O Centro Histórico de Paraty

Centro Histórico de ParatyQuando eu escrevi sobre Colonia del Sacramento, há mais de dois anos, eu disse que já imaginava que iria gostar da cidade e até citei a comparação que costumam fazer entre Colonia e Paraty. E com Paraty foi a mesma coisa. Eu já sabia que não tinha como eu não gostar de lá, mesmo antes de conhecê-la! As duas cidades combinam dois fatores que sempre me agradam: construções históricas e a tranquilidade de uma cidade pequena (pequena, mas turística, diga-se de passagem!). Mas para mim as semelhanças acabaram por aí. Não sei explicar o que achei diferente. Talvez seja porque eu já tenha chegado procurando as semelhanças ou apenas porque os momentos tenham sido diferentes. O que sei é que não consegui encontrar uma cidade na outra.

E isso não quer dizer nada e também não tem nenhuma importância, porque eu fiquei completamente apaixonada por Colonia del Sacramento e também adorei Paraty! Eu não me cansei de caminhar pelo centro histórico de nenhuma delas. Simplesmente não consigo enjoar dessas casinhas tão bonitinhas e suas inúmeras cores! Vejo a mesma construção várias vezes e em todas é como se eu estivesse passando por ali pela primeira vez. Às vezes o Eduardo me dá um puxão de orelha: “Camila, você já tirou foto dessa casa…” E eu: “Ah! É a mesma?”

Não tenho muito a dizer sobre o Centro Histórico de Paraty. Não estudei a história da cidade, nem procurei saber se havia algum museu. Só sei que você não precisará de nenhum guia ou mapa para aproveitá-lo. Basta se perder pelas vielas, tropeçar no calçamento pé-de-moleque, observar a água do mar inundar as ruas quando a maré sobe, ir e vir sem rumo, se perguntando se você já passou por ali… É um deleite!

Paraty - Centro Histórico
Paraty - Centro HistóricoParaty - Centro Histórico
Paraty - Centro Histórico
Paraty - Centro Histórico
Paraty - Centro Histórico
Paraty - Centro Histórico
Paraty - Centro Histórico
Paraty - Centro Histórico
Paraty - Centro Histórico
Paraty - Centro Histórico
Paraty - Centro Histórico
Paraty - Centro Histórico
Paraty - Centro Histórico
Paraty - Centro Histórico

8 Comments

  1. Teté, você está aí tão pertinho e ainda não conhece Paraty? Corre para lá, menina! ;-)

    Pedro, me avisa sim! Vou adorar ver Paraty por outros ângulos!

    Arthur, pelo que pude perceber é bem difícil pegar sol lá, né? Mas até que tivemos sorte, choveu bem menos do que esperávamos! :-)

  2. Paraty é show mesmo. Pena que em 90% do tempo está nublada… Que bom que vcs conseguiram um plano B!

  3. Olá,

    estou indo para Paraty amanhã e ver o seu post só fez eu ficar mais empolgado. Já conheço a cidade, mas tem tanto tempo que não vou que vai ser como a primeira vez.

    Quando eu voltar, aviso aqui dos posts no meu blog para vc dar uma olhada também.

    Abs

  4. belas fotografias! Paraty tá na lista!

  5. Carol, o Eduardo queria mergulhar também, mas pegamos chuva e não rolou. Por isso gostei ainda mais de Paraty: mesmo com o tempo ruim, a cidade tem atrações suficientes para me deixar satisfeita! :-D

  6. Silvia, eu sei que você me entende! ;-)

  7. Paraty é uma delícia!

    Quando eu fui pra lá, me arrependi de não ter ficado uns dias a mais para aproveitar a cidadela. Fomos em uma grupo para mergulhar, foram 7 mergulhos, muito bons, mas… sobrou pouco tempo para curtir a cidade. Mas mesmo assim me apaixonei.

    Beijos

  8. Só de ver estas fotos já me deu um comichão… Deve ser um passeio FASCINANTE! Como você disse, tem tudo do que a gente mais gosta! =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.