As Portas e Janelas de Cienfuegos

Cienfuegos nem estava no nosso roteiro original. A princípio passaríamos 4 noites em Havana e 3 em Trinidad, mas a verdade é que em Havana não encontramos o que procurávamos em Cuba. Trinidad, ao contrário, foi paixão à primeira vista. E os trinitários nos falaram tão bem de Cienfuegos que decidimos diminuir nossa estadia em Havana no final da viagem e passar um noite por lá. Foi uma decisão super acertada! Adivinha qual foi nossa segunda cidade preferida em Cuba?

Cienfuegos

Eu tenho muito mais a falar de Cienfuegos, a cidade tem lugares lindos, mas hoje não quero mostrar os pontos turísticos. Quer dizer, claro que são turísticos, o centro histórico de Cienfuegos é Patrimônio Mundial da Unesco, mas é que não foram os palácios neoclássicos de inspiração francesa que me encantaram.

Portas e Janelas de Cienfuegos

Portas e Janelas de Cienfuegos

Assim como Trinidad, Cienfuegos me conquistou pelos detalhes. Me apaixonei pelas janelas de Trinidad para logo depois cair de amores pelas portas e janelas de Cienfuegos! Foi a arquitetura das casas comuns, aquelas onde as pessoas vivem, que me encantou!

Cienfuegos

Eu já comentei aqui algumas vezes que não tenho nenhum senso de direção, andava pelas ruas perfeitamente alinhadas de Cienfuegos completamente perdida. Para voltar à casa onde estávamos hospedados bastava seguir a numeração das ruas paralelas, então estava tranquilo.

Cienfuegos

O problema era que eu queria fotografar quase todas as casas no caminho! Tenho culpa se eram todas lindas? Mas às vezes o Eduardo me avisava que certa casa eu já tinha fotografado… Pra vocês verem, sou capaz de me apaixonar repetidas vezes pela mesma construção!

Cienfuegos

São dezenas de quarteirões com casas no mesmo estilo, datadas dos séculos XIX e XX. Nem todas estão no mesmo estado de conservação. Enquanto umas estão com a manutenção em dia, pelo menos externamente, outras aparentam estar caindo aos pedaços. Não gostaria que nenhuma se perdesse por falta de cuidados, mas confesso que um toque de decadência me encanta. Se todas as casas estivessem perfeitamente restauradas, Cienfuegos não teria tanto charme.

CienfuegosCienfuegos

CienfuegosCienfuegos

A maioria das casas tem um único pavimento, mas algumas têm dois. Muitos claramente foram adicionados às construções posteriormente e quebram a harmonia do conjunto, mas no geral a arquitetura do enorme centro histórico é bem homogênea.

CienfuegosCienfuegos

Cienfuegos

Assim como vimos em Trinidad, as portas e janelas de Cienfuegos muitas vezes recebem grades que permitem que as casas fiquem arejadas e ao mesmo tempo seguras. E assim também é possível conversar com quem passa na calçada sem sair do conforto de seu sofá. A arquitetura tem inspiração europeia, mas foi adaptada ao clima e ao espírito caribenho.

CienfuegosCienfuegos

Voltarei a falar de lá, mostrarei os principais pontos turísticos, falarei da história da cidade, mas hoje queria apenas fazer essa breve declaração de amor às lindas portas e janelas de Cienfuegos. Valeu a pena perder uma noite em Havana para conhecê-las!

Sem contar que eu precisava de um post específico para poder publicar tantas fotos das lindas casas de Cienfuegos, né? =)

Cienfuegos

Cienfuegos

Veja todos os posts sobre Cuba no Viaggiando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.