198 Livros: Japão – Kitchen

198 Livros - JapãoEu já tinha escolhido e até comprado um livro japonês. Era Strange Weather in Tokyo, da escritora Hiromi Kawakami. Meses depois sorteei o Japão no Projeto 198 Livros e, quando publiquei a foto do sorteio no instagram, a querida Ju Spohr disse que queria me mandar um livro de outra autora japonesa de que ela achava que eu iria gostar. Aceitei na hora e deixei o outro de lado por um tempo, porque é claro que presente de amiga tem prioridade. E logo chegou aqui em casa o pacotinho da Ju contendo o livro Kitchen, da escritora Banana Yoshimoto.

Kitchen traz duas novelas, ou talvez uma novela e um conto. A primeira leva o nome do próprio livro, Kitchen, e por sua vez se divide em duas partes. A segunda, chamada Moonlight Shadow, é mais curtinha e acho que pode ser classificada como conto. Independentemente da classificação, ambas trazem algo em comum: o tema do luto e da superação.

Na novela Kitchen temos a narradora Mikage, uma jovem que acaba de perder a avó. Seus pais morreram cedo e ela foi criada pelos avós. O avô também já tinha morrido uns anos antes e agora Mikage se vê sozinha na casa que partilhara com a avó nos últimos anos. Ela está se sentindo perdida, sozinha, desamparada. O único lugar em que ela encontra um pouco de conforto é na cozinha. Só ao lado da geladeira ela conseguiu pegar no sono novamente depois da morte da avó.

“Quando me ponho a pensar que a minha família – que estava ali, real – no espaço de poucos anos desapareceu assim, uma pessoa de cada vez, acho que não sou capaz de acreditar em mais nada. Ter ficado sozinha nesta casa onde cresci, enquanto o tempo continua a passar normalmente, me deixa desorientada.”

Kitchen - Banana YoshimotoEnquanto ela procura energia para sair em busca de um lugar mais barato para viver, um amigo da avó aparece em seu socorro. Na verdade Yuichi Tanabe está mais para um conhecido. Ele trabalha na floricultura que a avó de Mikage frequentava duas vezes por semana, mas eles parecem ter construído uma relação de muito carinho. Vendo Mikage sozinha, ele a convida para passar um tempo com ele e sua mãe. Mais que ajudá-la na questão do apartamento, Yuichi  mostra uma saída para a inércia a que o luto a levou. Talvez por isso Mikage aceite a oferta e assim vá viver com a família Tanabe, Yuichi e sua mãe Eriko. Sim, Eriko, porque a mãe de Yuichi já tinha sido seu pai. Esse é só o começo da história. Nas páginas seguintes acompanhamos a relação que vai se construindo na nova família formada por Mikage, Yuichi e Eriko.

Em Moonlight Shadow temos novamente a perda de uma pessoa querida como tema principal. A narradora é Satsuki. Seu namorado Hitoshi morreu há pouco tempo em um acidente. Satsuki ainda é jovem, mas ela e Hitoshi estavam juntos há quatro anos. Há a dor da perda da pessoa amada e aquele sentimento de perda também de tudo que eles poderiam ter vivido e não viveriam mais.

“A pessoa amada só devia morrer depois de uma longa vida. Perdi Hitoshi aos vinte anos. Sofri com isso a ponto de sentir que minha própria vida tinha parado. Na noite em que ele morreu, minha alma se transferiu para outra dimensão e não consegue voltar de jeito nenhum.”

Satsuki fica próxima de Hiiragi, o irmão mais novo de Hitoshi, que está lidando não só com a perda do irmão, mas também da namorada, que morreu no mesmo acidente. Numa madrugada fria em que foi acordada por um pesadelo, Satsuki conhece Urara, uma personagem misteriosa. O encontro tem ares místicos, a gente não sabe dizer o que é realidade ou imaginação, mas Urara, que está lutando com suas próprias perdas, irá ajudar Satsuki a lidar com seus sentimentos.

As duas histórias são aparentemente simples. Elas mostram Mikage e Satsuki recomeçando suas vidas após perderem pessoas queridas, mas Banana Yoshimoto faz isso de maneira muito delicada. Mesmo falando do luto, ela consegue nos transmitir uma sensação de leveza, aguçando nossos sentidos com descrições de ambientes muito suaves. Sabe quando a gente termina a leitura com um quentinho no coração? Foi o que aconteceu comigo. Kitchen é um livro que guardarei com carinho para reler em outros momentos da vida.

Kitchen foi publicado originalmente em japonês, em 1988, e em português em 1995, pela editora Nova Fronteira. A tradução (da versão italiana) é de Julieta Leite. A edição brasileira está esgotada, mas é possível encontrar exemplares usados na Estante Virtual, apesar de bem caras.

Mais alguns escritores japoneses para te inspirar:

  • Hiromi Kawakami
  • Yasunari Kawabata
  • Amy Yamada
  • Minae Mizumura
  • Haruki Murakami
  • Yoko Ogawa
  • Sayaka Murata

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

6 Comments

  1. Olá!
    Eu simplesmente amei esse desafio, sinto que vou pegar dicas excelentes e esse livro do seu post já entrou pra lista. Nunca li livros de autores japoneses, lerei ainda esse ano.
    Parabéns pelo blog maravilhoso!
    Um abraço,
    C.David

  2. Conheci a menina paquistanesa de 13 anos que decidiu ler livros de todos os países do mundo. Depois, descobri que ele estava se inspirando em Anna Morgan. E agora mesmo, acabei de descobrir você e vi que também te aventuraste nesse desafio. Pretendo iniciar a ler também livros de todos os países do mundo. Penso que a maioria vou ler no Kindle, que acha? Isso por conta de money e a dificuldade que sei que acharei em conseguir os livros.

    Li muitos artigos em seu blog a respeito e até resenhas do projeto #198livros. Meu blog é http://www.livrosemissao.com , há nele um menu que criei hoje, intitulado, 198 LIVROS ! Quero começar também uma pagina pra pedir sugestões de livros, que acha? Estou ainda perdido. Preciso de dicas! Mencionei vocÊ em meu blog. Estou adaptando seu desafio pra minha realidade, há problema? Queria poder falar mais com você e me direcionar melhor. Já quero iniciar a partir de amanha.

  3. Oi, Camila!
    Adorei os resumos das histórias, parecem mesmo acalentadoras…. Já anotei aqui para uma futura leitura.
    Beijos e obrigada por compartilhar conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.