198 Livros: Andorra – Azul de Prusia

198 Livros - Andorra Mais um dos 198 países sobre o qual eu não sabia praticamente nada! Meu conhecimento sobre Andorra se resumia aos anúncios de pacotes de esqui nas páginas de revistas de turismo. Encravado entre a Espanha e a França, o território de Andorra é pequenino, com menos de 500 km², então é natural que a gente saiba pouco sobre o país, né? Encontrar um livro de lá não foi tarefa das mais fáceis. Até descobri vários nomes de autores promissores, mas daí a conseguir versões traduzidas do catalão disponíveis comercialmente já era outra história. A sorte foi que a Carla Portilho já tinha pesquisado sobre a literatura andorrana e se interessado pelo livro Azul de Prusia, de Albert Villaró, que ela comprou rapidinho em espanhol na AbeBooks. O site reúne livreiros do mundo todo e nesse caso a maioria estava localizada na Espanha, então o frete não era muito barato. Todas as opções que encontrei eram meio caras e eu acabei não comprando, mas contei com a gentileza da Carla, que me emprestou o exemplar dela. Azul de Prusia - Albert Villaró

Azul de Prusia é um típico romance policial. Tudo começa quando o cadáver de uma mulher é encontrado dentro de um caminhão que cruza a fronteira saindo de Andorra. Ninguém sabe quem ela é e muito menos quem a matou. O policial Andreu Boix fica encarregado do caso, mesmo contra sua vontade. (Será que é essa a receita do sucesso ? Maria Kallio, a protagonista do livro finlandês também não queria se envolver com o crime que teve que desvendar.) Andreu não consegue se afastar da depressão que  se instalara desde a morte da esposa em um acidente de carro, mas a investigação o obriga a sair da letargia em que se encontra. Ao longo do livro, acompanhamos não só o progresso da investigação, mas também do estado emocional de Andreu. Uma boa combinação entre romance e suspense!

Assim como no livro da Finlândia, o enredo policial serve de pano de fundo para nos apresentar o país. Andreu nos mostra um lugar tranquilo e seguro. De acordo com ele, as fronteiras são eficientes, fazendo com a criminalidade por lá seja baixa e de caráter doméstico. Ao mesmo tempo,  o país parece frágil, talvez por estar cercado por dois gigantes europeus. A economia forte é um dos trunfos de Andorra, hoje bastante dependente do turismo. Para termos uma idéia, esse país pequenininho recebe mais turistas do que o Brasil! São cerca de 8 milhões de visitantes por ano para uma população de menos de 80 mil habitantes. E parece que há mais carros do que pessoas no país!

Não sei se essa era a intenção do autor, mas acho que ele conseguiu sintetizar bem muitas características de Andorra, além de ter me deixado com vontade de conhecer o país. E isso em meio a uma história interessante e envolvente, daquelas que a gente lê sem vê o tempo passar. É uma pena que não seja tão fácil encontrar o livro e que ele não esteja disponível em português, porque tenho certeza de que muita gente iria gostar.

Azul de Prusia foi publicado originalmente em catalão pela Editora Columna Edicions, em 2006, e em espanhol em 2009, pela Editora Espasa Calpe. A tradução é de Olga García Arrabal.

Mais alguns autores andorranos:

  • Albert Salvadó
  • Antoni Morell i Mora
  • Josep Enric Dallerès
  • Joan Peruga

Saiba mais sobre o Projeto 198 Livros.

12 Comments

  1. Carla Portilho

    Parece ser uma tendência dos romances policiais contemporâneos usar o enredo policial como um pano de fundo para tratar de outros assuntos que talvez não fossem abordados de maneira tão atraente em outros tipos de texto. Já estou vendo que alguns desses romances vão virar material de trabalho pra mim…

    • Lucimara Busch

      Carla, você acertou quando ao Kindle. Estou gostando muito! Ainda não comprei nenhum livro, mas já coloquei os que vocês me mandaram. O Garganta Vermelha também já transferi pra lá. O bom é que ele é levinho, e não cansa os olhos. :)

    • Carla, eu gosto disso, até porque nunca fui tão fã de romances policiais. Sempre achei todos muito parecidos. rsrs Mas esses últimos livros estão me fazendo rever alguns conceitos. Acho que vai ser um material de trabalho delicioso. :-)

      • Carla Portilho

        Na verdade, os romances policiais tradicionais seguem uma fórmula que deixa todos meio parecidos mesmo, com raras exceções! E o charme / atrativo do romance policial contemporâneo para mim (meu objeto de pesquisa!) é justamente subverter essa fórmula!

  2. Lucimara Busch

    Que legal Camila! Esse também vou ler graças a gentileza da Carla Portilho! Valeu Carla! :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.