques para diminuir o tamanho da bagagem, e vejo que muitos do meus hábitos coincidem com os seus! Ou seja, as dicas são muito valiosas mesmo para quem não abre mão de despachar sua mala de rodinhas… ;-)

    Meu próximo passo vai ser me aventurar pelo reino dos cosméticos sólidos. Com exceção do sabonete e do desodorante, acho que nunca experimentei nenhum. (Vou aproveitar e fazer uma visita à Lush em Londres!)O que costumo fazer é ser bem low profile em viagens – reduzo não só as embalagens, mas a quantidade de produtos que uso. Afinal, não vou morrer se não usar aquele creminho específico receitado pela dermatologista durante as férias, né?

    • Ah, com livro não tem jeito, né? Pesa demais! Eu também reduzo muitos meus produtos. Até levo hidratante, por exemplo, principalmente pro caso de eu me queimar de sol, mas quem disse que uso? Acho que se eu viajasse por muito tempo acabaria voltando hippie!

      • Carla Portilho

        Eu também acabo não usando muita coisa quando estou viajando – esqueço, dá preguiça… Maquiagem, então, que já uso pouco no dia-a-dia, em viagem praticamente não existe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.