Era uma vez um blog de viagem

Em 2019, quando eu mudei a identidade visual do Viaggiando, eu queria algo que representasse o que ele era no momento. Após mais de 11 anos de existência, o que começou como um blog de viagem tinha aos poucos se tornado um misto de viagens e literatura. Em 2013 eu comecei o Projeto 198 Livros (finalizado em 2022) e em 2016 me aventurei a falar sobre livros no youtube. Durante um bom tempo consegui alternar os dois assuntos por aqui, mas já faz uns anos que isso não mais acontece.

Viaggiando - Um blog de viagem e literatura

Lá no início de 2019 nós não poderíamos nem imaginar o que enfrentaríamos no ano seguinte. Naquela época eu já não conseguia dedicar muito tempo ao blog, pois então eu era mãe de uma criança com menos de dois anos. Maternidade, casa e trabalho já rendiam pratos suficientes para eu equilibrar e por isso o blog e o canal ficavam em último plano. Mas nós ainda viajávamos! Já tínhamos feito várias viagens em família pelo Brasil e meu filhotinho já tinha até passaporte. Estávamos começando a planejar uma nova viagem para os Balcãs quando veio a pandemia.

A linda Ohrid, na Macedônia

Ohrid, na Macedônia

Acho que ainda é tudo muito recente para que possamos “fazer um balanço” dessa época tão difícil. Eu tive a sorte de não perder nenhuma pessoa próxima e por isso me sinto muito grata, mas é claro que também enfrentamos nossos problemas por aqui. Focando apenas no conteúdo do blog, eu senti que não fazia sentido falar de viagens num momento em que estávamos todos confinados em casa. Em compensação eu li muito nesse período, mas tive também que abandonar o canal no youtube, pois com uma criança pequena em casa era impossível gravar vídeos.

Mas o que me desmotivou mesmo com o canal foi o fato de começarem a aparecer muitos comentários chatos de pessoas que caiam de paraquedas nos meus vídeos. Sabe aquelas pessoas que têm uma opinião diferente sobre um livro e querem só discordar, de forma nada educada? Lembro, por exemplo, quando a Companhia das Letras lançou uma nova edição de Crônica da Casa Assassinada, do Lucio Cardoso, no início de 2021. Eu amei esse livro, mas de repente o vídeo em que eu falava sobre ele começou a receber um monte de comentários do tipo que eu citei.

Nessa época, além da pandemia que já durava mais de um ano, eu estava sofrendo com uma doença crônica para a qual ainda estou em tratamento. Foi uma fase muito difícil e o que eu menos precisava era de mais motivos de stress. Então resolvi retirar os vídeos do ar e o que era uma decisão passageira acabou se tornando definitiva. Fechados esses longos parênteses sobre o rumo que o canal tomou, acho que fica fácil entender também que atualmente viajar não é uma das minhas prioridades.

Quando releio alguns posts antigos ou vejo fotos de viagens passadas parece que tudo faz parte de uma outra vida. Será que fui eu mesmo que conheci mais de 30 países, que estive em lugares diversos como Armênia e Laos? Essas experiências soam tão distantes! Confesso que às vezes sinto um leve comichão para colocar a mochila nas costas outra vez, mas não sofro por isso. Entendo que a vida é feita de fases e espero ainda ter muitas oportunidades de viajar pelo mundo no futuro.

Eu no Templo de Tatev, na Armênia

Eu no Templo de Tatev, na Armênia

E é claro que tenho grandes sonhos de viagem que pretendo realizar, mas não foi só aqui em casa que as coisas mudaram. Para começar, tudo ficou muito mais caro nos últimos anos e, se até as passagens nacionais estão caríssimas, nosso câmbio não ajuda em nada quando pensamos em viagens internacionais. E algumas viagens que eu pretendo fazer, como o roteiro da Transiberiana, provavelmente levarão alguns anos para serem possíveis. Acho que quando for viável viajar para fora novamente eu tentarei colocar em prática alguns desses sonhos. Uzbequistão e Butão, por exemplo, estarão no topo da minha lista.

Enquanto isso, o Viaggiando talvez mantenha as viagens apenas no nome. Ainda devo demorar alguns meses  para conseguir colocar no ar todos os posts do Projeto 198 Livros e até lá esse deve ser o único conteúdo novo por aqui. Depois eu talvez traga alguns outros assuntos literários para cá.

A Volta ao Mundo em 198 Livros

E mesmo quando eu voltar a viajar, não acho que eu gostaria de manter um blog de viagem como já tive um dia. Eu não teria ânimo para dar dicas de viagem como já fiz. Deixo essa tarefa para especialistas como o Viaje na Viagem. Tenho vontade mesmo é de escrever sobre alguns destinos que visitei há alguns anos, mas sobre os quais ainda gostaria de falar. Minha pretensão não é dar o roteiro, mas apenas contar histórias, uma espécie de registro online.

Apesar de pouca gente se dar ao trabalho de ler posts em blogs hoje em dia, senti vontade de trazer essa conversa para cá. Há aqueles leitores que me acompanham desde os primórdios do blog e de vez em quando dão as caras por aqui e também aqueles que me conheceram pelos livros e que talvez não conheçam toda essa história. Sou muita grata por essa comunidade que construí ao longo dos 15 anos do Viaggiando. Obrigada, de coração, pela companhia!

8 Comments

  1. Camila, eu nem lembro como cheguei ao seu blog, se foi pelo conteúdo de viagens ou do Projeto 198 Livros. Fato eh que muitos anos se passaram e eu continuo aqui! Eu vou adorar acompanhar uma nova fase do blog, com relatos das antigas viagens. :)

    • Camila Navarro

      Oi, Nadia! Que bom te ver por aqui! Temos em comum os blogs que misturam os dois assuntos, não é? Que bom saber que você continua por perto!

  2. Ca, quando você falou no comentário que Crônica da Casa Assassinada foi o estopim do fim do seu canal, infelizmente já imaginei que seria por isso. Agora to com medo de gravar minha resenha, risos, mas vamo que vamo. Sinto falta até hoje dos seus vídeos, mas entendo demais, e desejo mil viagens (literárias ou não) pra você, sempre!

    • Camila Navarro

      Analu, acho que você não precisa ter medo. Na época a nova edição tinha acabado de sair e havia pouco conteúdo sobre o livro no youtube, então os leitores frustrados não tinham muito espaço para expressar seu descontentamento. rsrs Mas agora já há vídeos com opiniões diversas, então tá tudo bem! E talvez nem tenha sido o conteúdo dos comentários o problema. Eu é que estava muito fragilizada e não tinha energia a despender com essas coisas, sabe? Pode publicar seu vídeo tranquilamente. Eu mesma estou doida para ver. =)

  3. Cristiane Xerez

    Camila, me emocionei lendo seu texto. Conheci vc por seus vídeos sobre livros no Youtube (que são maravilhosos). Fiquei triste quando eles “sumirão”, mas já entendia que era uma decisão sua e, após ler esse seu texto, compreendo ainda mais. Que esse blog seja sempre um motivo de alegrias para vc, pq assim será para nós também. Como não tenho condições financeiras para viajar para lugares distantes, costumo dizer que viajo por meio dos livros. Assim, para mim, seu blog sempre será um blog de viagens! 😊 Muito obrigada por tanto! Te admiro!

    • Camila Navarro

      Obrigada pelo comentário carinhoso, Cris! Os livros para mim sempre foram uma espécie de viagem também e ainda mais quando embarquei no Projeto 198 Livros. Eles já me levaram para lugares em que nunca poderei colocar os pés e isso é maravilhoso!

  4. Camila, nem precisa dizer que seu post fala alto pra mim tb, né? Acho que a gente vai mudando de foco e faz parte da vida. Abrace o futuro do jeito que ele vier… e que a conversa sobre qualquer assunto que seja, continue gostosa e com cheiro de café novo! Aloha e parabéns pelo blog de tudo! 🙂

    • Camila Navarro

      Lucia, sei que você me entende! Acho que nossas reflexões a respeito da arte de blogar ao longo dos anos andaram por caminhos parecidos, né? E se a gente muda, seria impossível que os blogs não mudassem. Obrigada! Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.