Transporte em Portugal (e alguns causos de viagem)

Estação de trem em AveiroSe você já começou a planejar uma viagem para Portugal, a chance de ter pensado em alugar um carro é grande. É fácil entender o porquê, afinal, é possível cruzar o país de norte a sul e de leste a oeste em pouco tempo. Mas se você é como nós e morre de preguiça da burocracia do aluguel de carro, tem calafrios só de pensar em procurar estacionamento e quer mesmo é ficar livre de amarras quando sai de férias, então você é dos nossos! As malhas rodoviária e ferroviária de Portugal são excelentes e é bem fácil se locomover por lá usando o transporte público. Nós passamos duas semanas entre Lisboa e Porto e só alugamos carro por um dia para ir a Batalha e Alcobaça. Fizemos também alguns trechos poucos convencionais de ônibus (autocarro) e trem (comboio), para otimizar alguns deslocamentos, e precisei quebrar a cabeça para montar algumas partes do roteiro, mas agora está tudo aqui, mastigadinho para quem tiver dúvidas, todas as minhas dicas sobre o transporte em Portugal.

Os trens cobrem boa parte de Portugal e muitas vezes são a melhor opção para o turista. Eu havia lido que a malha ferroviária é mais moderna e eficiente no norte do país e comprovei isso na prática, o que não quer dizer que o trem não seja também a melhor forma de partir de Lisboa para algumas cidades. Na falta do trem, os ônibus estão lá para nos salvar. A escolha vai depender do trecho que você vai fazer. Consulte os horários e preços dos trens no site dos Comboios de Portugal.

LISBOA: COMO IR E VOLTAR DO AEROPORTO

Para começar, a chegada a Portugal, né? Nós chegamos e partimos de Lisboa. Até pensei em chegar por Lisboa e voltar por Porto, mas a viagem entre as duas cidades é tão rápida que não compensava pagar a diferença de preço na passagem aérea. E o acesso ao aeroporto de Lisboa é muito tranquilo. Na chegada nós usamos o Aerobus, um serviço de ônibus que liga o aeroporto aos principais pontos da cidade. O bilhete custa € 3,50. Há duas linhas: a City Center, que te deixa nas regiões turísticas e cheias de hotéis, e a Financial Center. É prático e barato. Os ônibus operam entre 7h e 23h. Para mais informações, visite o site da empresa.

Aerobus - Transporte de/para o aeroporto de Lisboa

Na volta preferimos usar o metrô. Pegamos a linha azul na estação Restauradores, ao lado do nosso hotel, descemos na estação São Sebastião e lá pegamos a linha vermelha até o aeroporto. O metrô funciona das 6h30 à 1h da manhã e o bilhete comum custa € 1,40. Nós ainda tínhamos o cartão Lisboa Card válido, por isso não pagamos a tarifa. Você pode planejar seu itinerário no site do metrô de Lisboa. O trajeto durou mais ou menos o mesmo tempo do Aerobus: cerca de 30 minutos. A vantagem do ônibus é não precisar fazer nenhuma baldeação. A do metrô é não nos deixar sujeito a atrasos no trânsito. Difícil dizer qual a melhor opção. Para quem tem malas grandes, talvez seja o ônibus.

Entrada do metrô no aeroporto de Lisboa

Estação do metrô no aeroporto de Lisboa

DE LISBOA SINTRA, PASSANDO POR QUELUZ

Quando digo que quis otimizar alguns deslocamentos é a esse tipo de coisa que eu me referia. Nós iríamos a Sintra e também queríamos visitar Queluz, que fica na metade do caminho. A maioria das pessoas faz apenas um bate e volta a essas duas cidades, mas nós já sabíamos que Sintra merecia mais tempo. Ir a Queluz e voltar e depois ir para Sintra não faria muito sentido, né? Então de manhã pegamos o trem na Estação Rossio rumo a Queluz. Em menos de 20 minutos estávamos lá. Visitamos o Palácio de Queluz com calma e depois retornamos para a estação e continuamos a viagem rumo a Sintra. Só mais 2o minutinhos e chegamos ao destino final. É claro que só pudemos fazer isso porque viajamos com uma bagagem minúscula, que podemos levar conosco para todo lado e que pode ser deixada num guarda-volumes de um museu sem problemas. Tá aí mais um motivo para eu adorar viajar sem despachar!

Estação Rossio - Lisboa

Trem Lisboa - Queluz

DE SINTRA A ÓBIDOS, PASSANDO POR MAFRA

Essa foi a parte mais difícil! Na verdade, só descobri como fazer para terminar esse trajeto quando já estávamos em Mafra. Se tudo desse errado, teríamos que pegar um ônibus para Lisboa e recomeçar a viagem a partir de lá. Mas não foi preciso! Meu raciocínio foi o mesmo de Queluz: iríamos de Sintra a Óbidos e queríamos visitar o Convento de Mafra no caminho. No posto de informações turísticas de Sintra me disseram que não existia ônibus de lá para Mafra, mas eu não acreditei, pois tinha visto essa informação no site da companhia de ônibus Mafrense. Então pela manhã caminhamos até a Portela de Sintra, a estação de trem na entrada da cidade. Os ônibus partem da rua ao lado da estação e não há placas indicativas. Tivemos que perguntar a algumas pessoas que esperavam o ônibus por lá para ter certeza de que estávamos no lugar certo. Depois descobrimos que o ônibus parava também no centro comercial de Sintra e que não precisaríamos ter andado tanto até a estação… Éramos os únicos turistas no ônibus. A viagem foi um verdadeiro pinga-pinga, mas foi legal para observar a rotina das pessoas e ver as cidadezinhas que se sucediam uma atrás da outra pela janela. Quase uma hora depois, desembarcamos em frente ao Convento de Mafra. Mais uma vez, deixamos nossas mochilas no guarda-volumes da recepção.

Convento de Mafra

Na hora de sair de lá é que a situação complicou de vez. Eu achava que passava um trem por Mafra, mas não tinha conseguido descobrir onde ficava a estação. Pelas pesquisas que fiz, eu imaginava que era longe do centro da cidade, o que se confirmou quando perguntei a uma atendente do museu como poderíamos ir para a estação e ela nem sabia do que eu estava falando! Mas aí ela teve dó desses dois turistas despreparados e nos ajudou. Quando soube que queríamos ir para Óbidos, ela chamou uma colega que tinha família lá para descobrir qual o melhor caminho. Pegaram tabelas de horários para traçar o roteiro e tudo mais. Foi por esse tipo de atitude que os portugueses me encantaram! A solução foi a seguinte: um ônibus até Malveira e de lá um trem para Óbidos. E tínhamos que correr para pegar o trem! Mas deu tudo certo. Mais uma vez éramos os únicos turistas no ônibus. A viagem até Malveira foi super rápida, menos de 20 minutos. Desembarcamos na rua e caminhamos até a estação de trem, que não ficava longe. A estação era pequenininha e nem bilheteria tinha. Ficamos meio perdidos, mas mais uma vez uma alma bondosa nos socorreu e nos explicou que pagaríamos dentro do trem mesmo.

Estação de trem em MalveiraEstação de trem em Malveira

E que trenzinho o que nos levou para Óbidos! Apenas um vagão e ainda por cima quase vazio! Eu não disse que fizemos alguns trajetos pouco convencionais? A viagem durou quase uma hora. Fomos os únicos a descer em Óbidos. Estação deserta, fechada e fora da cidade. Parece até meio assustador, né? Mas juro que esse foi um dia bem legal! E que com certeza ficou para a história!

Trenzinho para ÓbidosNo trem para Óbidos

Estação de trem de Óbidos

Estação de trem de Óbidos

BATE E VOLTA A ALCOBAÇA, BATALHA E NAZARÉ

Para esses passeios, preferimos alugar um carro, pois seria praticamente inviável visitar todos os lugares num só dia usando transporte público. Pensando na melhor localização geográfica, escolhemos montar nossa base em Óbidos e fazer o bate e volta a partir de lá. Descobri que essa não é a melhor opção, simplesmente porque não há aluguel de carro em Óbidos. Tivemos que ir a Caldas da Rainha, a 10 km de lá, para encontrar uma locadora. Há ônibus frequentes entre Óbidos e Caldas da Rainha, mas aí as coisas já complicam, né? No final deu certo e a gente visitou Alcobaça, Batalha e Nazaré numa tarde e na manhã seguinte ainda fomos a Peniche antes de devolver o carro. Para esse roteiro acho que o ideal é o carro mesmo, pois as cidades ficam muito próximas umas das outras e não exigem muitas horas, então dá para ver muita coisa num só dia. Hoje eu faria diferente e escolheria uma cidade com mais estrutura como base. Só não deixaria de dormir em Óbidos, pois a vila à noite ganha uma nova cara.

DE ÓBIDOS A COIMBRA

Pegamos o ônibus de Óbidos para Caldas da Rainha às 9h40, descemos na rodoviária e quase em seguida, às 10h10, saiu o ônibus da Rede Expressos para Coimbra. Há vários horários durante o dia e nem todos têm a mesma duração. Essa viagem foi meio chatinha porque o ônibus parou muito e ainda ficou uma meia-hora em Leiria. Chegamos a Coimbra quase 13h.  Descemos perto da estação de trem central e fomos a pé para o hotel.

COIMBRA – PORTO – GUIMARÃES – BRAGA – AVEIRO

A partir de Coimbra adotamos o trem de vez. Todos ótimos. Só é preciso ficar atento a alguns detalhes. Entre Coimbra e Porto, por exemplo, o trem no horário que escolhemos não parava nas estações centrais. Pegamos um trem da estação Coimbra-A para Coimbra-B. De lá pegamos o trem para Porto, mas desembarcamos na estação Campanha, de onde pegamos outro trem para a estação São Bento. Mas se você preferir fazer uma escala em Aveiro, os trens partem das estações centrais mesmo.  Fique de olho também nas tarifas: os trens Urbanos são bem mais baratos que os Alfa-pendulares. Mas uma rápida pesquisa no site dos Comboios de Portugal tira todas essas dúvidas e deixa a viagem fácil, fácil. Aí é só aproveitar para conhecer as estações, modernas , clássicas ou tudo ao mesmo tempo, espalhadas por Portugal!

Estação de trem em Aveiro: Clássica por fora

Estação de trem em Aveiro: Moderna por dentro

Porto - Estação São Bento

Porto - Estação São BentoNo trem para Aveiro

Estação Oriente - Lisboa

Estação Oriente - Lisboa

Para ler tudo o que já foi publicado sobre Portugal no Viaggiando, clique aqui.

29 Comments

  1. Solon Mota e Silva

    muito útil e esclarecedor este Blog.mas chamo a atenção sobre òbidos,pois não tem muitos horários de ônibus para voltar a Lisboa,e indico descer o morro atra´s da entrada principal e pegar um trem na estação lá embaixo para Lisboa.

    • Camila Navarro

      Então não há muitos ônibus para Lisboa também? O acesso a Óbidos por transporte público acaba sendo meio restrito.

  2. Vinícius Carvalho da Silva

    Olá Camila, obrigado pelo texto.

    Sei que isso é muito pessoal, mas gostaria de uma dica. Temos apenas 4 dias em Lisboa, e queríamos fazer um bate e volta. Sair cedo e volta a noite, ou a tardinha. Estamos em dúvida entre Sintra e Óbidos. Percebi pelo texto que fazer Sintra e óbidos em um único dia, sós eria possível, de carro. Você considera as duas cidades “obrigatórias”, ou há uma precedência? Abraços

    • Camila Navarro

      Vinícius, depende de que tipo de turismo te interessa mais. Num bate e volta a Sintra você visitará os palácios, em Óbidos passeará pelas ruelas medievais. Dê uma olhada nos meus posts sobre cada uma delas e sinta qual tem mais o estilo de vocês. E não fique triste por deixar a outra de lado, é mesmo impossível conhecer tudo com pouco tempo e o que não faltam em Portugal são cidades que valem a pena.

  3. Estou pesquisado moro em sc no Brasil e estou preste a ir em borá e pretendo ir pro Portugal mas eu não sei se pode ser fácil mas vamos ver

  4. Giâni Dias Rodrigues 28 02

    Camila , me apaixonei por você , sua descrição é tão clara que parecia que estava junto de vocês. Em setembro estarei indo pra Espanha e Portugal , eu e um grupo de amigos , seremos 5 , primeiro vamos visitar a Espanha e depois iremos para Porto , de lá vamos de trem para Coimbra , e gostaríamos de parar em Aveiro , para conhecer a Veneza portuguesa ,você sabe me dizer se na estação a guarda-volumes para que possamos conhecer a cidade , amei seu blog , vou ver tudo sobre Portugal

    • Camila Navarro

      Giâni, infelizmente não vou poder te ajudar… Como eu dormi em Aveiro, não me atentei para isso. No site (https://www.cp.pt/passageiros/pt/consultar-horarios/estacoes/aveiro) não consta que exista guarda-volumes na estação, mas eu sempre acho que de alguma forma aparece um lugar para guardar as bagagens, talvez uma lanchonete que preste o serviço ou algo assim, pois sempre há gente precisando desse serviço, né?

      • Giâni Dias Rodrigues 28 02

        Obrigada , Camila mas estares em 5 , estamos um pouco apreensivas se vamos encontra algum lugar , melhor não arriscar , mas obrigada , sigo aqui vendo todas os posts de Portugal , estou amando as dicas !

  5. oie
    que post delicioso de ler!! parabéns.
    Olha só, estou indo pra Porto e Lisboa, fico de 11 a 15 em Lisboa e 15 a 18 em Porto.Íamos locar um carro pra fazer a iagem de uma cidade a outra mas depois de ler seu post ficamos com vontade de fazer de trem e parar em alguma cidade antes do destino final, mas a dúvida é: e as bagagens? pois estaremos indo pra porto e nosso voo de volta ao Brasil sai de lá ou seja, estaremos com todas as bagagens :), outra coisa, alguma dica de hospedagem nesses 2 locais?
    grande abraço e obrigada

    • Camila Navarro

      Kati, a bagagem não costuma ser um problema para nós porque viajamos sempre apenas com a bagagem de mão, nossas mochilas são bem pequenas. Mas vocês podem deixar a bagagem num guarda-volumes na estação de trem. Depois de escolherem a cidade em que pararão, pesquise se ela tem opção de guarda de bagagens. Às vezes não há um serviço da própria estação, mas alguma lanchonete oferece esse serviço. Em fóruns de viagem você deve encontrar a resposta. Minha dicas de hospedagem estão neste post: https://www.viaggiando.com.br/2013/09/hospedagem-em-portugal.html

  6. oi Camila!! Estou montando viagem para Portugal (primeira vez no país) e vai de lá, vai de cá, abrindo milhares de blogs, fazendo 12653 pesquisas, o Viaggiando me aparece como um bálsamo!!! Sou dessas preguiçosas para aluguel de carros e seus adendos e não encontrava vivalma que concordasse comigo. A todos que contava minhas ideias me olhavam como doida varrida. Enfim, mudando um pouco a logística consegui montar meu roteirinho usando meio de transporte público e ler seu texto me deu mais segurança ainda para minha jornada! Em poucos dias, estarei descobrindo as delícias de Portugal. bj e obrigada!!! Ana

  7. Adriana Benedikt

    Oi, Camila, estou adorando seu blog e suas viagens. Também sou do trem e dos ônibus, ou seja, comboios e autocarro…rs To viajando para Portugal em 1 de fevereiro de 2016 e inclui Évora no Alentejo como âncora para um bate-e-volta. O que vc acha disso? Acabei tendo que abrir mão de Batalha e Alcobaça e fazer de Sintra um mero bate-e-volta para incluir Évora. Pergunta: vc acha essa uma opção interessante? Achei muito complicada a logística para ir de Obidos a Batalha, não quero alugar carro, viajo sozinha e não quero pegar essas excursões que fazem tudo muito rápido. Meu planejamento inclui 6 dias em Lisboa com bate-volta Sintra e Cascais, um dia em Obidos dormindo por lá, 3 dias em Porto (fiz uma reserva sem reembolso em dias errados e não tenho outra opção), 1 dia e noite em Braga com ida a Guimarães, ida de Braga a Évora de trem que passa por Aveiro (talvez fique muito corrido parar por lá mas derepente é uma opção), três dias em Evora indo para Elvas e Monsarraz, e o ultimo dia em Lisboa. Fico triste de não ir a Batalha mas derreteste encontro um taxi barato em Obidos. O que vc acha desse planejamento? Muchas gracias desde já, seu blog muito me ajudou. Adriana Benedikt

    • Adriana, sobre Évora eu não posso opinar, pois não conheci a cidade. O que posso te dizer é que é impossível a gente ver tudo o que quer em Portugal. São muitas cidades interessantes e o tempo nunca é suficiente. Eu queria ter conhecido Évora e diversos outros lugares, mas não tive tempo. Então não fique triste por não conhecer Batalha e Alcobaça. Você conhecerá outros lugares legais e, se for como eu, quando chegar já terá planos de voltar a Portugal. =)

  8. Oi, Camila, tudo bem? li todos os seus textos sobre Portugal, e tô me baseando muito neles para fazer o meu roteiro =)
    bom, tô pesquisando horrores para descobrir como fazer a logística…vou do Porto para Obidos e daí para Sintra. Essa estação de trem em Óbidos é afastada pelo que todos falam, mas você foi dela a pé até a cidade tranquilamente? Ah, tem taxi na porta da muralha?
    Obrigada!

    • Foi tranquilo sim, mas não é pertinho. Falei sobre nossa chegada neste post: https://www.viaggiando.com.br/2013/09/obidos-uma-viagem-no-tempo.html

      Um coisa que você poderia fazer se for chegar de trem é pedir pra sua pousada agendar um táxi pra te pegar na estação. Deve ser tranquilo.

      Pra ser sincera, não lembro se tinha táxi na porta, mas acredito que sim, pois poucos carros entram na muralha. De qualquer forma, Óbidos é tão pequenininha que é só perguntar pra qualquer um lá sobre táxi que eles indicam o lugar certo.

  9. Tales Araujo

    Olá Camila, tudo bom?
    Você poderia me informa onde você pegou o ônibus de Óbidos para Caldas da Rainha?
    Tinha planos fazer Óbidos á Coimbra totalmente de trem, porém, o horário da chegada do trem a Caldas da Rainha vindo de Óbidos é muito próximo a partida do trem que seguirá até Coimbra. Sendo assim, estou pensando em seguir de Óbidos a Caldas da Rainha de ônibus e só depois pegar o trem para Coimbra, assim, acredito que consigo chegar com mais folga na estação de Caldas.
    Obrigado

  10. Milena -Viver Plenamente Paris

    Oi Camila!
    Andei pesquisando pelo site “comboios de Portugal” e realmente os trem U (urbanos) são bem mais baratos que os AP, mas na hora de comprar, soh aparece a lista dos AP, sem contar que os horarios são bem reduzidos e não são trem diretos, são bem mais demorados!!! Vc sabe se o mais barato podemos comprar pela internet? Ou soh pessoalmente mesmo? E se os trens saem do mesmo lugar/estação? Obrigada!

    • Ih, Milena, eu não comprei nenhum trecho pela internet, só consultei para saber os horários e comprei os bilhetes nas estações pouco antes de embarcar. Os trens urbanos param muito mesmo (os de Porto a Braga, por exemplo, param trocentas vezes no caminho).

      Quanto às estações, depende do trajeto. As cidades maiores (Lisboa, Porto, Coimbra) têm mais de uma estação. Eu consultava no site saindo da estação mais central e ele já acrescentava o trecho até a outra estação. Assim, quando fomos da estação Coimbra-A para Porto – São Bento foram 3 trens diferentes. Simulando a origem e o destino no site dá para escolher a melhor opção de horário/paradas.

      Entrei no site agora e vi que realmente os bilhetes dos comboios urbanos não são vendidos pela internet: “É possível a aquisição de bilhetes através da Internet. Esta possibilidade está disponível para os Alfa Pendular, Intercidades e complemento de viagem nos comboios Regionais e InterRegionais.” Mas há muitos comboios urbanos por dia, então não há motivo para preocupação.

      • Milena -Viver Plenamente Paris

        Obrigada! Vou deixar para comprar lah mesmo, acho que vou sempre encontrar um trem para me levar para algum lugar… deixa “o comboio me levar!”

  11. Adorei as dicas! Em setembro estamos indo à Lisboa e com certeza iremos usar transporte publico.

  12. Camila, muito legal esse post! Também sigo o seu blog e foi interessante que conheci você e o Viaggiando, no blog Matraqueando, comentando sobre Óbidos.
    Identificação total, sou apaixonada por Colonia del Sacramento, Tiradentes, Toledo, essas cidades que nos remetem a outras vidas, outros tempos. Vim aqui e comecei a ler tudo sobre Portugal, meu próximo destino. Também amo escrever e viajar e mudei totalmente a minha vida, em função de uma nova escolha profissional, na verdade um sonho.
    Grata por tudo que aprendo com você.
    Bjs
    Wanice
    http://www.armazemdaenergia.com.br

    • Que legal, Wanice! Fico muito feliz quando vejo que alguém conheceu o Viaggiando e não parou num só post, mas leu mais e entendeu meu estilo e a proposta do blog. Espero que Portugal te encante tanto quanto me encantou. Foi uma viagem muito especial! Depois quero que você volte aqui para me contar se suas expectativas foram superadas, hein? Beijos!

  13. Ana Cristina Bahia Paiva

    Viaggiando a cada dia mais interessante! Não perco nenhum post! Parabéns, Camila!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.