Retrospectiva 2017: Viaggiando em 7 posts

0 Flares 0 Flares ×

Retrospectiva 2017Houve um tempo em que as blogagens coletivas eram comuns no mundo dos blogs de viagem. E eram daquelas em que a gente saia convidando os amigos blogueiros para que participassem também. Hoje já quase não vejo essas iniciativas, mas ontem vi que a Claudia, do blog Aprendiz de Viajante, resgatou uma dessas brincadeiras fazendo a Retrospectiva 2017 através de 7 links.

Essa foi uma blogagem coletiva que a Claudia criou em 2011 e da qual participei na época (Blogagem Coletiva: Meus 7 Links). Foi uma delícia reler meu post tantos anos depois e lembrar alguns assuntos que eram frequentes no blog então. Quando vi o novo post no Aprendiz de Viajante, resolvi participar também, fazendo a Retrospectiva 2017 do Viaggiando através de 7 posts que rolaram aqui esse ano.

Foi um ano até bem produtivo, com mais de 40 posts publicados, e um ano muito especial porque foi quando o Viaggiando completou 10 anos. Então, nada melhor do que encerrá-lo revisitando o que escrevi ao longo de 2017.

1. O post mais bonito

Ah! Foram tantos lugares lindos que apareceram aqui esse ano, especialmente paisagens fantásticas na Armênia. Já que tenho que escolher um só, fico com O Mosteiro de Tatev e o maior teleférico do mundo, mas recomendo mesmo é que você veja todos os posts da Armênia. Aposto que você nem imaginava que houvesse tantos lugares interessantes lá!

Teleférico para o Mosteiro de Tatev

2. O post mais popular

Os posts mais populares do blog ao longo de 2017 não foram posts recentes. O primeiro lugar, por exemplo, ficou com O melhor da Savassi, um post de 2015 em que eu falo sobre o meu bairro preferido de BH. Já o post publicado em 2017 mais bem colocado foi o CRER – O Caminho Religioso da Estrada Real. De uma forma ou de outra, o troféu vai para Minas Gerais!

CRER - Caminho Religioso da Estrada Real

3. O post que gerou mais discussão/controvérsia

Controvérsias não são comuns por aqui. Mesmo quando os leitores não concordam com o que digo, os comentários costumam ser respeitosos. Acho que isso acontece porque não trago assuntos polêmicos para cá, mas também porque meu público é muito educado. Sendo assim, vou falar do post que gerou mais engajamento: Turismo de massa, sustentabilidade e escolhas. Não é o post mais popular ou o que recebeu mais comentários, mas senti que muita gente se interessou pelo tema, especialmente pelas conversas que rolaram nas redes sociais.

Relógio astronômico de Praga

4. O post que ajudou/ajuda mais gente

Eu brinco dizendo que continuo postando sobre Geórgia e Armênia por causa dos meus três leitores que têm interesse na região, mas felizmente a cada dia aparece mais gente dizendo que está planejando uma viagem para lá. O mais acessado desse tema é o post com Dicas Práticas, por motivos óbvios, mas ele foi publicado ano passado. Dentre os que publiquei em 2017, acho que o mais informativo é Trem noturno de Tbilisi a Yerevan. Ele não ajuda tanta gente em números absolutos, mas é importante para quem planeja uma viagem para o Cáucaso e quase não encontra conteúdo em português.

Trem de Tbilisi a Yerevan

5. O post cujo sucesso te surpreendeu

Eu achava que o post com 15 destinos nos arredores de BH seria o mais popular de 2017, mas ele ficou em segundo lugar. Como eu já disse, o mais popular dentre os publicados esse ano acabou sendo o CRER – O Caminho Religioso da Estrada Real. Foi realmente uma surpresa pra mim!

Congonhas, Minas Gerais

6. O post que não recebeu a atenção que deveria

Que blogueiro não gostaria de citar diversos nessa categoria? É que a gente escreve cada post com muito carinho e às vezes só recebe ecos em resposta. Um deles foi Prados, mais uma apaixonante cidade da Estrada Real mineira. Com esse post eu queria divulgar essa cidade tão linda e ainda tão desconhecida dos turistas, mas a verdade é que pouca gente se interessou. Vamos, gente, ainda há tempo!

Prados, Minas Gerais

7. O post de que você tem mais orgulho

Não tenho nem que pensar, sem dúvidas meu maior orgulho foi meu 500º post: Viaggiando – 10 Anos. Em tempos em que a notícia de dois dias atrás já é velha, comemorar 10 anos no ar é muita coisa. É uma grande alegria e um baita orgulho ter atingido essa marca!

Viaggiando - 10 Anos


Agora quero saber de você que acompanhou o Viaggiando ao longo do ano: qual foi seu post preferido? Espero sua contribuição nos comentários!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Continue Viaggiando:

4 Comments

  1. Oi Ca,

    que bom que você embarcou na brincadeira!!! Adorei saber dos seus posts e estou indo lá ler todinhos com calma… mas adorei mesmo o de Prados, porque amo muito cada cantinho dessas Minas Gerais. Ah.. e parabéns pelos 10 anos!!!

  2. Oi Camila, sempre leio seus posts e assisto seus vídeos no YouTube, embora nunca tenha comentado (livros e viagens também são minhas paixões)… Mas resolvi comentar pra vc não receber só ecos de retorno… rsrsrs
    Vc merece todo o sucesso do mundo! O conteúdo que vc produz me enriquece muito, por favor, não pare 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *