Viaggiando: 9 anos e uma retrospectiva

Mais um ano se passou e aqui estou eu, mais uma vez comemorando o aniversário do blog. 9 anos, gente! É ou não é muita coisa? Lá se foram 9 anos desde o dia em que eu, nem sei bem explicar o porquê, resolvi criar o Viaggiando. 9 anos de altos e baixos, de períodos produtivos e outros nem tanto, mas quando chega novembro eu confesso que sinto orgulho de ainda estar aqui. Todo ano nessa época me pergunto se daqui a um ano estarei comemorando mais um aniversário do blog, mas dessa vez eu tenho certeza de que não irei abandonar o barco, afinal, serão 10 anos!

Parece que 2016 está sendo um ano difícil para todos, né? O Brasil está do jeito que todo mundo sabe, as notícias internacionais também são desanimadoras, no trabalho meu ano foi horrível, então o jeito é encontrar algumas válvulas de escape. E é sobre elas que quero falar hoje para deixar de lado o pessimismo. Vai ser uma espécie de retrospectiva antecipada para me lembrar de que 2016 não foi de todo ruim. Vamos então falar de coisas boas?

YOUTUBE

Foi nesse ano que eu resolvi me aventurar a virar booktuber. Deixei a timidez de lado de uma vez por todas (nem tanto, vai!) e fui lá pro youtube falar sobre livros. Se você acompanha meu canal, deve ter percebido que aos poucos estou ficando menos nervosa na frente da câmera. E está sendo uma delícia ter esse novo espaço para falar sobre livros. Assim como o blog faz há quase uma década, o youtube está me permitindo conhecer muita gente bacana, gente que ama livros como eu e por isso estou adorando essa nova empreitada. Sem contar que parece que o youtube é o espaço da vez, então os comentários que são cada vez mais escassos aqui são bem mais presentes por lá. A interatividade acaba sendo uma grande injeção de ânimo!

Meu canal no youtube

PODCASTS

Até pouco tempo eu mal sabia o que era um podcast. Quando o Filipe entrou em contato comigo me convidando para participar do podcast O Nome Disso é Mundo (ONDEM, para os íntimos), minha primeira reação foi perguntar como é que isso funciona. Detalhes técnicos resolvidos, combinamos que eu daria uma dica de livro a cada episódio do ONDEM. Como eles entrevistam brasileiros que vivem em tudo quanto é canto do mundo e também estrangeiros que vivem no Brasil, o ONDEM tem tudo a ver com o Projeto 198 Livros!O nome disso é mundo

O mais legal disso tudo foi conhecer o universo dos podcasts. Estou completamente viciada no ONDEM e no Projeto Humanos! Adoro a praticidade de poder baixar os episódios e ouvir offline. Conhece mais algum podcast legal? Me indica aí nos comentários!

LEIA MULHERES

Sim, vou falar de livros de novo! O que fazer se eles são tão presentes na minha vida? O Leia Mulheres de Belo Horizonte começou no final do ano passado, mas em 2016 continuou ainda melhor. Quantos livros e pessoas maravilhosas conheci por causa do Leia Mulheres! Os encontros mensais são muito interessantes. Adoro poder ouvir opiniões de diferentes pessoas sobre o mesmo assunto, isso amplia muito o meu olhar.

O Leia Mulheres é um clube de leitura que já está presente em dezenas de cidades do Brasil, então por que você não se anima a participar também? Se ele não chegou à sua cidade, que tal começar um por aí? É muito simples e o retorno é fantástico! Eu aprendo muito a cada livro e encontro do Leia Mulheres.

VIAGENS, CLARO!

Calma, calma, eu não fiquei só lendo em 2016, eu também viajei! Afinal, O Viaggiando ainda é um blog de viagens, ora essa! Acabei de voltar de uma viagem mais longa por Luxemburgo, Alemanha e República Tcheca, mas confesso que o que mais me marcou esse ano foram pequenas viagens que fizemos pelo interior de Minas Gerais. Como eu amo viajar pelo meu estado descobrindo cidadezinhas históricas das quais nunca tinha ouvido falar e como amo também revisitar as mais famosas! Estou doida para dividir essas descobertas com vocês e assim que tiver tempo eu o farei! E teve também viagem em família, onde pude curtir muito mãe, irmãos e sobrinhos. Não tenho do que reclamar!

Belo Vale

ENCONTROS DE BLOGUEIROS

Belo Horizonte foi privilegiada esse ano e teve a sorte de sediar dois encontros de blogueiros de viagem. O primeiro foi o EncontroBH 2016, mais conhecido como Blogtecando, que aconteceu em junho. Foi um fim de semana super divertido que reuniu uma turma de blogueiros muito bacana para conhecer BH com a gente. Foi muito legal!

Encontro BH

O outro aconteceu no fim de semana passado e foi um evento muito maior: o Encontro RBBV! Como fiquei feliz quando soube que ele aconteceria aqui em BH! Foi um encontro e tanto, que reuniu mais de 150 blogueiros de viagem membros da RBBV. A programação misturou muita diversão e aprendizado. Infelizmente eu não pude participar de todos os eventos, mas fiz questão de assistir a todas as palestras e saí de lá revigorada. É culpa do encontro eu estar aqui agora escrevendo esse post em vez de simplesmente anunciar o aniversário do blog nas redes sociais.

Encontro RBBV

Fotos e montagem: Alessandra Fratus – Blog Tô Pensando em Viajar

O BLOG ANIVERSARIANTE!

Por último, mas não menos importante, em 2016 tive o Viaggiando, esse mesmo que agora completa 9 anos! Não foi um ano de muitos posts, continuo não conseguindo escrever na frequência em que eu gostaria e ele continua bem desatualizado, mas o importante é que continuo aqui! Por mais que eu esteja adorando o youtube, eu amo escrever! Vídeos e posts são conteúdos muito diferentes e até por isso o blog fica mais parado. Escrever me demanda mais tempo, tenho mais cuidado com a palavra escrita e como consequência sinto que o conteúdo que está aqui é o melhor que posso produzir. Resumindo, o blog continua sendo meu xodó.

Tenho mil ideias na cabeça para o Viaggiando, dezenas de posts que quero publicar, só me falta tempo para sentar e escrever. Mas tenho tentado não me culpar por isso. O blog é um hobby, não faz sentido transformá-lo em um motivo de frustração. Falei muito sobre isso no aniversário de 8 anos do Viaggiando e desde então tenho tentado me cobrar menos.

Olhando o que publiquei no último ano, tenho orgulho dos meus posts sobre Cuba, Armênia, Belo Horizonte, Estrada Real… Cada um deles foi feito com muito carinho e é isso que importa. O que mais me angustia é não conseguir manter os posts do 198 Livros em dia, mas prometo que um dia haverá aqui um post para cada um dos 198 livros que lerei nesse projeto. Esse dia não está muito longe!


Tenho certeza de que 2016 me trouxe mais coisas boas do que eu consegui listar aqui. Só não pensarei mais um pouco antes de encerrar a lista porque faço questão de publicar esse post ainda em novembro, o mês de aniversário do Viaggiando. Foi no dia 4 de novembro de 2007 que eu coloquei no ar meu primeiro post. Ao mesmo tempo em que não gosto muito de olhar aqueles textos fraquinhos lá do início do blog, sobre nossa viagem de carro ao Uruguai e Argentina, eles me mostram que a a gente é capaz de evoluir. Nada como a prática para nos ensinar a fazer as coisas cada vez melhor. O Viaggiando conta essa história.

Como sempre, quero agradecer a quem me acompanha por aqui. A quem volta sempre, a quem aparece quando procura dica de algum destino específico, a quem fica sabendo dos posts novos pelas redes sociais, a quem chega pelo Google e acaba ficando. Tem gente que chegou há pouco tempo, outros que me acompanham desde os tais posts fraquinhos lá de 2007. Quanto tempo passou, quanta coisa boa o Viaggiando me trouxe! Obrigada! Te espero aqui novamente em 2017 para comemorar uma década de blog comigo! :-)

14 Comments

  1. Camila, de novo, parabéns pelos 9 anos!! Não é fácil, dá trabalho, mas traz muitas coisas boas né? Adorei a retrospectiva :-)
    Aproveito para desejar um Feliz Natal e um 2017 (com 10 anos de blog!!) com mais viagens e descobertas por esse mundo!
    Bjus!

    • Camila Navarro

      Obrigada, Guta! Os anos passam e a gente continua aqui! =)

      Um lindo 2017 para você também e Feliz Natal!

  2. TERCIO ZENATTI DE BARROS

    Parabéns Camila, foi através do seu relato sobre Halong Bay que despertou em mim a vontade de conhecer esse paraíso, realizado com sucesso agora em novembro de 2016! Vida longa a este blog e ao projeto 198Livros.

    • Camila Navarro

      Que ótimo, Tercio! Fico muito feliz por saber que sua viagem foi um sucesso! Halong Bay é um lugar maravilhoso, não é?

  3. Parabéns Camila, continue firme com o blog. Escrever sempre é a melhor opção, kkkk Beijos

  4. Tiago dos Reis

    Caracoles! 9 anos de blog não é pra qualquer um, não!
    Parabéns! Que você tenha cada vez mais disposição para continuar enchendo o Viaggiando de posts. Eu posso não comentar muito (quando não há coincidência de destinos), mas eu leio tudinho que você publica, viu?
    Aliás, não sabia desses projetos todos seus, não? Que legal! Confesso que parei no tempo da tecnologia e ainda não me entreguei ao mundo do youtube. Podcasts eu comecei a ouvir semana passada, justamente, o Projeto Humanos, depois de ver a recomendação da Natalie. =)

    • Camila Navarro

      Obrigada, Tiago! Eu ando é inventando coisa demais, isso sim! rsrs E eu também leio tudinho lá no Rotas, viu? Não perco post nenhum!

  5. Munique Vieira

    Eu amo podcasts e também adoro o Projeto Humanos! O Mamilos também é legal, e outros do grupo B9. Eu adorava ouvir os do Escriba Café mas por algum motivo ele tirou a maioria dos episódios do ar.
    Tenho acompanhado vários vídeos seus no canal do YouTube (adoro o seu jeito, é o que me faz assistir porque não se pretende profissional e não força a barra) mas fico feliz quando aparece um post aqui. :D
    Beijos!

    • Camila Navarro

      Obrigada pela companhia, Munique! Eu até adicionei o Mamilos, mas ainda não ouvi nenhum episódio. A fila anda grande!

  6. Parabéns, Camila! Nossa, 9 anos é muita coisa! Parabéns! Vida longa ao Viaggiando e que o ano novo do blog seja o melhor de todos! =*

  7. Aê Camila! Parabéns pelos 9 anos!
    Como o tempo passa rápido.
    Ah, pode comemorar os 10 anos com outras viagem Argentina/Uruguai 😉
    Bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.