Colonia del Sacramento, a Sempre Bela

Colonia del SacramentoAo retornar a um lugar que nos marcou, a expectativa é inevitável. Será que conseguiremos nos emocionar novamente? Paisagens já conhecidas conseguirão fazer nossos olhos brilharem? A vontade de rever o que nos encantou convive com o medo da decepção, de que experiências ruins substituam as belas memórias que guardamos. Nós havíamos gostado tanto de Colonia del Sacramento na primeira vez em que estivemos lá que seria meio difícil ter uma segunda impressão diferente, mas é claro que muita coisa mudou delá para cá. Mais de 5 anos se passaram. Viajamos muito desde então. Vimos muitos lugares bonitos, mudamos de cidade, nos casamos. Enfim, já não éramos os mesmos. E Colonia? Será que ela ainda seria a mesma?

A primeira foto abaixo, à esquerda, foi tirada em março de 2007. A da direita na nossa última viagem, em setembro de 2012. Elas ficaram bem parecidas, mas há algumas diferenças. A primeira coisa que se nota é que no verão as árvores estavam bem mais verdes e floridas, enquanto no final do inverno os galhos ainda estavam secos. Mas a maior alteração não é culpa das estações: Colonia foi descoberta! Havia muito mais turistas nessa última viagem. Tirar uma foto da Calle de los Suspiros sem ninguém por perto já não é uma tarefa fácil!

Calle de los Suspiros em 2007Calle de los Suspiros em 2012

Sim, Colonia foi tomada pelos turistas e no inverno a natureza não é tão generosa, mas as queixas param por aqui. A cidade continua encantadora e parece ter parado no tempo, não só nos últimos anos, mas nos últimos séculos. Foi uma delícia percorrer novamente as vielas com calçamento de pedra e reconhecer alguns lugares pelos quais passamos, como museus que visitamos e a igreja que nos protegeu de uma chuva forte há alguns anos.

Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento

Basílica del Santísimo SacramentoColonia del Sacramento

Museo Portugués

O Uruguai cresceu e se modernizou e os carros antigos já não são tão comuns nas estradas, mas ainda podem ser vistos pelas ruas de Colonia. Um pouco mais velhos e judiados, é verdade, já que o tempo é inexorável, mas ainda charmosos.

Carro-jardineiroCarros antigos em Colonia

O farol construído ao lado das ruínas do Convento de San Francisco continua sendo um dos pontos mais fotogênicos da cidade. Atire a primeira pedra quem consegue sair de lá com poucas fotos!

Farol e ruínas do Convento de San Francisco Farol e ruínas do Convento de San Francisco

Ruínas do Convento de San Francisco

Faróis de Colonia

Farol de Colonia

O mesmo pode ser dito do Portón de Campo, a antiga entrada do bairro histórico, ao lado do qual ainda restam alguns pedaços da antiga muralha que circundava a cidade, erguida pelos portugueses, os fundadores da cidade, no século XVIII. Dessa vez tivemos que esperar um tempão para conseguir tirar algumas fotos sem ninguém por perto, afinal, não éramos os únicos interessados no principal símbolo da cidade.

Portón de CampoPortón de Campo

Portón de Campo

Muralha de Colonia

Outro lugar emblemático é o Muelle Viejo, o antigo cais que hoje abriga embarcações bem modernas. Algumas estão disponíveis para passeio, mas à noite descobrimos que muitas pessoas dormem nesses barcos ancorados. Uma forma original de passar a noite em Colonia.

Cais de ColoniaCais de Colonia

Rio da Prata

O passeio às margens do Rio da Prata dessa vez não foi tão agradável, pois ventava muito, mas continua sendo interessante, principalmente à noite, quando é possível avistar as luzes de Buenos Aires do outro lado das águas.

Rio da Prata

Rio da Prata

Mas não é preciso enumerar as atrações de Colonia. Na verdade não há nenhum lugar imperdível. A graça está no conjunto. Mapas são totalmente dispensáveis. O centro histórico é pequeno e é possível percorrê-lo por inteiro em poucas horas, mas isso não significa que você deva fazê-l0.

Plaza Mayor

Colonia del SacramentoColonia del Sacramento

Ruínas da Casa del Gobernador

Colonia del SacramentoColonia del Sacramento

O ideal é não ter pressa. Colonia não é uma cidade para ser apreciada correndo. Na verdade, ela merece muito mais que um bate e volta. O bom é se perder por suas ruelas, ver e rever suas lindas casinhas e curtir tudo com preguiça, como esses ilustres moradores que encontramos por lá. :-)

Cachorro preguiçoso em ColoniaCachorro preguiçoso em Colonia

Gatinhos folgados

E, bom, eu exagerei lá no inicinho do post. Com um pouquinho de paciência, ainda é possível ter a Calle de los Suspiros só para você! :-)

Calle de los Suspiros

Para saber como foi nossa primeira viagem a Colonia del Sacramento, clique aqui e aqui.

14 Comments

  1. Adorei ver essas fotos de Colonia e lembrar do dia tão bom que tive por lá.
    Vc sabe que foi uma das responsáveis por ter ido. Ta, foi um bate-volta de Buenos Aires, mas valeu tanto.
    Bjo

  2. Legal a comparação entre as fotos de 2007 e 2012. E daqui a pouco vai ter uma floresta de carros antigos por lá ;)

  3. Ei Camila,

    Conheci Colonia em Nov/2009 num bate-volta de Buenos Aires e adorei. Achei a cidade super charmosa. Não cansei de fotografar as casinhas e as luminárias. :)
    Belo relato e belas fotos! Parabéns!

    Beijos,
    Lillian.

    • Lillian, você, que gosta de fotografar, deve ter ficado bem contente em Colonia. Ela é mesmo muito charmosa. Bem no estilo da “nossa” Tiradentes. ;-)

      Beijos!

  4. Hummm…fiquei com vontade de conhecer.
    Abraço
    Jodrian

  5. Boia Paulista

    Oi, Camila. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Feliz Ano Novo!

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

    • Obrigada, Nati! Que delícia encerrar o ano aparecendo na viajosfera! :-)

      Feliz Ano Novo pra você também! (Eu não sabia que você estaria trabalhando nas férias… rsrs)

      Beijos!

  6. Nossa que lindas fotos!!!! Adorei Camila!!! beijao

  7. Guta | Blog Vambora!

    Não consegui conhecer Colonia na minha viagem p/ o Uruguai! Depois desse post já tenho um bom motivo para voltar para lá! :-)
    Camila aproveito aqui para desejar para vc e toda família um feliz Natal e um ótimo 2013, com muita saude, felicidade e viagens!
    bjus!

    • Obrigada, Guta! Um feliz Natal para você também e um lindo ano novo! Espero que em 2013 a gente consiga se encontrar! Até agora não acredito que não te vi no seminário!

      Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.