Roteiro pelos Países Bálticos – Índice de Posts

Roteiro pelos Países BálticosDepois de todos os posts que publiquei, qualquer um já sabe que eu simplesmente adorei os Países Bálticos. Estônia, Letônia e Lituânia me impressionaram muito. Eu não imaginava encontrar cidades tão bonitas, pessoas tão gentis e tanta história. Eles são uma ótima opção para quem quer fugir dos roteiros tradicionais na Europa e também para quem quer incrementá-los. Mas não se surpreenda se eles acabarem sendo o ponto alto da sua viagem. E o melhor de tudo: gastando pouco e sem enfrentar filas para visitar as atrações. Um roteiro pelos Países Bálticos como o nosso pode ser feito em menos de 10 dias, mas com um pouco mais de tempo eu me aventuraria pelo interior, que ainda é desconhecido da maioria dos turistas, mas que parece guardar ótimas surpresas. Aproveitem enquanto o resto do mundo ainda não teve a mesma ideia!

Com vocês, o nosso roteiro pelos Países Bálticos: Estônia, Letônia e Lituânia.

TRANSPORTE

Transporte nos Países Bálticos

INTRODUÇÃO

Países Bálticos – Um pouco de História

HOSPEDAGEM

Hospedagem nos Países Bálticos

ESTÔNIA

O Centro Histórico de Tallinn

As Melhores Vistas de Tallinn

Parque Kadriorg

Tallinn: Uma Noite Perfeita

LETÔNIA

Vecrīga – A Cidade Antiga de Riga

Riga – Centro e Art Nouveau

Ķiploku krogs – Restaurante em Riga

Sigulda | Krimulda | Turaida

LITUÂNIA

Vilnius

Trakai

23 Comments

  1. Eduardo Farias

    Oi Camila! Tô planejando uma trip q envolverá os países Bálticos e gostaria de saber se dois dias completos pra cada capital seriam ok (já que suficientes nunca são, haha). Estarei indo em junho…

    • Camila Navarro

      Eduardo, dois dias foi mais ou menos o que fiquei em cada um mesmo. A gente não vê tudo que quer, mas tem um bom gostinho!

  2. ALBERTO PEQUENO

    OI Camila. Sempre viajo para a Europa, alugando carro nos lugares. Pretendemos pegar o carro em Riga, chegando de avião de São Petersburgo. Daí vamos para a Lituania e depois entregamos o carro em Tallinn, para pegar o barco para Helsinki. Sabes se é tranquilo para dirigir nestes 3 paises?

  3. Oi Camila, vi você comentando que foi em Setembro… como estava o tempo?? Estou pensando em ir em Agosto, levando meus pais, para fugir do frio. O que me diz??
    Não sei bem por onde começar… depois vou ler mais detalhes do seu blog para me inspirar. Nós já fomos a São Petesburgo e Moscow, mas meu pai quer voltar – então estou pensando em incluir esses países para variar um pouco.

    • Camila Navarro

      O tempo estava na medida para mim, um friozinho leve. Em agosto com certeza estará mais quente. Acho uma época ótima para visitar a região. Mas o tempo anda sendo uma loteria no mundo todo, né? Não deixe de conferir a temperatura e a previsão nas vésperas da sua viagem.

  4. Estou planejando uma viagem pela escandinávia e rússia em 2018 e fiquei interessado em incluir os países bálticos (capitais). Dois dias por capital está de bom tamanho?

  5. Olá Camila!
    Estou adorando suas dicas.
    Em que época do ano vc fez sua viagem?
    Estou planejando ir em setembro. Não quero ir na época de inverno e descartei ir no verão europeu pelos valores dos vôos.
    Obrigada!

  6. Fernanda murta

    Olá Camila
    Vc pode me dizer se o dólar é bem aceito em Riga?
    Grata
    Fernanda

    • Camila Navarro

      Fernanda, não sei dizer, pois não levei dólares nesse viagem, mas eu chutaria que você teria que trocar os dólares por euros.

  7. Celia Amaral

    Oi Camila, quantos dias inteiros você sugere para Talin, Riga e Vilnius?
    Obrigada, Celia

    • Camila Navarro

      Celia, acho que dois dias para cada cidade é um tempo bom para conhecê-las sem muita correria.

  8. Carlos Menezes

    Camila, por que você afirma ser importante conhecer o cirílico, mesmo sem saber russo?

    • Carlos, isso vai te ajudar a ler o nome de lugares, por exemplo, ou a identificar palavras em inglês escritas em alfabeto cirílico. Na Macedônia, que também usa o alfabeto cirílico, eu fui pegar um ônibus na rodoviária e o destino só estava escrito em cirílico. Ainda por cima ele saiu de uma plataforma diferente da indicada na passagem, então se eu não soubesse o alfabeto não saberia que aquele era o meu ônibus. Bom, esse é só um exemplo para ilustrar como conhecer o alfabeto pode te ajudar na viagem. Estou falando da Macedônia porque as lembranças estão mais frescas na memória, mas me lembro que em São Petersburgo saber o alfabeto me ajudou bastante também.

  9. Carlos Menezes

    Oi Camila! Vocês tiveram dificuldade de comunicação? As pessoas falam inglês? E na Rússia, como vocês se entenderam com o cirílico. Vou fazer o roteiro partindo de Varsóvia em dez2015.

    • Carlos, nem todos falam inglês. Nos hotéis sim, mas nas ruas nem todo mundo. Nesse sentido tivemos dificuldade, mas nada que estragasse nossa viagem. Sempre há pessoas dispostas a ajudar mesmo sem falar a mesma língua. Eu aprendi o alfabeto cirílico e recomendo a todos que vão à Rússia ( e Bulgária, Macedônia…) que aprendam também. Tenho um post falando sobre isso. Dê uma olhadinha na minha lista completa de posts sobre essa viagem que você vai ver muitas dicas sobre esse e outros assuntos: https://www.viaggiando.com.br/2012/05/europa-indice-de-posts.html

  10. thiago coelho

    Vou fazer o roteiro de Tallinn, Riga e Vilnius. Alem de Paris, Copenhagen, Helsinque, Berlim e Varsóvia (ta fora de ordem). Você diz que é barato nos balticos, mas é barato quanto? Quanto se gasta nos três paises entre refeições, lembrancinhas, ingressos e transporte( dentro das cidades, pois entre os paises já esta no planejamento).

    E claro que não posso deixar de elogiar seu blog que é muito bom.

    • Thiago, eu fiz essa viagem há quase 3 anos, então não sei dizer como estão os preços hoje. Nesse tempo muita coisa pode ter mudado. Até mesmo a moeda da Letônia mudou! Talvez você consiga ver o preço de refeições nos sites de alguns restaurantes e dos ingressos nos sites das atrações para ter uma noção.

  11. Fernanda Scafi

    Certeza que logo mais, logo menos estarei por lá, seguindo as suas dicas é claro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.